A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131772 |
Resumo: | A presente dissertação propõe uma aproximação analítica à obra cinematográfica de Stanley Kubrick (de Lolita a Eyes Wide Shut) a partir da teoria do Gaze, enunciada na 2ª metade do século XX como relevante para o estudo da relação sujeito/objecto e consequente identificação espectatorial nas práticas artísticas. Partindo das bases psicanalíticas desta teoria - Sigmund Freud e principalmente Jacques Lacan, sendo progressivamente acrescentados laivos das teorias de Christian Metz, Laura Mulvey ou Jean-Loup Bourget, apenas para dar alguns exemplos -, pretendeu-se a sua aplicação aos objectos fílmicos kubrickianos, recorrendo a conceitos como voyeur, poder, domínio, frustração ou apropriação. A centralidade das questões sexuais inerente a esta teoria foi também alvo de uma aproximação e análise cuidadas, especialmente no que diz respeito ao questionamento feito pelos movimentos feministas em relação às bases do Gaze e à identidade do sujeito como sendo do género masculino. Os conceitos de loucura e exclusão social foram também enfatizadas através de uma abordagem particular, principalmente por se relacionarem com as relações de poder, permitindo o recurso às teorias de Michel Foucault (“the medical Gaze”). É então proposto um olhar sobre determinado objecto artístico (que aqui se define como a obra fílmica de Kubrick) à luz da sua análise segundo a teoria do Gaze como teoria de aproximação e reflexão estético-artísticas. |
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A Teoria do Gaze em Stanley KubrickStanley KubrickGazeSigmund FreudJacques LacanPsicanáliseSexualidadeStade du MiroirObjet Petit AChristian MetzIdentificação EspectatorialSignificante FálicoDesdobramento VisualScopophiliaVoyeurismoExibicionismoLaura MulveyMale GazeLivre ArbítrioApreensão VisualAprendizagemLoucuraRelações de PoderMichel FoucaultApropriaçãoObjecto SimbólicoTeorias de GéneroFeminismoOthernessCastraçãoAnsiedadeJogo Fort-DaFrustraçãoImpotênciaPsychoanalysisSexualityMirror StageSpectatorial IdentificationPhallic SignifierVisual UnfoldnessVoyeurismExhibitionismFree WillVisual ApprehensionLearningMadnessRelationships of PowerAppropriationSymbolic ObjectGender ThoriesFeminismCastrationAnxietyFort-Da GameFrustrationImpotenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação propõe uma aproximação analítica à obra cinematográfica de Stanley Kubrick (de Lolita a Eyes Wide Shut) a partir da teoria do Gaze, enunciada na 2ª metade do século XX como relevante para o estudo da relação sujeito/objecto e consequente identificação espectatorial nas práticas artísticas. Partindo das bases psicanalíticas desta teoria - Sigmund Freud e principalmente Jacques Lacan, sendo progressivamente acrescentados laivos das teorias de Christian Metz, Laura Mulvey ou Jean-Loup Bourget, apenas para dar alguns exemplos -, pretendeu-se a sua aplicação aos objectos fílmicos kubrickianos, recorrendo a conceitos como voyeur, poder, domínio, frustração ou apropriação. A centralidade das questões sexuais inerente a esta teoria foi também alvo de uma aproximação e análise cuidadas, especialmente no que diz respeito ao questionamento feito pelos movimentos feministas em relação às bases do Gaze e à identidade do sujeito como sendo do género masculino. Os conceitos de loucura e exclusão social foram também enfatizadas através de uma abordagem particular, principalmente por se relacionarem com as relações de poder, permitindo o recurso às teorias de Michel Foucault (“the medical Gaze”). É então proposto um olhar sobre determinado objecto artístico (que aqui se define como a obra fílmica de Kubrick) à luz da sua análise segundo a teoria do Gaze como teoria de aproximação e reflexão estético-artísticas.The following dissertation seeks an analytic approach to Stanley Kubrick’s film work (from Lolita to Eyes Wide Shut) through the theory of the Gaze, which was presented during the second half of the XXth century as relevant when it comes to study the relationship between subject/object and the consequent spectactorial identification in Art practice. Beginning with the psychoanalytic basis provided by Sigmund Freud and especially Jacques Lacan (and progressively entering the theories of Christian Metz, Laura Mulvey or Jean-Loup Bourget, only to mention a few examples), the main purpose is to apply the theory to Kubrick’s filmic objects using concepts such as voyeur, power, domination, frustration or appropriation. The emphasis given to sexuality issues is inherent to the mentioned theory and appears also as one of the main focuses of the present analysis, especially when it comes to the questioning made by feminist movements regarding the main basis of the Gaze and the identity of the subject as being masculine. The concepts of madness and social exclusion play a great part in the present dissertation as well, mostly for their connection with the relationships of power, allowing therefore the reflexion that was provided by some of Michel Foucault’s theories (“the medical Gaze”). What is suggested here, then, is to look at an artistic object (defined here as Kubrick’s work) through an analysis based in the theory of the Gaze, being the latter an important tool to aesthetic and artistic approaches/reflexions.RUNAzevedo, Ana Ondina da Cruz Leorne Soares de2022-01-28T14:53:10Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:27Zoai:run.unl.pt:10362/131772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:15.429488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação propõe uma aproximação analítica à obra cinematográfica de Stanley Kubrick (de Lolita a Eyes Wide Shut) a partir da teoria do Gaze, enunciada na 2ª metade do século XX como relevante para o estudo da relação sujeito/objecto e consequente identificação espectatorial nas práticas artísticas. Partindo das bases psicanalíticas desta teoria - Sigmund Freud e principalmente Jacques Lacan, sendo progressivamente acrescentados laivos das teorias de Christian Metz, Laura Mulvey ou Jean-Loup Bourget, apenas para dar alguns exemplos -, pretendeu-se a sua aplicação aos objectos fílmicos kubrickianos, recorrendo a conceitos como voyeur, poder, domínio, frustração ou apropriação. A centralidade das questões sexuais inerente a esta teoria foi também alvo de uma aproximação e análise cuidadas, especialmente no que diz respeito ao questionamento feito pelos movimentos feministas em relação às bases do Gaze e à identidade do sujeito como sendo do género masculino. Os conceitos de loucura e exclusão social foram também enfatizadas através de uma abordagem particular, principalmente por se relacionarem com as relações de poder, permitindo o recurso às teorias de Michel Foucault (“the medical Gaze”). É então proposto um olhar sobre determinado objecto artístico (que aqui se define como a obra fílmica de Kubrick) à luz da sua análise segundo a teoria do Gaze como teoria de aproximação e reflexão estético-artísticas. |
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