A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vítor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Isilda, Quinta e Costa, Margarida
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2563
Resumo: As TIG estão a acompanhar a evolução das tecnologias em geral e a provocar profundas alterações no funcionamento da sociedade e em educação. Conscientes desta realidade, um grupo de professores de Geografia, Ciências Naturais e História implementaram, na formação de professores, um projeto que promove a interdisciplinaridade com recurso à representação geográfica através dos SIG. O projeto “A ciência no espaço e no tempo” iniciou-se em 2014 e tem vindo a ser reajustado em cada edição. Esta comunicação visa partilhar os resultados alcançadas nesta abordagem pedagógica onde a Geografia age como uma ponte de conhecimento entre a História e as Ciências Naturais.
id RCAP_6046ebb3cbddb5eb46cb6e367e9edf06
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinarSistemas de Informação GeográficaDidática da geografiaInterdisciplinaridadeFormação de professoresAs TIG estão a acompanhar a evolução das tecnologias em geral e a provocar profundas alterações no funcionamento da sociedade e em educação. Conscientes desta realidade, um grupo de professores de Geografia, Ciências Naturais e História implementaram, na formação de professores, um projeto que promove a interdisciplinaridade com recurso à representação geográfica através dos SIG. O projeto “A ciência no espaço e no tempo” iniciou-se em 2014 e tem vindo a ser reajustado em cada edição. Esta comunicação visa partilhar os resultados alcançadas nesta abordagem pedagógica onde a Geografia age como uma ponte de conhecimento entre a História e as Ciências Naturais.Associação de Professores de Geografia2018-02-22T15:28:43Z2017-01-01T00:00:00Z2017conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2563por978-972-99669-8-9Ribeiro, VítorMonteiro, IsildaQuinta e Costa, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:01Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
title A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
spellingShingle A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
Ribeiro, Vítor
Sistemas de Informação Geográfica
Didática da geografia
Interdisciplinaridade
Formação de professores
title_short A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
title_full A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
title_fullStr A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
title_full_unstemmed A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
title_sort A Geografia enquanto ponte de conhecimento entre as Ciências Naturais e a História: contributos para uma atitude interdisciplinar
author Ribeiro, Vítor
author_facet Ribeiro, Vítor
Monteiro, Isilda
Quinta e Costa, Margarida
author_role author
author2 Monteiro, Isilda
Quinta e Costa, Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vítor
Monteiro, Isilda
Quinta e Costa, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de Informação Geográfica
Didática da geografia
Interdisciplinaridade
Formação de professores
topic Sistemas de Informação Geográfica
Didática da geografia
Interdisciplinaridade
Formação de professores
description As TIG estão a acompanhar a evolução das tecnologias em geral e a provocar profundas alterações no funcionamento da sociedade e em educação. Conscientes desta realidade, um grupo de professores de Geografia, Ciências Naturais e História implementaram, na formação de professores, um projeto que promove a interdisciplinaridade com recurso à representação geográfica através dos SIG. O projeto “A ciência no espaço e no tempo” iniciou-se em 2014 e tem vindo a ser reajustado em cada edição. Esta comunicação visa partilhar os resultados alcançadas nesta abordagem pedagógica onde a Geografia age como uma ponte de conhecimento entre a História e as Ciências Naturais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-02-22T15:28:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2563
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-99669-8-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543302942031872