Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Franco, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10374
Resumo: Resumo: Pretendeu-se compreender a forma como se estabelece a decisão de parto por cesariana tanto de forma programada como não programada e identificar causas e implicações psicológicas dessa decisão. Optou-se por uma metodologia qualitativa que permitisse uma análise aprofundada dos dados e a identificação das relações entre as variáveis. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas entre as 24 e as 72 horas pós parto, a puérperas submetidas a cesariana electiva e de urgência num hospital da região Alentejo em Portugal. Os dados foram colhidos e analisados de acordo com a grounded theory. Através de um exercício de codificação interpretativa e da criação de categorias, percebeu-se que a decisão para parto por cesariana emergiu como categoria central. A decisão médica é que tem maior impacto e o obstetra apresenta-se como agente da tomada de decisão. Compreendeu-se que as tomadas de decisão em obstetrícia são difíceis de interpretar pelas devido ao carácter clínico. Na sua maioria, as mulheres, quando das tomadas de decisão não identificam para si próprias riscos fisiológicos e psicológicos, centrando-se sobretudo nos benefícios e no bem-estar do bebé, não sendo envolvidas nas tomadas de decisão.
id RCAP_611479067f05415b2d5aa5cd827b9494
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratóriocesarianadecisãocesariana a pedidoResumo: Pretendeu-se compreender a forma como se estabelece a decisão de parto por cesariana tanto de forma programada como não programada e identificar causas e implicações psicológicas dessa decisão. Optou-se por uma metodologia qualitativa que permitisse uma análise aprofundada dos dados e a identificação das relações entre as variáveis. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas entre as 24 e as 72 horas pós parto, a puérperas submetidas a cesariana electiva e de urgência num hospital da região Alentejo em Portugal. Os dados foram colhidos e analisados de acordo com a grounded theory. Através de um exercício de codificação interpretativa e da criação de categorias, percebeu-se que a decisão para parto por cesariana emergiu como categoria central. A decisão médica é que tem maior impacto e o obstetra apresenta-se como agente da tomada de decisão. Compreendeu-se que as tomadas de decisão em obstetrícia são difíceis de interpretar pelas devido ao carácter clínico. Na sua maioria, as mulheres, quando das tomadas de decisão não identificam para si próprias riscos fisiológicos e psicológicos, centrando-se sobretudo nos benefícios e no bem-estar do bebé, não sendo envolvidas nas tomadas de decisão.INFAD2014-01-30T11:01:39Z2014-01-302013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10374http://hdl.handle.net/10174/10374porBarros, M. L. & Franco, V. (2013).Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório. INFAD, ISSN 0214- 9877.0214-9877mlb@uevora.ptvfranco@uevora.pt684Barros, MariaFranco, Vitorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:08.875873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
title Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
spellingShingle Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
Barros, Maria
cesariana
decisão
cesariana a pedido
title_short Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
title_full Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
title_fullStr Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
title_full_unstemmed Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
title_sort Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório
author Barros, Maria
author_facet Barros, Maria
Franco, Vitor
author_role author
author2 Franco, Vitor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria
Franco, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv cesariana
decisão
cesariana a pedido
topic cesariana
decisão
cesariana a pedido
description Resumo: Pretendeu-se compreender a forma como se estabelece a decisão de parto por cesariana tanto de forma programada como não programada e identificar causas e implicações psicológicas dessa decisão. Optou-se por uma metodologia qualitativa que permitisse uma análise aprofundada dos dados e a identificação das relações entre as variáveis. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas entre as 24 e as 72 horas pós parto, a puérperas submetidas a cesariana electiva e de urgência num hospital da região Alentejo em Portugal. Os dados foram colhidos e analisados de acordo com a grounded theory. Através de um exercício de codificação interpretativa e da criação de categorias, percebeu-se que a decisão para parto por cesariana emergiu como categoria central. A decisão médica é que tem maior impacto e o obstetra apresenta-se como agente da tomada de decisão. Compreendeu-se que as tomadas de decisão em obstetrícia são difíceis de interpretar pelas devido ao carácter clínico. Na sua maioria, as mulheres, quando das tomadas de decisão não identificam para si próprias riscos fisiológicos e psicológicos, centrando-se sobretudo nos benefícios e no bem-estar do bebé, não sendo envolvidas nas tomadas de decisão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01T00:00:00Z
2014-01-30T11:01:39Z
2014-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10374
http://hdl.handle.net/10174/10374
url http://hdl.handle.net/10174/10374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, M. L. & Franco, V. (2013).Decisão no parto por cesariana: Estudo Qualitativo Exploratório. INFAD, ISSN 0214- 9877.
0214-9877
mlb@uevora.pt
vfranco@uevora.pt
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INFAD
publisher.none.fl_str_mv INFAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136525625065472