A especificidade da escrita para violino na obra de J. Brahms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Diogo Morais de Almeida Aguiar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9614
Resumo: Um conhecimento mais profundo da especificidade da escrita para violino na obra de Brahms reveste-se de particular interesse para quem deseja interpretar alguma das suas obras escritas para este instrumento ou para música de câmara. Verificando-se uma grande carência bibliográfica e de investigação sobre o tema em questão, esta monografia procura aprofundar alguns dos aspectos mais relevantes que podem levantar-se sobre a matéria. Uma maior e melhor compreensão das diversas características que conferem à escrita para violino na obra de Brahms uma grande originalidade, irá tornar a interpretação mais esclarecida, consistente e sustentada, e portanto, de melhor nível técnico e artístico. O objectivo principal deste trabalho é o de identificar essas características, de as analisar e sugerir resoluções para a melhor execução das obras de Brahms. O estudo foi desenvolvido com base numa pesquisa bibliográfica, na análise auditiva e na análise das partituras. Os resultados apontam para a necessidade de compreender melhor o tipo de articulações utilizadas por Brahms, a sonoridade requerida para as suas obras, a excentricidade da harmonia em alguns níveis, a relação pessoal de Brahms com o mais influente violinista da época, e o modo como esta relação influenciou a orginalidade da escrita para violino na obra de Brahms.
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