Ensinar e aprender história e geografia de Portugal. A componente local e regional do currículo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29279 |
Resumo: | O presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB com uma turma do 6.º ano. Com a questão central: “Como ensinar o Estado Novo a alunos do 2.º CEB?”, elaboraram-se os objetivos da investigação. Pretendeu-se caracterizar estratégias e recursos a utilizar, compreender a importância da componente local e regional e analisar a diversidade de opiniões e perspetivas dos alunos. No quadro de uma metodologia qualitativa, adotou-se como estratégia geral, a investigação-ação, recorrendo à entrevista semidiretiva, dirigida ao professor cooperante, e ao grupo focal, com os alunos, como técnicas de recolha de dados. Submeteram-se os dados à técnica de análise de conteúdo. Com base na análise da entrevista ao professor cooperante, elaborou-se uma planificação da unidade didática “O Estado Novo”, convocando a figura de Fernando Bissaya Barreto e a sua obra, como vertente da componente regional e local do currículo. A planificação utilizou seis tempos de 45 minutos, realizando-se um momento de avaliação diagnóstica, bem como outro de avaliação sumativa. Após a aplicação da sequência didática, realizou-se um grupo focal, em que se procurou dar conta da experiência dos alunos na sua comunidade, dos sentimentos e das suas perceções sobre a componente local e regional do currículo. Discutimos e refletimos sobre os resultados obtidos e avaliamos até que ponto a abordagem pedagógico-didática proposta contribuiu para o alcance dos objetivos estabelecidos. Compreendemos que o contacto com o património do meio local, utilizando-o como recurso didático preferencial, contribui para o envolvimento afetivo dos alunos e fomenta atitudes de respeito e preservação pela sua herança cultural. |
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