A Arca Russa habita uma imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25770/artc.11091 |
Resumo: | Alexander Sokurov estava à frente do seu tempo, quando 15 anos antes pensou na possibilidade de fazer um filme com um único take. A era digital ainda estaria para chegar e conceder-lhe essa possibilidade. Assim, Russkij Kovcheg (A Arca Russa, 2002) é um filme de um único plano-sequência, filmado num dia (23 de Dezembro de 2001), e é também a mais longa sequência em Cinema operada em Steadicam. A ideia de filmar o Hermitage de São Petersburgo, um dos maiores e mais antigos museus do mundo, foi tecnologicamente uma revolução: o único take de 90 minutos em cinema digital, em tempo real, através das galerias do Hermitage, é uma viagem no tempo por diversos períodos da história da Rússia até ao presente. A ligação entre tempo e espaço – a dimensão cinematográfica – consagra ao filme um lugar único na história do Cinema. |
id |
RCAP_612ede61d8706c60e648a97b8e863234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11091 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Arca Russa habita uma imagemESSAYAlexander Sokurov estava à frente do seu tempo, quando 15 anos antes pensou na possibilidade de fazer um filme com um único take. A era digital ainda estaria para chegar e conceder-lhe essa possibilidade. Assim, Russkij Kovcheg (A Arca Russa, 2002) é um filme de um único plano-sequência, filmado num dia (23 de Dezembro de 2001), e é também a mais longa sequência em Cinema operada em Steadicam. A ideia de filmar o Hermitage de São Petersburgo, um dos maiores e mais antigos museus do mundo, foi tecnologicamente uma revolução: o único take de 90 minutos em cinema digital, em tempo real, através das galerias do Hermitage, é uma viagem no tempo por diversos períodos da história da Rússia até ao presente. A ligação entre tempo e espaço – a dimensão cinematográfica – consagra ao filme um lugar único na história do Cinema.2015-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25770/artc.11091por1646-3463Prior, Patrícia Rosasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T15:45:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:19.710799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Arca Russa habita uma imagem |
title |
A Arca Russa habita uma imagem |
spellingShingle |
A Arca Russa habita uma imagem Prior, Patrícia Rosas ESSAY |
title_short |
A Arca Russa habita uma imagem |
title_full |
A Arca Russa habita uma imagem |
title_fullStr |
A Arca Russa habita uma imagem |
title_full_unstemmed |
A Arca Russa habita uma imagem |
title_sort |
A Arca Russa habita uma imagem |
author |
Prior, Patrícia Rosas |
author_facet |
Prior, Patrícia Rosas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prior, Patrícia Rosas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESSAY |
topic |
ESSAY |
description |
Alexander Sokurov estava à frente do seu tempo, quando 15 anos antes pensou na possibilidade de fazer um filme com um único take. A era digital ainda estaria para chegar e conceder-lhe essa possibilidade. Assim, Russkij Kovcheg (A Arca Russa, 2002) é um filme de um único plano-sequência, filmado num dia (23 de Dezembro de 2001), e é também a mais longa sequência em Cinema operada em Steadicam. A ideia de filmar o Hermitage de São Petersburgo, um dos maiores e mais antigos museus do mundo, foi tecnologicamente uma revolução: o único take de 90 minutos em cinema digital, em tempo real, através das galerias do Hermitage, é uma viagem no tempo por diversos períodos da história da Rússia até ao presente. A ligação entre tempo e espaço – a dimensão cinematográfica – consagra ao filme um lugar único na história do Cinema. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25770/artc.11091 |
url |
https://doi.org/10.25770/artc.11091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130440981807104 |