Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sílvia Cristina Coelho dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14915
Resumo: A presente investigação procurou avaliar o relacionamento entre os vários agentes no processo ensino-aprendizagem (docentes de ensino regular, do ensino especial e alunos/as) e os/as alunos/as com Paralisia Cerebral, nas dimensões de conflito, proximidade e dependência. Pretendeu-se, também, avaliar o relacionamento entre os pares ao nível da aceitação e rejeição em sala de aula e recreio, e estudar as propriedades psicométricas do instrumento utilizado. Participaram 227 alunos/as do 1º ciclo do ensino básico, dos quais 13 com Paralisia Cerebral, 13 professores/as de ensino regular e 13 professores/as de educação especial. Para recolha de dados aplicou-se a escala STRS (Pianta, 1996) e uma técnica sociométrica. Os resultados sugerem que o relacionamento dos/as docentes com os/as alunos com Paralisia Cerebral se caracteriza, essencialmente, por uma relação de proximidade, surgindo diferenças significativas apenas da dimensão dependência. Na interacção entre pares, verificou-se um maior número de nomeações no nível de aceitação dos/as alunos/as com Paralisia Cerebral, nos dois contextos analisados; ABSTRACT: The present investigation intented to evaluate the relationship between the various actors in the teaching-learning process (teachers of regular education, special education teachers and students) and students with cerebral palsy, the dimensions of conflict, closeness and dependency. The intention was also to evaluate the relationship between the level of peer acceptance and rejection in the classroom and recreation, and study the psychometric properties of the instrument used. 227 students participated in the1st grade, including 13 with cerebral palsy, 13 regular education teachers and 13 special education teachers. For data collection was applied the scale STRS (Pianta, 1996) and a sociometric technique. The results suggest that the relationship of teachers with students with cerebral palsy is characterized, essentially, by a close relationship, significant differences emerged only on the size dependence. In the interaction between pairs, there was a greater number of appointments at the level of acceptance of students with cerebral palsy, analyzed in the two contexts.
id RCAP_6093c0c05628c3f855f6d0d0f50fc352
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebralInclusãoParalisia cerebralNecessidades educativas especiaisRelacionamento entre professor - alunos e entre paresSala de aulaInclusionCerebral palsySpecial educational needes relationship between teacher - students and among peersClassroomA presente investigação procurou avaliar o relacionamento entre os vários agentes no processo ensino-aprendizagem (docentes de ensino regular, do ensino especial e alunos/as) e os/as alunos/as com Paralisia Cerebral, nas dimensões de conflito, proximidade e dependência. Pretendeu-se, também, avaliar o relacionamento entre os pares ao nível da aceitação e rejeição em sala de aula e recreio, e estudar as propriedades psicométricas do instrumento utilizado. Participaram 227 alunos/as do 1º ciclo do ensino básico, dos quais 13 com Paralisia Cerebral, 13 professores/as de ensino regular e 13 professores/as de educação especial. Para recolha de dados aplicou-se a escala STRS (Pianta, 1996) e uma técnica sociométrica. Os resultados sugerem que o relacionamento dos/as docentes com os/as alunos com Paralisia Cerebral se caracteriza, essencialmente, por uma relação de proximidade, surgindo diferenças significativas apenas da dimensão dependência. Na interacção entre pares, verificou-se um maior número de nomeações no nível de aceitação dos/as alunos/as com Paralisia Cerebral, nos dois contextos analisados; ABSTRACT: The present investigation intented to evaluate the relationship between the various actors in the teaching-learning process (teachers of regular education, special education teachers and students) and students with cerebral palsy, the dimensions of conflict, closeness and dependency. The intention was also to evaluate the relationship between the level of peer acceptance and rejection in the classroom and recreation, and study the psychometric properties of the instrument used. 227 students participated in the1st grade, including 13 with cerebral palsy, 13 regular education teachers and 13 special education teachers. For data collection was applied the scale STRS (Pianta, 1996) and a sociometric technique. The results suggest that the relationship of teachers with students with cerebral palsy is characterized, essentially, by a close relationship, significant differences emerged only on the size dependence. In the interaction between pairs, there was a greater number of appointments at the level of acceptance of students with cerebral palsy, analyzed in the two contexts.Universidade de Évora2015-08-25T12:04:14Z2015-08-252012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14915http://hdl.handle.net/10174/14915porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt679Reis, Sílvia Cristina Coelho dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:10.288031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
title Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
spellingShingle Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
Reis, Sílvia Cristina Coelho dos
Inclusão
Paralisia cerebral
Necessidades educativas especiais
Relacionamento entre professor - alunos e entre pares
Sala de aula
Inclusion
Cerebral palsy
Special educational needes relationship between teacher - students and among peers
Classroom
title_short Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
title_full Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
title_sort Inclusão escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
author Reis, Sílvia Cristina Coelho dos
author_facet Reis, Sílvia Cristina Coelho dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Sílvia Cristina Coelho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Paralisia cerebral
Necessidades educativas especiais
Relacionamento entre professor - alunos e entre pares
Sala de aula
Inclusion
Cerebral palsy
Special educational needes relationship between teacher - students and among peers
Classroom
topic Inclusão
Paralisia cerebral
Necessidades educativas especiais
Relacionamento entre professor - alunos e entre pares
Sala de aula
Inclusion
Cerebral palsy
Special educational needes relationship between teacher - students and among peers
Classroom
description A presente investigação procurou avaliar o relacionamento entre os vários agentes no processo ensino-aprendizagem (docentes de ensino regular, do ensino especial e alunos/as) e os/as alunos/as com Paralisia Cerebral, nas dimensões de conflito, proximidade e dependência. Pretendeu-se, também, avaliar o relacionamento entre os pares ao nível da aceitação e rejeição em sala de aula e recreio, e estudar as propriedades psicométricas do instrumento utilizado. Participaram 227 alunos/as do 1º ciclo do ensino básico, dos quais 13 com Paralisia Cerebral, 13 professores/as de ensino regular e 13 professores/as de educação especial. Para recolha de dados aplicou-se a escala STRS (Pianta, 1996) e uma técnica sociométrica. Os resultados sugerem que o relacionamento dos/as docentes com os/as alunos com Paralisia Cerebral se caracteriza, essencialmente, por uma relação de proximidade, surgindo diferenças significativas apenas da dimensão dependência. Na interacção entre pares, verificou-se um maior número de nomeações no nível de aceitação dos/as alunos/as com Paralisia Cerebral, nos dois contextos analisados; ABSTRACT: The present investigation intented to evaluate the relationship between the various actors in the teaching-learning process (teachers of regular education, special education teachers and students) and students with cerebral palsy, the dimensions of conflict, closeness and dependency. The intention was also to evaluate the relationship between the level of peer acceptance and rejection in the classroom and recreation, and study the psychometric properties of the instrument used. 227 students participated in the1st grade, including 13 with cerebral palsy, 13 regular education teachers and 13 special education teachers. For data collection was applied the scale STRS (Pianta, 1996) and a sociometric technique. The results suggest that the relationship of teachers with students with cerebral palsy is characterized, essentially, by a close relationship, significant differences emerged only on the size dependence. In the interaction between pairs, there was a greater number of appointments at the level of acceptance of students with cerebral palsy, analyzed in the two contexts.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-08-25T12:04:14Z
2015-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14915
http://hdl.handle.net/10174/14915
url http://hdl.handle.net/10174/14915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136546423570432