Acolhimento em períodos de transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sara Isabel Fonseca Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4330
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_609658d31df34f09919174feb48337cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acolhimento em períodos de transiçãotransiçãoacolhimentoeducação pré-escolar1º Ciclotransitionreceptionpre-school education1st CycleMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, para obtenção do grau de mestre. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: a caracterização dos estágios realizados e o exercício investigativo sobre o tema “Acolhimento em períodos de transição – do pré-escolar para o 1º Ciclo”. Sabe-se que o papel do educador na creche e no Jardim de Infância (JI) e do professor no 1.º Ciclo, é fundamental no quotidiano das crianças, pois constituem uma figura de referência relevante no momento do acolhimento. Com este estudo procurou-se analisar as estratégias utilizadas por educadores e professores, assim como as vivências e sentimentos das crianças aquando desta transição. Da mesma forma, investigaram-se as perceções dos pais relativamente aos seus filhos. Esta investigação é um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, sendo o instrumento de recolha de dados utilizado, a entrevista. A amostra foi constituída por vinte participantes: educadoras, professoras, alunos do 1.º Ciclo e Encarregados de Educação. Através deste estudo, concluiu-se que as docentes valorizam o momento da transição e desenvolvem estratégias para o facilitar. Por outro lado, alguns pais mencionam não sentir esforço por parte dos contextos educativos para auxiliar neste processo e as crianças referem sentir algum receio, ansiedade e nervosismo ao saber que vão frequentar a escola.This report was carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) carried out at the Higher School of Education of Santarém, in order to obtain a master's degree. This report is divided into two parts: the characterization of what has been carried out and the investigative exercise on the theme “Welcoming in transition períods – from pre-scholl to 1st Cycle”. It is known that the role of the educator in the nursery and Kindergarten (JI) and of the teacher in the 1st Cycle, is fundamental in the daily lives of children, as they constitute a relevant reference figure at the time of reception. This study sought to analyze the strategies used by educators and teachers, as well as the experiences and feelings of children during this transition. Likewise, parents' perceptions of their children were investigated. This investigation is an exploratory and qualitative case study, and the data collection instrument used was the interview. The sample consisted of twenty participants: educators, teachers, 1st cycle students and guardians. Through this study, it was concluded that the teachers value the moment of transition and develop strategies to facilitate it. On the other hand, some parents mention that they feel no effort from the educational contexts to help in this process and the children report feeling some fear, anxiety and nervousness when knowing that they are going to attend school.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDias, Sara Isabel Fonseca Costa2023-03-05T17:10:15Z2023-02-132023-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4330TID:203239113por203239113info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:58.253655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acolhimento em períodos de transição
title Acolhimento em períodos de transição
spellingShingle Acolhimento em períodos de transição
Dias, Sara Isabel Fonseca Costa
transição
acolhimento
educação pré-escolar
1º Ciclo
transition
reception
pre-school education
1st Cycle
title_short Acolhimento em períodos de transição
title_full Acolhimento em períodos de transição
title_fullStr Acolhimento em períodos de transição
title_full_unstemmed Acolhimento em períodos de transição
title_sort Acolhimento em períodos de transição
author Dias, Sara Isabel Fonseca Costa
author_facet Dias, Sara Isabel Fonseca Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sara Isabel Fonseca Costa
dc.subject.por.fl_str_mv transição
acolhimento
educação pré-escolar
1º Ciclo
transition
reception
pre-school education
1st Cycle
topic transição
acolhimento
educação pré-escolar
1º Ciclo
transition
reception
pre-school education
1st Cycle
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-05T17:10:15Z
2023-02-13
2023-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4330
TID:203239113
url http://hdl.handle.net/10400.15/4330
identifier_str_mv TID:203239113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203239113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048753340416