Environmental performance assessment of the transport sector in the European Union
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23750 |
Resumo: | Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Environmental performance assessment of the transport sector in the European UnionComposite indicatorSustainable developmentData envelopment analysisBenefit of the doubtDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaMestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáThe transport sector plays a fundamental role in the European economy. Efficient transport services and infrastructure are fundamental for making the most of the region’s economic strengths. Unfortunately, the European Union transport sector still remains heavily dependent on oil resources and, therefore, it is responsible for a large part of the air pollution. The emissions from the sector have reduced in the last decade, but not enough to limit its impact on the environment and climate. Reducing its pressure on the environment is critical to achieve long-term sustainability. The European Union has been promoting diverse initiatives towards sustainable transport development and environment protection by setting targets for changes in the sector as the ones proposed in 2011 White Paper on transport. Under this context, this study aims at evaluating the environmental performance of the transport sector in 28 European Union countries, from 2015 to 2018, towards the policy agenda established in the strategic documents. The assessment of the transport environmental performance was made through the aggregation of seven sub-indicators into a composite indicator using a Data Envelopment Analysis approach. Two models were first used to determine the weights to aggregate the subindicators: the conventional Benefit of the Doubt model and a variant of the model, both with virtual proportional weights restrictions. The results indicate that the European Union countries have been improving their transport environmental performance in the last two years analysed, 2017 and 2018. The inefficient countries should improve the transport sustainability mainly by drastically reducing the greenhouse gas emissions from fossil fuel, increasing the share of freight transport that uses rail and inland waterways and also the share of transport energy from renewable sources.O sector dos transportes desempenha um papel fundamental na economia europeia. Serviços e infraestruturas de transporte eficientes são fundamentais para tirar o máximo proveito do potencial económico da região. Infelizmente, o setor de transportes da União Europeia ainda permanece fortemente dependente de recursos petrolíferos e, portanto, é responsável por grande parte da poluição do ar. As emissões do setor foram reduzidas na última década, mas não o suficiente para limitar seu impacto no meio ambiente e no clima. Reduzir sua pressão sobre o meio ambiente é fundamental para alcançar a sustentabilidade de longo prazo. A União Europeia tem vindo a promover diversas iniciativas para o desenvolvimento sustentável dos transportes e a proteção do ambiente, estabelecendo metas para as mudanças no setor, como as propostas no White Paper dos transportes de 2011. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental do setor dos transportes em 28 países da União Europeia, de 2015 a 2018, em relação a agenda política estabelecida nos documentos estratégicos. A avaliação do desempenho ambiental do transporte foi feita através da agregação de sete sub-indicadores em um índice compósito usando uma abordagem de Data Envelopment Analysis. Dois modelos foram usados para determinar os pesos para agregar os sub-indicadores: o modelo convencional do Benefit of the Doubt e uma variante desse modelo, ambos com restrições de pesos. Os resultados indicam que os países da União Europeia têm melhorado o seu desempenho ambiental no sector de transportes nos últimos dois anos analisados, 2017 e 2018. Os países ineficientes devem melhorar a sustentabilidade do transporte principalmente reduzindo drasticamente as emissões de gases de efeito estufa provenientes da queima combustíveis fósseis, aumentando a parcela do transporte de carga que utiliza ferrovias e hidrovias e também a parcela da energia do transporte de fontes renováveis.Ferreira, Ângela P.Vaz, Clara B.Castagna, Annemarlen GehrkeBiblioteca Digital do IPBGruetzmacher, Sarah2021-07-21T10:20:01Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23750TID:202746020enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:09Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:42.904655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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