Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Joaquim Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30490
Resumo: Este artigo faz parte de uma investigação realizada no âmbito do Projecto Educação e Imaginário inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga), retoma algumas das contribuições trabalhadas em comunicações anteriores apresentadas em eventos científicos. Inscreve-se no paradigma metodológico da hermenêutica reflexiva e debruça-se sobre o tema do ritual iniciático, um tema recorrente em muitos dos contos e lendas. Retoma a perspectiva de Mircea Eliade e ilustra o tema da iniciação n’As Aventuras de Pinóquio, obra que tem sido objeto de múltiplas interpretações e, obviamente, de interpretações complementares que só enriquecem o sentido instaurador do respectivo conto. Procede ainda à hermenêutica da passagem significativa do tubarão e evidencia como neste conto o ritual iniciático se concretiza e interpela o imaginário educacional. Por último, desenvolve o significado da iniciação no quadro do imaginário educacional, caracterizando-o como renovação espiritual, como eufemização e superação da morte e como reencontro do homem consigo mesmo.
id RCAP_602aedc66f5b3da2aa272e0f08246a8c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de PinóquioInitiation and imaginary in educational adventures of PinocchioIniciaçãoImaginárioEducaçãoInitiationImaginaryEducationEste artigo faz parte de uma investigação realizada no âmbito do Projecto Educação e Imaginário inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga), retoma algumas das contribuições trabalhadas em comunicações anteriores apresentadas em eventos científicos. Inscreve-se no paradigma metodológico da hermenêutica reflexiva e debruça-se sobre o tema do ritual iniciático, um tema recorrente em muitos dos contos e lendas. Retoma a perspectiva de Mircea Eliade e ilustra o tema da iniciação n’As Aventuras de Pinóquio, obra que tem sido objeto de múltiplas interpretações e, obviamente, de interpretações complementares que só enriquecem o sentido instaurador do respectivo conto. Procede ainda à hermenêutica da passagem significativa do tubarão e evidencia como neste conto o ritual iniciático se concretiza e interpela o imaginário educacional. Por último, desenvolve o significado da iniciação no quadro do imaginário educacional, caracterizando-o como renovação espiritual, como eufemização e superação da morte e como reencontro do homem consigo mesmo.This article is part of a research carried out under the Education and Imaginary Project enrolled in the Centre for Research in Education (CIEd) from the Institute of Education at University of Minho (Braga) takes up some of the contributions worked in earlier papers presented at scientific meetings. Is based on the hermeneutic methodological paradigm. It focuses on the theme of the initial ritual, a recurrent subject in many stories and tales. The theoretical framework used from Mircea Eliade allows the comprehension of the theme of initiation in The Adventures of Pinocchio. This work has been the object of several interpretations and obviously complementary interpretations enrich the creative meaning of the referred tale. The article stresses the hermeneutics of significant transition of the shark and shows how in this tale the initial ritual is achieved and questions the educational imaginary. At last, this debate stresses the meaning of initiation in the frame of the educational imaginary, by its characterization as spiritual renovation, euphemistic interpretation and overcoming of death as well as the re-encountering of Man with himself.Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Centro de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeAraújo, Joaquim Machado de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30490por1677-6097info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:42.770003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
Initiation and imaginary in educational adventures of Pinocchio
title Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
spellingShingle Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
Araújo, Alberto Filipe
Iniciação
Imaginário
Educação
Initiation
Imaginary
Education
title_short Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
title_full Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
title_fullStr Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
title_full_unstemmed Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
title_sort Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Araújo, Joaquim Machado de
author_role author
author2 Araújo, Joaquim Machado de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Araújo, Joaquim Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação
Imaginário
Educação
Initiation
Imaginary
Education
topic Iniciação
Imaginário
Educação
Initiation
Imaginary
Education
description Este artigo faz parte de uma investigação realizada no âmbito do Projecto Educação e Imaginário inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga), retoma algumas das contribuições trabalhadas em comunicações anteriores apresentadas em eventos científicos. Inscreve-se no paradigma metodológico da hermenêutica reflexiva e debruça-se sobre o tema do ritual iniciático, um tema recorrente em muitos dos contos e lendas. Retoma a perspectiva de Mircea Eliade e ilustra o tema da iniciação n’As Aventuras de Pinóquio, obra que tem sido objeto de múltiplas interpretações e, obviamente, de interpretações complementares que só enriquecem o sentido instaurador do respectivo conto. Procede ainda à hermenêutica da passagem significativa do tubarão e evidencia como neste conto o ritual iniciático se concretiza e interpela o imaginário educacional. Por último, desenvolve o significado da iniciação no quadro do imaginário educacional, caracterizando-o como renovação espiritual, como eufemização e superação da morte e como reencontro do homem consigo mesmo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30490
url http://hdl.handle.net/1822/30490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1677-6097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Centro de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Centro de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132563383517184