Atendimento e tempo de espera no banco de urgência da pediatria no H.P.U. Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i3.29122 |
Resumo: | A gestão de atendimento e de filas de espera nos serviços públicos de saúde é muito complexa pelo facto ser serviços sociais mais solicitados pela população. As filas de espera têm uma influência negativa na perceção dos pacientes sobre a qualidade de atendimento e do serviço prestado, também podem ser causa de agravamento das doenças e de falecimento. O objetivo geral deste estudo exploratório é de melhorar a qualidade de atendimento nos sistemas de serviços públicos, reduzindo o tempo de espera nas filas no banco de urgência da pediatria do hospital provincial do Uíge. O objetivo específico é de determinar as variáveis de decisões como tempos médios de espera e do serviço, número médio de pessoas que aguardam nas filas para serem atendidas, nos sistemas de saúde de banco de urgência da pediatria do hospital provincial do Uíge em Angola, dando contribuição para a efetiva redução do tempo de espera nas filas. Com o modelo M/M/3 proposto e com aplicação do método quantitativo, os resultados obtidos demonstram que é possível o gestor identificar variáveis de decisões e reduzir o tempo de espera nas filas, prevenindo e minimizando os seus impactos negativos. |
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Atendimento e tempo de espera no banco de urgência da pediatria no H.P.U. AngolaAtendimento e tempo de espera no banco de urgência da pediatria no H.P.U. AngolaArtigosA gestão de atendimento e de filas de espera nos serviços públicos de saúde é muito complexa pelo facto ser serviços sociais mais solicitados pela população. As filas de espera têm uma influência negativa na perceção dos pacientes sobre a qualidade de atendimento e do serviço prestado, também podem ser causa de agravamento das doenças e de falecimento. O objetivo geral deste estudo exploratório é de melhorar a qualidade de atendimento nos sistemas de serviços públicos, reduzindo o tempo de espera nas filas no banco de urgência da pediatria do hospital provincial do Uíge. O objetivo específico é de determinar as variáveis de decisões como tempos médios de espera e do serviço, número médio de pessoas que aguardam nas filas para serem atendidas, nos sistemas de saúde de banco de urgência da pediatria do hospital provincial do Uíge em Angola, dando contribuição para a efetiva redução do tempo de espera nas filas. Com o modelo M/M/3 proposto e com aplicação do método quantitativo, os resultados obtidos demonstram que é possível o gestor identificar variáveis de decisões e reduzir o tempo de espera nas filas, prevenindo e minimizando os seus impactos negativos.The management of care and waiting queues in public health services is very complex because these are social services most requested by the population. Waiting queues have a negative influence on patients' perception of the quality of care and service provided, and can be the cause of worsening illnesses and death. The general objetive of this exploratory study is to improve the quality of care in public service systems, reducing the waiting time in queues at the pediatric emergency room of the provincial hospital in Uíge. The specific objective is to determine decision variables such as average waiting and service times, average number of people waiting in queues to be attended, in the health systems of the pediatric emergency department of the provincial hospital of Uíge in Angola, giving contribution to the effective reduction of waiting time in queues. With the proposed M/M/3 model and applying the quantitative method, the results obtained demonstrate that it is possible for the manager to identify decision variables and reduce the waiting time in queues, preventing and minimizing their negative impacts.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i3.29122por2182-9608Mavakala, Lutanadioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:28.248534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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