A influência da época de exames na ansiedade e na qualidade do sono dos alunos da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Lúcia Lourenço Coutinho Correia Gregório Pinto, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39721
Resumo: Tese de mestrado, Psicopatologia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2019
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spelling A influência da época de exames na ansiedade e na qualidade do sono dos alunos da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de LisboaEstudantes de Medicina DentáriaDistúrbios de sonoAnsiedadeQualidade de sonoSonolência diurnaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências MédicasTese de mestrado, Psicopatologia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2019Os estudantes universitários são um grupo que sofre de particular pressão psicológica e emocional pela competição e exigência a que estão sujeitos, podendo traduzir-se em consequências nefastas da qualidade do sono. O principal objetivo desta investigação foi relacionar a ansiedade e a qualidade do sono nos alunos de Medicina Dentária, antes e depois da época de exames. A amostra foi constituída por alunos do curso de Mestrado Integrado de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, do 1º ao 5ºano, no ano letivo 2017-2018. A primeira fase de recolha decorreu antes da Época de Exames e a segunda fase depois da Época de Exames. Os alunos responderam a um questionário com dados sociodemográficos e três escalas, nomeadamente: o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI), a Escala de Sonolência Diurna de Epworth (ESE) e a Escala de Ansiedade de Beck (BAI). Obtiveram-se os seguintes resultados: Existe uma redução dos níveis de ansiedade depois da época de exames; Houve uma melhoria significativa na qualidade do sono depois da época de exames, nomeadamente ao nível das dimensões latência do sono, duração do sono, disfunção diurna e qualidade de sono total. Os valores de ansiedade são mais elevados no sexo feminino do que no masculino; A toma de café, a prática de exercício físico e o ser trabalhador estudante são variáveis que não se encontram associadas à qualidade do sono, à sonolência diurna e à ansiedade. As horas de estudo estão relacionadas com a sonolência diurna, qualidade do sono e sintomatologia ansiosa. Por outro lado, quanto mais elevados são os níveis de ansiedade, maior é a sonolência diurna, mais elevada a latência do sono e pior é a qualidade do sono. Conclui-se sobre a importância de fomentar a higiene do sono nos estudantes universitários, pretendendo que os resultados obtidos promovam estilos de vida saudáveis que valorizem o sono enquanto função fisiológica essencial à saúde e ao bem-estar.University students are a group that suffers of particular psychological and emotional pressure by the competition and exigency to which they are subject, being able to translate itself in dire consequences of the quality of the sleep. The main objective of this research was to relate anxiety and sleep quality in dental students, as a function of the time of exams. The sample consisted of students of the Integrated Master's Degree in Dental Medicine at the Faculty of Dentistry of the University of Lisbon, from the 1st to the 5th year, in the academic year 2017-2018. The first phase of collection took place before the Exam Time and the second phase after the Exam Time. The students answered a questionnaire with sociodemographic data and three scales, namely: the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI), the Epworth Daytime Sleepiness Scale (ESE) and the Beck Anxiety Scale (BAI). The following results were obtained: There is a reduction in anxiety levels after the examination period; There was a significant improvement in sleep quality after the examination period, namely in terms of the dimensions of sleep latency, sleep duration, daytime dysfunction and total sleep quality; The anxiety values are higher in the female gender than in the male gender; Coffee drinking, exercise and be a student worker are variables that have been shown not to be associated with sleep quality, daytime sleepiness, and anxiety; Theamount of study hours are related to daytime sleepiness, sleep quality and anxious symptomatology; and The higher the levels of anxiety, the higher the daytime sleepiness, the higher the sleep latency and the worse the quality of sleep are. It is concluded that it is important to promote hygiene in university students, and that the results obtained promote healthy lifestyles that value sleep as a physiological function essential to health and well-being.Afonso, Pedro, 1968-Caramês, João, 1962-Repositório da Universidade de LisboaSimões, Ana Lúcia Lourenço Coutinho Correia Gregório Pinto, 1981-2019-10-08T10:55:02Z2019-09-062019-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39721TID:202280012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:32.456395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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