Relação entre avaliação de desempenho 360º e características da personalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Catarina Alenquer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41601
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
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spelling Relação entre avaliação de desempenho 360º e características da personalidadeDesempenhoPersonalidadeFeedbackCompetênciasTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019O desempenho dos colaboradores é um fator relevante para qualquer organização que pretenda atingir os seus objetivos, prosperar e permanecer competitiva no mercado (Sonnentag & Frese, 2002). Assim, torna-se relevante que, quando recrutam novos colaboradores, as organizações consigam, à partida, predizer se esse colaborador conseguirá atingir o desempenho esperado. Para tal, um dos instrumentos mais utilizados em contexto de seleção são os questionários de personalidade. No entanto, a literatura divide-se entre investigadores que apoiam o papel da personalidade na predição do desempenho e investigadores que questionam a validade destes instrumentos (Tett et al., 1991). Assim, o presente estudo tem como objetivo averiguar se a personalidade (avaliada através do questionário de personalidade OPQ32r) é preditora do desempenho (avaliado através do Sistema de Feedback 360º online desenvolvido pela SHL). Para avaliar esta relação, foi utilizada uma amostra de 56 participantes, com cargos de chefia intermédia e de topo, aos quais foram aplicados ambos os instrumentos. Os resultados obtidos revelam correlações significativas entre as classificações atribuídas no questionário de personalidade OPQ32r e as classificações atribuídas pelo próprio e pelos heteroavaliadores (chefias, subordinados e colegas) no sistema de feedback 360º, indicando que, de facto, a personalidade pode ser preditora do desempenho. Adicionalmente, os resultados refletem uma tendência para os participantes manifestarem comportamentos mais orientados para a tarefa e menos orientados para as pessoas, o que poderá dever-se ao contexto organizacional onde estes participantes se inserem e/ou ao tipo de função que desempenham.Employee performance is a relevant factor for any organization that seeks to achieve its business goals and succeed in the current competitive market. Thus, when recruiting new employees, it becomes relevant for organizations to be able to predict if those employees will be able to achieve the desired level of performance. To do so, one of the most used tools in selection processes are personality questionnaires. However, the literature is divided between researchers that support the role of personality in predicting future performance levels and researchers that question the validity of these measures (Tett et al. 1991). The purpose of this study was to investigate if personality (measured by the personality test OPQ32r) can predict job performance (measured by the 360-degree feedback system developed by SHL). To do this, both the instruments were applied to a sample of 56 middle and top managers. The results show significant correlations between self-ratings in the OPQ32r and the self-ratings and the ratings given by others (managers, subordinates and peers) in the 360-degree feedback system, which indicates that, in fact, personality can predict performance. Additionally, the results reflect a tendency of the participants to exhibit more task-oriented and less people-oriented behavior, which may be justified by the organizational context where the participants operate and/or due to the kind of job they hold in the company.Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Catarina Alenquer2020-02-04T17:46:04Z20192019-06-282019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41601TID:202465926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:50.347145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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