Literacia em saúde mental de pacientes com esquizofrenia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Alexandra Terleira de Sá
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3361
Resumo: A Literacia em Saúde Mental (LSM) refere-se às crenças e conhecimento sobre as perturbações mentais, bem como ao seu reconhecimento, gestão e prevenção (Jorm, 2000). Assim, assume um enfoque relevante na gestão de organizações e serviços de saúde. Sendo a esquizofrenia uma perturbação mental grave e por vezes incapacitante, muitos pacientes encontram-se vulneráveis, alvos de maior estigma e tendencialmente com menor Qualidade de Vida (QV). Neste sentido, o presente estudo tem por finalidade contribuir para melhoria das práticas assistenciais e de gestão de um serviço de psiquiatria. Para o efeito, pretende-se avaliar a LSM e suas determinantes (sociodemográficas, clínicas) e analisar a associação da LSM e a QV de pacientes portadores de esquizofrenia acompanhados num Serviço Local de Saúde Mental (SLSM) de um hospital público. Trata-se, assim, de um estudo quantitativo, analítico-correlacional. A recolha de dados assentou na aplicação de 3 instrumentos: Mental Health Literacy Scale de O’Connor & Casey (2015) validada por Neto e seus colaboradores (2021); EQ-5D-5L desenvolvida pelo EuroQol Group (1990) validada por Ferreira e sua equipa (2019); e, um questionário sociodemográfico e clínico elaborado pela investigadora. A amostra, composta por 35 homens e 20 mulheres (n= 55), apresenta uma média de idades ± desvio padrão de 48,53 ± 10,44 anos. Encontraram-se níveis positivos de LSM (125,45 ± 12,49) e superiores nas pessoas com maior escolaridade (t Student = 4,021; p = 0,001). Os resultados apontaram ainda para a necessidade de combater a exclusão social já que muitos dos participantes encontravam-se desempregados (56,3%), a auferir rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional (72,7%) ou sem qualquer rendimento (14,5%). A QV dos participantes foi de 0,86 ± 0,13 e a dimensão mais afetada foi a da Ansiedade e Depressão (72,7%). As conclusões concedem uma perspetiva relevante para a gestão em serviços de saúde já que proporcionam maior conhecimento sobre a população alvo e refletem as suas necessidades, o que pode resultar em contributos importantes para a melhoria das práticas em saúde mental.
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Para o efeito, pretende-se avaliar a LSM e suas determinantes (sociodemográficas, clínicas) e analisar a associação da LSM e a QV de pacientes portadores de esquizofrenia acompanhados num Serviço Local de Saúde Mental (SLSM) de um hospital público. Trata-se, assim, de um estudo quantitativo, analítico-correlacional. A recolha de dados assentou na aplicação de 3 instrumentos: Mental Health Literacy Scale de O’Connor & Casey (2015) validada por Neto e seus colaboradores (2021); EQ-5D-5L desenvolvida pelo EuroQol Group (1990) validada por Ferreira e sua equipa (2019); e, um questionário sociodemográfico e clínico elaborado pela investigadora. A amostra, composta por 35 homens e 20 mulheres (n= 55), apresenta uma média de idades ± desvio padrão de 48,53 ± 10,44 anos. Encontraram-se níveis positivos de LSM (125,45 ± 12,49) e superiores nas pessoas com maior escolaridade (t Student = 4,021; p = 0,001). Os resultados apontaram ainda para a necessidade de combater a exclusão social já que muitos dos participantes encontravam-se desempregados (56,3%), a auferir rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional (72,7%) ou sem qualquer rendimento (14,5%). A QV dos participantes foi de 0,86 ± 0,13 e a dimensão mais afetada foi a da Ansiedade e Depressão (72,7%). As conclusões concedem uma perspetiva relevante para a gestão em serviços de saúde já que proporcionam maior conhecimento sobre a população alvo e refletem as suas necessidades, o que pode resultar em contributos importantes para a melhoria das práticas em saúde mental.Mental Health Literacy (MHS) is the knowledge and beliefs about mental illnesses, as well as their recognition, management and prevention (Jorm, 2000). Currently takes a particular focus on the management of health organizations and services. As schizophrenia is a serious and sometimes disabling mental disorder, many patients are vulnerable, find themselves vulnerable and easy targets of greater stigma wich also leads towards a lower Quality of Life (QL). In this sense, the present study aims to contribute to the improvement of care practices and management of a psychiatric service. For this purpose, we intend to evaluate the MHL and its determinants (sociodemographic, clinical) and analyze the association of MHLS and the QL of patients with schizophrenia followed up at a Mental Health Local Service in a public hospital. It is, therefore, a quantitative, analytical-correlational study. Data collection was based on the application of 3 instruments: Mental Health Literacy Scale of O'Connor & Casey (2015) validated by Neto and his team (2021); EQ-5D-5L developed by EuroQol Group (1990) and validated by Ferreira and his coworkers (2019); and, a sociodemographic and clinical questionnaire prepared by the researcher. The sample gathered 35 men and 20 women (n= 55) with a mean age ± standard deviation of 48.53 ± 10.44 years. Positive levels of MHL were found (125.45 ± 12.49) and higher levels of education were related to higher MHL (t Student = 4.021; p = 0.001). The obtained results point to a necessity of fighting social exclusion since according to our data, many of the participants were unemployed (56.3%), earning less than the national minimum wage (72.7%) or without any income (14.5 %). The participants' QL was 0.86 ± 0.13 and the most affected dimension was Anxiety and Depression (72.7%). Our conclusions provide us a clear perspective in the management of health services as they provide greater knowledge about the target population as well as reflecting their needs. This can lead to several important contributions to the improvement of mental health practices2023-06-05T09:16:41Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3361TID:203318943porFerreira, Carla Alexandra Terleira de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T06:45:29Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:58.819207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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