Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Elisabete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9835
Resumo: A gravidade das controvérsias que afetam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões. Considerando fundamental preparar futuros professores para adotar práticas educativas mais interventivas e críticas, apresentam-se os resultados de uma investigação-ação orientada para a ação sociopolítica, realizada com um grupo de alunos de um curso de formação de professores e educadores de infância que frequentavam uma disciplina de Ambiente. Este estudo pretendeu: a) envolver os futuros professores em iniciativas de ativismo sobre problemáticas ambientais por eles identificadas; b) capacitar os futuros professores com as competências profissionais necessárias à estimulação de iniciativas deste tipo nas suas aulas; e c) avaliar o impacte deste processo nas conceções dos participantes sobre as potencialidades e dificuldades deste tipo de iniciativa. A abordagem mista realizada envolveu questionários e análise de conteúdo dos trabalhos produzidos pelos alunos. A iniciativa potenciou um contexto favorável a uma ação informada e negociada dos futuros professores, que aprenderam a agir perante problemas sociais, e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas e de conhecimento didático.
id RCAP_602f3670806d41ed27c8a1e0ae1fba4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientaisAtivismoDiscussãoProblemas ambientaisFormação de professoresCidadaniaActivismDiscussionEnvironmental issuesTeacher trainingCitizenshipActivismeDiscussionProblèmes environnementauxFormation des enseignantsCitoyennetéA gravidade das controvérsias que afetam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões. Considerando fundamental preparar futuros professores para adotar práticas educativas mais interventivas e críticas, apresentam-se os resultados de uma investigação-ação orientada para a ação sociopolítica, realizada com um grupo de alunos de um curso de formação de professores e educadores de infância que frequentavam uma disciplina de Ambiente. Este estudo pretendeu: a) envolver os futuros professores em iniciativas de ativismo sobre problemáticas ambientais por eles identificadas; b) capacitar os futuros professores com as competências profissionais necessárias à estimulação de iniciativas deste tipo nas suas aulas; e c) avaliar o impacte deste processo nas conceções dos participantes sobre as potencialidades e dificuldades deste tipo de iniciativa. A abordagem mista realizada envolveu questionários e análise de conteúdo dos trabalhos produzidos pelos alunos. A iniciativa potenciou um contexto favorável a uma ação informada e negociada dos futuros professores, que aprenderam a agir perante problemas sociais, e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas e de conhecimento didático.Abstract The gravity of the controversies that affect our society requires informed and empowered citizens to act on these issues. Considering it to be essential to prepare future teachers to adopt more interventional and critical educational practices, we present the results of a sociopolitical research-action, carried out with a group of students of a training course for teachers and early childhood educators attending a subject of Environment. This study aims: a) to promote activism initiatives on environmental issues identified by the future teachers; b) to provide future teachers with the professional skills necessary to encourage these initiatives in their classrooms; and c) to evaluate the impact of this process on the conceptions of the participants about the potential and difficulties of this type of initiative. The mixed approach undertaken involved questionnaires and content analysis of the students´ work. The initiative enhanced a favorable context for an informed and negotiated action of the future teachers, who have learned to act on these problems, and developed cognitive and learning abilities.Résumé La gravité des controverses qui touchent notre société nécessite des citoyens informés et habilités à agir sur ces questions. Considérant fondamental de préparer les futurs enseignants pour adopter des pratiques éducatives plus interventives et critiques, nous présentons les résultats d'une recherche-action orientée vers l´action sociopolitique, menée avec un groupe d´étudiants qui suivent des études pour être professeurs des écoles et qui fréquentaient les cours d´Environnement. Cette étude a prétendu: a) engager les futurs enseignants dans des actions militantes sur des problèmes environnementaux qu’ils avaient eux-mêmes identifiés; b) habiliter les futurs enseignants de compétences professionnelles nécessaires pour former des élèves en tant que citoyens actifs; et c) évaluer l'impact de ce processus sur les conceptions qu’ont les participants sur le potentiel et les difficultés de ce genre d´initiative. Les données de recherche analysées selon une approche méthodologique mixte ont été recueillies par l’application de questionnaires et l’analyse de contenu des travaux réalisés par les élèves. Il a été constaté que l'initiative a permis un contexte favorable pour une action éclairée et négociée des futurs enseignants, qui ont appris à agir face à ces problèmes sociaux, et pour le développement d´aptitudes cognitives et de savoir didactique.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLLinhares, Elisabete2019-04-09T09:58:03Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9835porLinhares, E., (2016) Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais, Da Investigação às Práticas, 7(2), 54 - 70.2182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i2.130info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:22.101574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
title Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
spellingShingle Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
Linhares, Elisabete
Ativismo
Discussão
Problemas ambientais
Formação de professores
Cidadania
Activism
Discussion
Environmental issues
Teacher training
Citizenship
Activisme
Discussion
Problèmes environnementaux
Formation des enseignants
Citoyenneté
title_short Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
title_full Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
title_fullStr Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
title_full_unstemmed Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
title_sort Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais
author Linhares, Elisabete
author_facet Linhares, Elisabete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Ativismo
Discussão
Problemas ambientais
Formação de professores
Cidadania
Activism
Discussion
Environmental issues
Teacher training
Citizenship
Activisme
Discussion
Problèmes environnementaux
Formation des enseignants
Citoyenneté
topic Ativismo
Discussão
Problemas ambientais
Formação de professores
Cidadania
Activism
Discussion
Environmental issues
Teacher training
Citizenship
Activisme
Discussion
Problèmes environnementaux
Formation des enseignants
Citoyenneté
description A gravidade das controvérsias que afetam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões. Considerando fundamental preparar futuros professores para adotar práticas educativas mais interventivas e críticas, apresentam-se os resultados de uma investigação-ação orientada para a ação sociopolítica, realizada com um grupo de alunos de um curso de formação de professores e educadores de infância que frequentavam uma disciplina de Ambiente. Este estudo pretendeu: a) envolver os futuros professores em iniciativas de ativismo sobre problemáticas ambientais por eles identificadas; b) capacitar os futuros professores com as competências profissionais necessárias à estimulação de iniciativas deste tipo nas suas aulas; e c) avaliar o impacte deste processo nas conceções dos participantes sobre as potencialidades e dificuldades deste tipo de iniciativa. A abordagem mista realizada envolveu questionários e análise de conteúdo dos trabalhos produzidos pelos alunos. A iniciativa potenciou um contexto favorável a uma ação informada e negociada dos futuros professores, que aprenderam a agir perante problemas sociais, e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas e de conhecimento didático.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-04-09T09:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9835
url http://hdl.handle.net/10400.21/9835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linhares, E., (2016) Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais, Da Investigação às Práticas, 7(2), 54 - 70.
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i2.130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133447936016385