Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Alexandre de Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84025
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_60c4393c2ac888dd2e1f3e61303a7ea7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017Teacher Training Report developed in "Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia", next to the 7ºF class in the 2016/2017 school yearEstágio PedagógicoEducação FísicaAlunos InstitucionalizadosDisciplinaProcesso de Ensino-AprendizagemTeacher TrainingPhysical EducationInstitutionalized StudentsDisciplineTeaching-Learning ProcessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico é, sem dúvida, um ponto fulcral na formação de um professor de Educação Física, pela sua aplicação prática de conhecimentos e pela apropriação ou desenvolvimento de competências pedagógicas de intervenção e gestão. Trata-se de um período de formação, onde são desenvolvidas competências no âmbito da ética profissional, simultaneamente com a possibilidade de exercer as funções de docente. O Relatório Final de Estágio insere-se no plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O presente relatório está dividido em três grandes capítulos que englobam toda a prática realizada este ano. O primeiro, trata uma contextualização da prática desenvolvida, onde são também descritas as expectativas iniciais e as dificuldades ultrapassadas. O segundo capítulo, consiste numa análise reflexiva sobre a prática pedagógica, que aborda as Atividades de Ensino-Aprendizagem, as Atividades de Organização e Gestão Escolar, as Atividades de Projeto e Parcerias Educativas e a Atitude Ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo é o aprofundamento de um tema-problema, um estudo comparativo sobre: “A perceção sobre a disciplina e a indisciplina nos alunos institucionalizados e não institucionalizados: conceito e fatores”. Este estudo revelou que não existem grandes diferenças na perceção entre alunos institucionalizados e não institucionalizados, no que diz respeito à conceção de disciplina e aos fatores de indisciplina.The Teacher Training is undoubtedly a focal point in the formation of a Physical Education teacher, for his practical application of knowledge and for the appropriation or development of pedagogical skills of intervention and management. It is a period of training, where skills are developed in the scope of professional ethics, simultaneously with the possibility of exercising the functions of teacher. The Final Report of Teacher Training is included in the curricular plan of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This report is divided into three main chapters that cover the entire practice held this year. The first one deals with a contextualization of the developed practice, where the initial expectations and the overcome difficulties are also described. The second chapter consists of a reflexive analysis of pedagogical practice, which addresses Teaching-Learning Activities, School Organization and Management Activities, Project Activities and Educational Partnerships, and Ethical-Professional Attitude. Finally, the third chapter is the deepening of a theme-problem, a comparative study on: "Discipline and Indiscipline - Students' Perception of Conception and Factors". This study revealed that there are no big differences in the perception between institutionalized and non-institutionalized students, regarding the conception and the factors of discipline and indiscipline.2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84025http://hdl.handle.net/10316/84025TID:202145999porMonteiro, Maria Alexandre de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:46:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:41.067384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
Teacher Training Report developed in "Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia", next to the 7ºF class in the 2016/2017 school year
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
Monteiro, Maria Alexandre de Sá
Estágio Pedagógico
Educação Física
Alunos Institucionalizados
Disciplina
Processo de Ensino-Aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Institutionalized Students
Discipline
Teaching-Learning Process
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017
author Monteiro, Maria Alexandre de Sá
author_facet Monteiro, Maria Alexandre de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Maria Alexandre de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Alunos Institucionalizados
Disciplina
Processo de Ensino-Aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Institutionalized Students
Discipline
Teaching-Learning Process
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Alunos Institucionalizados
Disciplina
Processo de Ensino-Aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Institutionalized Students
Discipline
Teaching-Learning Process
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84025
http://hdl.handle.net/10316/84025
TID:202145999
url http://hdl.handle.net/10316/84025
identifier_str_mv TID:202145999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948249374720