Outras transições? Configurações e problemáticas de socialização juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Paula
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85811
Resumo: Este artigo constitui uma reflexão sobre as implicações da pluralidade de imagens asso-ciadas ao conceito de juventude, em particular quando está em causa a análise dos percursos juvenis de inserção profissional. Sem que se explicitem as várias dimensões semânticas envol-vidas naquele conceito, não será possível dar conta dos diversos processos contraditórios que se manifestam nas diferentes transições para a vida adulta. Por outro lado, ao se estabelecerem comparações internacionais, verifica-se que a pro-blemática da inserção profissional revela a história das características económicas e sociais do período em que surge (últimas duas décadas do século XX), ocupando progressivamente um campo de análise e de reflexão mais vasto e complexo. Consequentemente, importa considerar o contexto de crescente incerteza económica e a pressão nas opções nacionais em termos de políticas de educação e de emprego. À importância atribuída à estrutura económica na definição das trajectórias dos jovens, junta-se hoje o relevo das transformações nas práticas e valores familiares. nos modelos de socialização e de aprendizagem dos papéis sociais. Somente com uma abordagem que integre também os contributos das teorias de socialização, incorporando-se conceitos transversais, como o de identidade e de projectos profissionais, se poderá analisar a heterogeneidade de posições dos jovens no mercado de emprego.
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