Os padrões de lealdade dos membros das tribos de consumo de bens mobile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Eduardo Manuel Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7823
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Os padrões de lealdade dos membros das tribos de consumo de bens mobileTribos de consumoLealdadeSmartphonesMobileConsumer tribesLoyaltyMestrado em MarketingA lealdade dos consumidores à marca reveste-se de extrema importância para a vida das empresas na atualidade, traduzindo-se habitualmente em menores custos e maiores lucros no longo prazo. Esta é, no entanto, cada vez mais difícil de se conseguir devido à natureza altamente competitiva dos mercados. É, por isso, imperativo que as empresas tracem estratégias que busquem a satisfação das necessidades dos consumidores tornando-os, em última instância, mais leais às suas marcas. Por outro lado, a realidade recente mostra que existem cada vez mais consumidores com gostos comuns que se agrupam em torno de uma dada marca, muitos deles por intermédio da internet. São as denominadas "tribos pós-modernas". O conceito de "tribo pós-moderna" tem sido associado à lealdade dos consumidores, devido ao apego emocional que existe entre os membros tribais em relação a uma determinada marca específica. Este estudo procura apurar em que medida esta associação é válida no mercado de bens mobile (smartphones). Contando com a colaboração de 448 indivíduos que participaram num inquérito online, que permitiu o estudo das várias dimensões que constituem a lealdade dos consumidores, bem como dos seus antecedentes e consequências, foi efetuada uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Os resultados mostram que os consumidores que pertencem a tribos de consumo são mais leais à marca do que os consumidores que não pertencem a tribos de consumo. Também se conclui que os seus níveis de lealdade atitudinal e lealdade comportamental são superiores e que, em geral, as consequências da lealdade são mais notórias entre eles.Consumers' brand loyalty is extremely important for the life of companies nowadays, usually translating into lower costs and higher profit in the long run. However, brand loyalty is increasingly more difficult to achieve as markets are highly competitive. Companies should therefore develop strategies intended to meet consumers' needs, making them ultimately more loyal to their brands. In turn, recent facts show that there is an increasing number of consumers with common tastes that gather around a given brand, many via the internet. These are the so-called "post-modern tribes". The "post-modern tribe" concept has been associated with consumer loyalty due to the emotional link between tribe members regarding a specific brand. This study aims to assess the extent to which this association is valid in the mobile goods market (specifically, smartphones). Counting on the collaboration of 448 individuals who replied to an online survey' enabling the study of the various dimensions of consumer loyalty, as well as of its antecedents and consequences' a quantitative analysis was made based on the data collected. The results show that consumers belonging to consumer tribes are more loyal to the brand than those who do not belong to consumer tribes. It was also concluded that their levels of attitudinal and behavioural loyalty are higher and that loyalty consequences are generally more evident among them.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaSerra, Eduardo Manuel Lopes2015-01-22T14:09:25Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7823porSerra, Eduardo Manuel Lopes (2014). "Os padrões de lealdade dos membros das tribos de consumo de bens mobile". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:55.803999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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