Inteligência emocional e criatividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61253 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
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Inteligência emocional e criatividadeEmotional intelligence and creativityAssociaçãoCriatividadeEscala de criatividadeEscala de inteligência emocionalInteligência emocionalAssociationCreativityEmotional intelligenceScale of creativityScale of emotional intelligenceCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaO atual mercado que obriga as organizações a atuarem economia global, caracterizada pela intensa competição e pela interdependência e colaboração económica. Para sobreviver e obter vantagem competitiva, precisam de aproveitar ao máximo o potencial criativo dos seus colaboradores, uma vez que as ideias criativas podem ser usadas como suporte para a inovação, para a mudança e para a competitividade organizacional. Perceber se a Inteligência Emocional dos colaboradores é um dos elementos preditores da Criatividade, objetivo desta investigação, é importante para as organizações pois através de intervenções intencionais que a desenvolvam, poder-se-á ter impacto no potencial criativo dos colaboradores. A amostra é composta por 90 indivíduos pertencentes ao meio organizacional que reportaram a sua Inteligência Emocional e a sua Criatividade no seu trabalho, através de dois questionários. Uma vez que a escala da criatividade não se encontra adaptada à população portuguesa, analisou-se as suas propriedades psicométricas. Para verificar a existência de uma relação entre as variáveis, foram ser analisados os resultados através do Coeficiente de Correlação de Pearson, verificando-se a existência de uma correlação significativa. No sentido de aferir o sentido desta associação foi conduzida uma regressão linear simples, sendo que 13.3% da variância da Criatividade é explicável pela Inteligência Emocional.The current market that forces organizations to operate the global economy, characterized by intense competition and interdependence and economic collaboration. To survive and gain competitive advantage, they need to make the most of their employees' creative potential, since creative ideas can be used to support innovation, change, and organizational competitiveness. To understand if the Emotional Intelligence of the collaborators is one of the predictive elements of Creativity, the objective of this investigation, is important for the organizations because through intentional interventions that develop it, it can have an impact on the creative potential of the collaborators. The sample is composed by 90 individuals belonging to the organizational environment who reported their Emotional Intelligence and their Creativity in their work, through two questionnaires. Since the scale of creativity is not adapted to the Portuguese population, its psychometric properties were analyzed. To verify the existence of a relationship between the variables, the results were analyzed through Pearson's Correlation Coefficient, and a significant correlation was verified. In order to assess the meaning of this association, a simple linear regression was conducted, and 13.3% of the Creativity variance is explained by Emotional Intelligence.Veloso, AnaUniversidade do MinhoGomes, Sara Cristina Neto20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61253por202270939info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:51.705558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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