A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Ondina da Cruz Leorne Soares de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131772
Resumo: A presente dissertação propõe uma aproximação analítica à obra cinematográfica de Stanley Kubrick (de Lolita a Eyes Wide Shut) a partir da teoria do Gaze, enunciada na 2ª metade do século XX como relevante para o estudo da relação sujeito/objecto e consequente identificação espectatorial nas práticas artísticas. Partindo das bases psicanalíticas desta teoria - Sigmund Freud e principalmente Jacques Lacan, sendo progressivamente acrescentados laivos das teorias de Christian Metz, Laura Mulvey ou Jean-Loup Bourget, apenas para dar alguns exemplos -, pretendeu-se a sua aplicação aos objectos fílmicos kubrickianos, recorrendo a conceitos como voyeur, poder, domínio, frustração ou apropriação. A centralidade das questões sexuais inerente a esta teoria foi também alvo de uma aproximação e análise cuidadas, especialmente no que diz respeito ao questionamento feito pelos movimentos feministas em relação às bases do Gaze e à identidade do sujeito como sendo do género masculino. Os conceitos de loucura e exclusão social foram também enfatizadas através de uma abordagem particular, principalmente por se relacionarem com as relações de poder, permitindo o recurso às teorias de Michel Foucault (“the medical Gaze”). É então proposto um olhar sobre determinado objecto artístico (que aqui se define como a obra fílmica de Kubrick) à luz da sua análise segundo a teoria do Gaze como teoria de aproximação e reflexão estético-artísticas.
id RCAP_60b79d12c703a564ffb0f8e701e4aba7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/131772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Teoria do Gaze em Stanley KubrickStanley KubrickGazeSigmund FreudJacques LacanPsicanáliseSexualidadeStade du MiroirObjet Petit AChristian MetzIdentificação EspectatorialSignificante FálicoDesdobramento VisualScopophiliaVoyeurismoExibicionismoLaura MulveyMale GazeLivre ArbítrioApreensão VisualAprendizagemLoucuraRelações de PoderMichel FoucaultApropriaçãoObjecto SimbólicoTeorias de GéneroFeminismoOthernessCastraçãoAnsiedadeJogo Fort-DaFrustraçãoImpotênciaPsychoanalysisSexualityMirror StageSpectatorial IdentificationPhallic SignifierVisual UnfoldnessVoyeurismExhibitionismFree WillVisual ApprehensionLearningMadnessRelationships of PowerAppropriationSymbolic ObjectGender ThoriesFeminismCastrationAnxietyFort-Da GameFrustrationImpotenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação propõe uma aproximação analítica à obra cinematográfica de Stanley Kubrick (de Lolita a Eyes Wide Shut) a partir da teoria do Gaze, enunciada na 2ª metade do século XX como relevante para o estudo da relação sujeito/objecto e consequente identificação espectatorial nas práticas artísticas. Partindo das bases psicanalíticas desta teoria - Sigmund Freud e principalmente Jacques Lacan, sendo progressivamente acrescentados laivos das teorias de Christian Metz, Laura Mulvey ou Jean-Loup Bourget, apenas para dar alguns exemplos -, pretendeu-se a sua aplicação aos objectos fílmicos kubrickianos, recorrendo a conceitos como voyeur, poder, domínio, frustração ou apropriação. A centralidade das questões sexuais inerente a esta teoria foi também alvo de uma aproximação e análise cuidadas, especialmente no que diz respeito ao questionamento feito pelos movimentos feministas em relação às bases do Gaze e à identidade do sujeito como sendo do género masculino. Os conceitos de loucura e exclusão social foram também enfatizadas através de uma abordagem particular, principalmente por se relacionarem com as relações de poder, permitindo o recurso às teorias de Michel Foucault (“the medical Gaze”). É então proposto um olhar sobre determinado objecto artístico (que aqui se define como a obra fílmica de Kubrick) à luz da sua análise segundo a teoria do Gaze como teoria de aproximação e reflexão estético-artísticas.The following dissertation seeks an analytic approach to Stanley Kubrick’s film work (from Lolita to Eyes Wide Shut) through the theory of the Gaze, which was presented during the second half of the XXth century as relevant when it comes to study the relationship between subject/object and the consequent spectactorial identification in Art practice. Beginning with the psychoanalytic basis provided by Sigmund Freud and especially Jacques Lacan (and progressively entering the theories of Christian Metz, Laura Mulvey or Jean-Loup Bourget, only to mention a few examples), the main purpose is to apply the theory to Kubrick’s filmic objects using concepts such as voyeur, power, domination, frustration or appropriation. The emphasis given to sexuality issues is inherent to the mentioned theory and appears also as one of the main focuses of the present analysis, especially when it comes to the questioning made by feminist movements regarding the main basis of the Gaze and the identity of the subject as being masculine. The concepts of madness and social exclusion play a great part in the present dissertation as well, mostly for their connection with the relationships of power, allowing therefore the reflexion that was provided by some of Michel Foucault’s theories (“the medical Gaze”). What is suggested here, then, is to look at an artistic object (defined here as Kubrick’s work) through an analysis based in the theory of the Gaze, being the latter an important tool to aesthetic and artistic approaches/reflexions.RUNAzevedo, Ana Ondina da Cruz Leorne Soares de2022-01-28T14:53:10Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:27Zoai:run.unl.pt:10362/131772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:15.429488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
title A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
spellingShingle A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
Azevedo, Ana Ondina da Cruz Leorne Soares de
Stanley Kubrick
Gaze
Sigmund Freud
Jacques Lacan
Psicanálise
Sexualidade
Stade du Miroir
Objet Petit A
Christian Metz
Identificação Espectatorial
Significante Fálico
Desdobramento Visual
Scopophilia
Voyeurismo
Exibicionismo
Laura Mulvey
Male Gaze
Livre Arbítrio
Apreensão Visual
Aprendizagem
Loucura
Relações de Poder
Michel Foucault
Apropriação
Objecto Simbólico
Teorias de Género
Feminismo
Otherness
Castração
Ansiedade
Jogo Fort-Da
Frustração
Impotência
Psychoanalysis
Sexuality
Mirror Stage
Spectatorial Identification
Phallic Signifier
Visual Unfoldness
Voyeurism
Exhibitionism
Free Will
Visual Apprehension
Learning
Madness
Relationships of Power
Appropriation
Symbolic Object
Gender Thories
Feminism
Castration
Anxiety
Fort-Da Game
Frustration
Impotence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
title_full A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
title_fullStr A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
title_full_unstemmed A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
title_sort A Teoria do Gaze em Stanley Kubrick
author Azevedo, Ana Ondina da Cruz Leorne Soares de
author_facet Azevedo, Ana Ondina da Cruz Leorne Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Ondina da Cruz Leorne Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Stanley Kubrick
Gaze
Sigmund Freud
Jacques Lacan
Psicanálise
Sexualidade
Stade du Miroir
Objet Petit A
Christian Metz
Identificação Espectatorial
Significante Fálico
Desdobramento Visual
Scopophilia
Voyeurismo
Exibicionismo
Laura Mulvey
Male Gaze
Livre Arbítrio
Apreensão Visual
Aprendizagem
Loucura
Relações de Poder
Michel Foucault
Apropriação
Objecto Simbólico
Teorias de Género
Feminismo
Otherness
Castração
Ansiedade
Jogo Fort-Da
Frustração
Impotência
Psychoanalysis
Sexuality
Mirror Stage
Spectatorial Identification
Phallic Signifier
Visual Unfoldness
Voyeurism
Exhibitionism
Free Will
Visual Apprehension
Learning
Madness
Relationships of Power
Appropriation
Symbolic Object
Gender Thories
Feminism
Castration
Anxiety
Fort-Da Game
Frustration
Impotence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Stanley Kubrick
Gaze
Sigmund Freud
Jacques Lacan
Psicanálise
Sexualidade
Stade du Miroir
Objet Petit A
Christian Metz
Identificação Espectatorial
Significante Fálico
Desdobramento Visual
Scopophilia
Voyeurismo
Exibicionismo
Laura Mulvey
Male Gaze
Livre Arbítrio
Apreensão Visual
Aprendizagem
Loucura
Relações de Poder
Michel Foucault
Apropriação
Objecto Simbólico
Teorias de Género
Feminismo
Otherness
Castração
Ansiedade
Jogo Fort-Da
Frustração
Impotência
Psychoanalysis
Sexuality
Mirror Stage
Spectatorial Identification
Phallic Signifier
Visual Unfoldness
Voyeurism
Exhibitionism
Free Will
Visual Apprehension
Learning
Madness
Relationships of Power
Appropriation
Symbolic Object
Gender Thories
Feminism
Castration
Anxiety
Fort-Da Game
Frustration
Impotence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A presente dissertação propõe uma aproximação analítica à obra cinematográfica de Stanley Kubrick (de Lolita a Eyes Wide Shut) a partir da teoria do Gaze, enunciada na 2ª metade do século XX como relevante para o estudo da relação sujeito/objecto e consequente identificação espectatorial nas práticas artísticas. Partindo das bases psicanalíticas desta teoria - Sigmund Freud e principalmente Jacques Lacan, sendo progressivamente acrescentados laivos das teorias de Christian Metz, Laura Mulvey ou Jean-Loup Bourget, apenas para dar alguns exemplos -, pretendeu-se a sua aplicação aos objectos fílmicos kubrickianos, recorrendo a conceitos como voyeur, poder, domínio, frustração ou apropriação. A centralidade das questões sexuais inerente a esta teoria foi também alvo de uma aproximação e análise cuidadas, especialmente no que diz respeito ao questionamento feito pelos movimentos feministas em relação às bases do Gaze e à identidade do sujeito como sendo do género masculino. Os conceitos de loucura e exclusão social foram também enfatizadas através de uma abordagem particular, principalmente por se relacionarem com as relações de poder, permitindo o recurso às teorias de Michel Foucault (“the medical Gaze”). É então proposto um olhar sobre determinado objecto artístico (que aqui se define como a obra fílmica de Kubrick) à luz da sua análise segundo a teoria do Gaze como teoria de aproximação e reflexão estético-artísticas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2022-01-28T14:53:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/131772
url http://hdl.handle.net/10362/131772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138075624865792