Motor de eventos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11356 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais (área de especialização em Informática) |
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Motor de eventos681.3:744744:681.3Dissertação de mestrado em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais (área de especialização em Informática)“A Universidade do Minho, em particular o grupo de Gráficos, Interacção e Visão (GIV), em parceria com o Município de Ponte de Lima, desenvolveu um trabalho no âmbito do projecto ‘Ponte de Lima, Terra Rica da Humanidade’, que consistiu na modelação 3D, e apresentação sobre diversos formatos, da vila de Ponte de Lima na sua versão actual no início do século XXI, e numa possível reconstrução virtual da muralha construída no século XIV. De um ponto de vista académico e no âmbito da computação gráfica, este projecto permitiu ao grupo GIV atingir dois objectivos: a construção de um cenário virtual de grandes dimensões e um motor de renderização 3D completo e extremamente versátil.” [pl3D] A transcrição anterior refere-se ao motor gráfico de renderização 3D denominado Curitiba. Este permite visualizar modelos 3D, com capacidade para realizar múltiplos passos, possibilitando a geração de efeitos visuais complexos. Embora a demonstração do motor, no âmbito do projecto Ponte de Lima 3D, permitisse algumas animações e interactividade, estas foram de facto criadas através da alteração do próprio código, sem que houvesse na altura muito cuidado na elaboração de uma arquitectura para criar cenas dinâmicas. A interacção com alguns elementos no modelo, como por exemplo, clicando na marca que indica a subida do rio numa das grandes cheias ocorridas, provoca uma animação. Essa animação foi realizada de forma muito direccionada para o efeito desejado nesse momento, não permitindo generalizar de forma sistemática a criação de outras situações com animações diferentes, ou, mantendo animação, aplicá-la a outros modelos. Apesar de ter acoplado um motor de física e estar dotado de capacidades para facilmente ser expansível, o Curitiba permitia apenas criar um ambiente 3D estático sem interacção, a menos da movimentação da câmara no modo de primeira pessoa. Neste contexto pretende-se dotar o Curitiba da capacidade para definir e visualizar cenas dinâmicas, e com interacção, quer com o utilizador quer entre elementos da cena. É nesta perspectiva, a de acrescentar funcionalidade e interacção ao ambiente, que é proposto realizar nesta dissertação de mestrado, um estudo e implementação de uma arquitectura de software para um motor de eventos. Um motor de eventos que permita acrescentar diferentes tipos de interacção num ambiente 3D, que seja fácil de usar, genérico, e expansível, seguindo a própria filosofia do Curitiba.“Minho University, in particular the Graphics, Interaction and Vision team (GIV), in association with the council of Ponte de Lima has developed a project called ‘Ponte de Lima, a Land Rich in Humanity’, that consisted of the 3D modeling and presentation, in various formats, of the town of Ponte de Lima in its present version of the beginning of the XXIst century and in a virtual prospective reconstruction with the wall built in the XIVth century. From an academic point of view, and in the graphic computation field, this project allowed the GIV team to achieve two purposes: the construction of a large virtual scenario and a complete 3D rendering engine that is extremely versatile.” [pl3D] The previous quotation refers to a 3D rendering graphic engine called Curitiba. This allows 3D model visualization with multiple steps which make complex visual effects possible. Although the engine demonstration in the “Ponte de Lima 3D” project allowed some animation and interactivity, in fact they were achieved with the change of the engine’s own code, without taking into consideration at the time, the building of a dynamic architecture to create dynamic scenes. The interaction of some elements in the model, for instance, by clicking on a mark which represents the flooding of the river, causes an animation. That animation was achieved based on the wanted effect at the time, but it can’t be applied systematically when creating other situations with different animations or, when using that very animation on other models. Despite having engaged a physics engine and being able to be easily expandable, Curitiba, at the present moment, creates a static 3D ambience without interaction, besides the movement of the camera in first person mode. The aim of this work is to provide Curitiba with the ability to define and visualize dynamic scenes and with interaction among both the user and elements of the scene. To accomplish this goal, to add functionality and interaction to 3D environment, we propose to accomplish in this master work a software architecture study and implementation for an event engine. An event engine that permits expansion of different interaction types in 3D environment that is easy to use, generic and expandable, following the very philosophy of Curitiba.Fernandes, António RamiresUniversidade do MinhoPereira, Marta Susana Gonçalves2010-10-142010-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:06.004714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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