Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarante, Jean-Philippe J.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4759
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de comparar o impacto de um programa de treino com enfoque na abordagem diferencial e outro programa na Prática Variada sobre a prestação motora de praticantes de futebol. A amostra foi constituída por vinte e dois praticantes de futebol (12 ± 1.15 anos) que integraram os dois grupos experimentais: i) Aprendizagem Diferencial (AD) (n=11, 12 ± 1.26 anos) e ii) Prática Variada (PV) (n=11, 12 ± 1.10 anos). O programa de intervenção envolveu duas sessões semanais, com duração de 90 minutos cada, ao longo de 8 semanas. No início (pré) e no final (pós) do programa procedeu-se à avaliação do desempenho físico e técnica em baterias de teste específicos bem como à avaliação do desempenho em situação de jogo reduzido. Os resultados obtidos indicam uma evolução relativamente homogénea na prestação motora dos dois grupos entre o pré-teste e o pós-teste. Registou-se uma melhoria significativa em ambos os grupos nas variáveis força explosiva, agilidade, remate e receção. Curiosamente, o drible foi a única variável onde o grupo de Aprendizagem Diferencial apresentou uma evolução significativamente superior ao grupo de Prática Variada. Por sua vez, o grupo de Prática Variada apresentou uma evolução mais significativa que o grupo de Aprendizagem Diferencial no passe avaliado em situação de jogo reduzido. Pode-se assim concluir que neste estudo-caso, e em contraste com investigações prévias, não se identificou um efeito benéfico em termos de desempenho pela adoção da abordagem com enfâse no treino diferencial. Aparentemente, a implementação de abordagens que envolvem uma noção distinta de variabilidade produziu efeitos semelhantes no desempenho de jovens praticantes de futebol.
id RCAP_607eed94f3b8440d4968d5a275f32fa2
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.Treino desportivoaprendizagem diferencialPrática Variadajovens futebolistasO objetivo deste estudo foi o de comparar o impacto de um programa de treino com enfoque na abordagem diferencial e outro programa na Prática Variada sobre a prestação motora de praticantes de futebol. A amostra foi constituída por vinte e dois praticantes de futebol (12 ± 1.15 anos) que integraram os dois grupos experimentais: i) Aprendizagem Diferencial (AD) (n=11, 12 ± 1.26 anos) e ii) Prática Variada (PV) (n=11, 12 ± 1.10 anos). O programa de intervenção envolveu duas sessões semanais, com duração de 90 minutos cada, ao longo de 8 semanas. No início (pré) e no final (pós) do programa procedeu-se à avaliação do desempenho físico e técnica em baterias de teste específicos bem como à avaliação do desempenho em situação de jogo reduzido. Os resultados obtidos indicam uma evolução relativamente homogénea na prestação motora dos dois grupos entre o pré-teste e o pós-teste. Registou-se uma melhoria significativa em ambos os grupos nas variáveis força explosiva, agilidade, remate e receção. Curiosamente, o drible foi a única variável onde o grupo de Aprendizagem Diferencial apresentou uma evolução significativamente superior ao grupo de Prática Variada. Por sua vez, o grupo de Prática Variada apresentou uma evolução mais significativa que o grupo de Aprendizagem Diferencial no passe avaliado em situação de jogo reduzido. Pode-se assim concluir que neste estudo-caso, e em contraste com investigações prévias, não se identificou um efeito benéfico em termos de desempenho pela adoção da abordagem com enfâse no treino diferencial. Aparentemente, a implementação de abordagens que envolvem uma noção distinta de variabilidade produziu efeitos semelhantes no desempenho de jovens praticantes de futebol.Instituto Politécnico da Guarda2019-02-21T15:26:00Z2019-02-212018-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4759http://hdl.handle.net/10314/4759TID:202175286porAmarante, Jean-Philippe J.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:52Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:41.332143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
title Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
spellingShingle Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
Amarante, Jean-Philippe J.
Treino desportivo
aprendizagem diferencial
Prática Variada
jovens futebolistas
title_short Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
title_full Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
title_fullStr Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
title_full_unstemmed Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
title_sort Avaliação do impacto de um programa de treino diferencial vs prática variada na dimensão motora e cognitiva de jovens futebolistas.
author Amarante, Jean-Philippe J.
author_facet Amarante, Jean-Philippe J.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amarante, Jean-Philippe J.
dc.subject.por.fl_str_mv Treino desportivo
aprendizagem diferencial
Prática Variada
jovens futebolistas
topic Treino desportivo
aprendizagem diferencial
Prática Variada
jovens futebolistas
description O objetivo deste estudo foi o de comparar o impacto de um programa de treino com enfoque na abordagem diferencial e outro programa na Prática Variada sobre a prestação motora de praticantes de futebol. A amostra foi constituída por vinte e dois praticantes de futebol (12 ± 1.15 anos) que integraram os dois grupos experimentais: i) Aprendizagem Diferencial (AD) (n=11, 12 ± 1.26 anos) e ii) Prática Variada (PV) (n=11, 12 ± 1.10 anos). O programa de intervenção envolveu duas sessões semanais, com duração de 90 minutos cada, ao longo de 8 semanas. No início (pré) e no final (pós) do programa procedeu-se à avaliação do desempenho físico e técnica em baterias de teste específicos bem como à avaliação do desempenho em situação de jogo reduzido. Os resultados obtidos indicam uma evolução relativamente homogénea na prestação motora dos dois grupos entre o pré-teste e o pós-teste. Registou-se uma melhoria significativa em ambos os grupos nas variáveis força explosiva, agilidade, remate e receção. Curiosamente, o drible foi a única variável onde o grupo de Aprendizagem Diferencial apresentou uma evolução significativamente superior ao grupo de Prática Variada. Por sua vez, o grupo de Prática Variada apresentou uma evolução mais significativa que o grupo de Aprendizagem Diferencial no passe avaliado em situação de jogo reduzido. Pode-se assim concluir que neste estudo-caso, e em contraste com investigações prévias, não se identificou um efeito benéfico em termos de desempenho pela adoção da abordagem com enfâse no treino diferencial. Aparentemente, a implementação de abordagens que envolvem uma noção distinta de variabilidade produziu efeitos semelhantes no desempenho de jovens praticantes de futebol.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19T00:00:00Z
2019-02-21T15:26:00Z
2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4759
http://hdl.handle.net/10314/4759
TID:202175286
url http://hdl.handle.net/10314/4759
identifier_str_mv TID:202175286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136931887448064