O futuro da imprensa escrita e os novos média : plano de marketing para o jornal ‘O Ilhavense’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria Inês Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30019
Resumo: Na era em que mais se sente a influência da tecnologia nas relações interpessoais e em que a Internet domina as comunicações, torna-se incontornável analisar a forma como os meios de comunicação social estão a acusar essas transformações. O presente trabalho de investigação, pretende fazer uma prospeção do que será o futuro das publicações impressas em Portugal, particularmente dos jornais, procurando sobretudo a resposta à questão: vão os jornais digitais suprir por completo a necessidade de existirem jornais em papel? A partir da revisão da literatura deste tema, apresenta-se uma proposta de Plano de Marketing, para a versão digital do Jornal ‘O Ilhavense’, uma publicação local do Município de Ílhavo, com 97 anos. Em termos metodológicos, utilizaram-se os dados presentes no estado de arte sobre a situação atual da imprensa em Portugal e da sua relação com os novos média, nomeadamente com os jornais digitais. Construiu-se um Plano de Marketing e, na fase final, acrescentou-se um Plano Operacional, como forma de reação ao encerramento da empresa. Devido a restruturações na empresa durante o período de estudo, não foi possível colocar o plano em prática, mas a nova direção terá acesso ao resultado deste trabalho, podendo recorrer-se dele, no futuro, caso seja sua pretensão, assim como outra empresa detentora de um jornal local, com características semelhantes. Com este estudo foi possível perceber que ainda não é possível estabelecer uma data para o fim da imprensa, tanto em Portugal como no resto do mundo. Também foi possível concluir que as publicações impressas que não criarem uma versão digital serão as mais afetadas e as mais sujeitas a terminar. A maioria dos casos de sucesso é de publicações que tiveram a capacidade de se reinventarem e moldarem, não só a sua estrutura e os seus conteúdos, como também os seus modelos de negócio, às novas necessidades de mercado e consumo de informação.
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