Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Carolina da Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33007
Resumo: O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma relação de causalidade entre os padrões de montagem e os géneros cinematográficos de comédia e ação. Ao longo dos anos, a linguagem estética e técnica do cinema não parou de se transformar, adaptando-se aos desejos e necessidades do espectador. Importa, por isso, analisar de que forma a montagem cinematográfica trabalha em função da mensagem que cada género pretende transmitir. Através da exploração de múltiplos casos de estudo, torna-se possível analisar o estado da montagem num pequeno grupo de filmes de produção norte-americana, durante a última década. Este estudo propõe-se a acrescentar novos contributos ao conhecimento já existente na área da pós-produção cinematográfica, a partir da análise da realidade atual. O estudo desta problemática fundamenta a existência de padrões diferenciados de montagem em cada género cinematográfico, confirmando que essas diferenças são determinantes na definição da sua identidade.
id RCAP_603528a2d4b8312d46e5c474be56797d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e açãoCinemaMontagemGénerosAçãoComédiaFilmesCinematografiaO presente estudo tem como objetivo estabelecer uma relação de causalidade entre os padrões de montagem e os géneros cinematográficos de comédia e ação. Ao longo dos anos, a linguagem estética e técnica do cinema não parou de se transformar, adaptando-se aos desejos e necessidades do espectador. Importa, por isso, analisar de que forma a montagem cinematográfica trabalha em função da mensagem que cada género pretende transmitir. Através da exploração de múltiplos casos de estudo, torna-se possível analisar o estado da montagem num pequeno grupo de filmes de produção norte-americana, durante a última década. Este estudo propõe-se a acrescentar novos contributos ao conhecimento já existente na área da pós-produção cinematográfica, a partir da análise da realidade atual. O estudo desta problemática fundamenta a existência de padrões diferenciados de montagem em cada género cinematográfico, confirmando que essas diferenças são determinantes na definição da sua identidade.The present study aims to establish a causal relationship between the montage patterns and the cinematographic genres of comedy and action. Over the years, the aesthetic and technical language of cinema has continued to transform, adapting to the viewer's desires and needs. Therefore, it is important to analyze how the cinematographic montage works according to the message that each genre intends to transmit. Through the exploration of multiple case studies, it becomes possible to analyze the state of editing in a small group of films produced in the United States during the last decade. This study proposes to add new contributions to the knowledge that already exists in the area of cinematographic post-production, based on the analysis of the current reality. The study of this issue underlies the existence of different patterns of editing in each cinematographic genre, confirming that these differences are decisive in the definition of its identity.2022-01-25T11:42:42Z2021-07-22T00:00:00Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33007porGama, Carolina da Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:35:22Zoai:ria.ua.pt:10773/33007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:35:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
title Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
spellingShingle Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
Gama, Carolina da Paula
Cinema
Montagem
Géneros
Ação
Comédia
Filmes
Cinematografia
title_short Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
title_full Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
title_fullStr Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
title_full_unstemmed Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
title_sort Padrões de montagem nos géneros cinematográficos de comédia e ação
author Gama, Carolina da Paula
author_facet Gama, Carolina da Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Carolina da Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Montagem
Géneros
Ação
Comédia
Filmes
Cinematografia
topic Cinema
Montagem
Géneros
Ação
Comédia
Filmes
Cinematografia
description O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma relação de causalidade entre os padrões de montagem e os géneros cinematográficos de comédia e ação. Ao longo dos anos, a linguagem estética e técnica do cinema não parou de se transformar, adaptando-se aos desejos e necessidades do espectador. Importa, por isso, analisar de que forma a montagem cinematográfica trabalha em função da mensagem que cada género pretende transmitir. Através da exploração de múltiplos casos de estudo, torna-se possível analisar o estado da montagem num pequeno grupo de filmes de produção norte-americana, durante a última década. Este estudo propõe-se a acrescentar novos contributos ao conhecimento já existente na área da pós-produção cinematográfica, a partir da análise da realidade atual. O estudo desta problemática fundamenta a existência de padrões diferenciados de montagem em cada género cinematográfico, confirmando que essas diferenças são determinantes na definição da sua identidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22T00:00:00Z
2021-07-22
2022-01-25T11:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33007
url http://hdl.handle.net/10773/33007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543799566499840