A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2563 |
Resumo: | As TIG estão a acompanhar a evolução das tecnologias em geral e a provocar profundas alterações no funcionamento da sociedade e em educação. Conscientes desta realidade, um grupo de professores de Geografia, Ciências Naturais e História implementaram, na formação de professores, um projeto que promove a interdisciplinaridade com recurso à representação geográfica através dos SIG. O projeto “A ciência no espaço e no tempo” iniciou-se em 2014 e tem vindo a ser reajustado em cada edição. Esta comunicação visa partilhar os resultados alcançadas nesta abordagem pedagógica onde a Geografia age como uma ponte de conhecimento entre a História e as Ciências Naturais. |
id |
RCAP_6046ebb3cbddb5eb46cb6e367e9edf06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2563 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinarSistemas de Informação GeográficaDidática da geografiaInterdisciplinaridadeFormação de professoresAs TIG estão a acompanhar a evolução das tecnologias em geral e a provocar profundas alterações no funcionamento da sociedade e em educação. Conscientes desta realidade, um grupo de professores de Geografia, Ciências Naturais e História implementaram, na formação de professores, um projeto que promove a interdisciplinaridade com recurso à representação geográfica através dos SIG. O projeto “A ciência no espaço e no tempo” iniciou-se em 2014 e tem vindo a ser reajustado em cada edição. Esta comunicação visa partilhar os resultados alcançadas nesta abordagem pedagógica onde a Geografia age como uma ponte de conhecimento entre a História e as Ciências Naturais.Associação de Professores de Geografia2018-02-22T15:28:43Z2017-01-01T00:00:00Z2017conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2563por978-972-99669-8-9Ribeiro, VítorMonteiro, IsildaQuinta e Costa, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:01Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar |
title |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar |
spellingShingle |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar Ribeiro, Vítor Sistemas de Informação Geográfica Didática da geografia Interdisciplinaridade Formação de professores |
title_short |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar |
title_full |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar |
title_fullStr |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar |
title_sort |
A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar |
author |
Ribeiro, Vítor |
author_facet |
Ribeiro, Vítor Monteiro, Isilda Quinta e Costa, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Isilda Quinta e Costa, Margarida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Vítor Monteiro, Isilda Quinta e Costa, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de Informação Geográfica Didática da geografia Interdisciplinaridade Formação de professores |
topic |
Sistemas de Informação Geográfica Didática da geografia Interdisciplinaridade Formação de professores |
description |
As TIG estão a acompanhar a evolução das tecnologias em geral e a provocar profundas alterações no funcionamento da sociedade e em educação. Conscientes desta realidade, um grupo de professores de Geografia, Ciências Naturais e História implementaram, na formação de professores, um projeto que promove a interdisciplinaridade com recurso à representação geográfica através dos SIG. O projeto “A ciência no espaço e no tempo” iniciou-se em 2014 e tem vindo a ser reajustado em cada edição. Esta comunicação visa partilhar os resultados alcançadas nesta abordagem pedagógica onde a Geografia age como uma ponte de conhecimento entre a História e as Ciências Naturais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-02-22T15:28:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2563 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-99669-8-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543302942031872 |