Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cameira, André Bárbara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26355
Resumo: A primeira secção deste documento refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e do orientador cooperante Professora Lídia Valente. O relatório contém um contexto histórico da EMNSC, a descrição dos processos de ensino/aprendizagem da classe de flauta transversal, concretizados ao longo do ano letivo 2018/19, e uma reflexão final. A segunda secção aborda a problemática do estudo de escalas alternativas e consiste em averiguar em que medida estão presentes no ensino de flauta transversal da EMNSC. São abordadas as escalas pentatónicas e de tons inteiros, e propostos materiais pedagógicos, sendo os benefícios do seu estudo identificados com base na literatura atualmente disponível, num workshop experimental e em inquéritos de opinião; Report of "Prática de Ensino Supervisionada" at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo - The study of alternative scales in flute teaching. Abstract: The first section of this document refers to the report of "Prática de Ensino Supervisionada" at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), for the obtainance of the master degree in music teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Doctor Monika Streitová and the cooperative advisor Professora Lídia Valente. The report contains a historical context of the EMNSC and the description of the teaching and learning processes of the flute class, throughout the school year 2018/19. The second section aims to reflect and better understand the importance of studying alternative scales in a context of flute teaching and is a case study of the flute class at EMNSC. The goal is to understand how the study of these scales may help understanding specific repertoire and how should they be introduced. Some alternative scales and methods are proposed and the benefits of their study identified based on the literature currently available, on survey research and workshop experience.
id RCAP_61092b004acfe74a042eef543629e563
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversalEnsino de flautaProgramas de flautaEscalasMulticulturalismoMetodologia experimentalFlute teachingFlute programsScalesMulticulturalismExperimental methodologyA primeira secção deste documento refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e do orientador cooperante Professora Lídia Valente. O relatório contém um contexto histórico da EMNSC, a descrição dos processos de ensino/aprendizagem da classe de flauta transversal, concretizados ao longo do ano letivo 2018/19, e uma reflexão final. A segunda secção aborda a problemática do estudo de escalas alternativas e consiste em averiguar em que medida estão presentes no ensino de flauta transversal da EMNSC. São abordadas as escalas pentatónicas e de tons inteiros, e propostos materiais pedagógicos, sendo os benefícios do seu estudo identificados com base na literatura atualmente disponível, num workshop experimental e em inquéritos de opinião; Report of "Prática de Ensino Supervisionada" at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo - The study of alternative scales in flute teaching. Abstract: The first section of this document refers to the report of "Prática de Ensino Supervisionada" at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), for the obtainance of the master degree in music teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Doctor Monika Streitová and the cooperative advisor Professora Lídia Valente. The report contains a historical context of the EMNSC and the description of the teaching and learning processes of the flute class, throughout the school year 2018/19. The second section aims to reflect and better understand the importance of studying alternative scales in a context of flute teaching and is a case study of the flute class at EMNSC. The goal is to understand how the study of these scales may help understanding specific repertoire and how should they be introduced. Some alternative scales and methods are proposed and the benefits of their study identified based on the literature currently available, on survey research and workshop experience.Universidade de Évora2020-01-09T16:42:22Z2020-01-092019-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26355http://hdl.handle.net/10174/26355TID:202353702porDepartamento de Músicaabcameira@hotmail.com203Cameira, André Bárbarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:41.429634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
Cameira, André Bárbara
Ensino de flauta
Programas de flauta
Escalas
Multiculturalismo
Metodologia experimental
Flute teaching
Flute programs
Scales
Multiculturalism
Experimental methodology
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: o estudo de escalas alternativas no ensino da flauta transversal
author Cameira, André Bárbara
author_facet Cameira, André Bárbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cameira, André Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de flauta
Programas de flauta
Escalas
Multiculturalismo
Metodologia experimental
Flute teaching
Flute programs
Scales
Multiculturalism
Experimental methodology
topic Ensino de flauta
Programas de flauta
Escalas
Multiculturalismo
Metodologia experimental
Flute teaching
Flute programs
Scales
Multiculturalism
Experimental methodology
description A primeira secção deste documento refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e do orientador cooperante Professora Lídia Valente. O relatório contém um contexto histórico da EMNSC, a descrição dos processos de ensino/aprendizagem da classe de flauta transversal, concretizados ao longo do ano letivo 2018/19, e uma reflexão final. A segunda secção aborda a problemática do estudo de escalas alternativas e consiste em averiguar em que medida estão presentes no ensino de flauta transversal da EMNSC. São abordadas as escalas pentatónicas e de tons inteiros, e propostos materiais pedagógicos, sendo os benefícios do seu estudo identificados com base na literatura atualmente disponível, num workshop experimental e em inquéritos de opinião; Report of "Prática de Ensino Supervisionada" at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo - The study of alternative scales in flute teaching. Abstract: The first section of this document refers to the report of "Prática de Ensino Supervisionada" at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), for the obtainance of the master degree in music teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Doctor Monika Streitová and the cooperative advisor Professora Lídia Valente. The report contains a historical context of the EMNSC and the description of the teaching and learning processes of the flute class, throughout the school year 2018/19. The second section aims to reflect and better understand the importance of studying alternative scales in a context of flute teaching and is a case study of the flute class at EMNSC. The goal is to understand how the study of these scales may help understanding specific repertoire and how should they be introduced. Some alternative scales and methods are proposed and the benefits of their study identified based on the literature currently available, on survey research and workshop experience.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T00:00:00Z
2020-01-09T16:42:22Z
2020-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26355
http://hdl.handle.net/10174/26355
TID:202353702
url http://hdl.handle.net/10174/26355
identifier_str_mv TID:202353702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
abcameira@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136648872591360