A Arca Russa habita uma imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prior, Patrícia Rosas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25770/artc.11091
Resumo: Alexander Sokurov estava à frente do seu tempo, quando 15 anos antes pensou na possibilidade de fazer um filme com um único take. A era digital ainda estaria para chegar e conceder-lhe essa possibilidade. Assim, Russkij Kovcheg (A Arca Russa, 2002) é um filme de um único plano-sequência, filmado num dia (23 de Dezembro de 2001), e é também a mais longa sequência em Cinema operada em Steadicam. A ideia de filmar o Hermitage de São Petersburgo, um dos maiores e mais antigos museus do mundo, foi tecnologicamente uma revolução: o único take de 90 minutos em cinema digital, em tempo real, através das galerias do Hermitage, é uma viagem no tempo por diversos períodos da história da Rússia até ao presente. A ligação entre tempo e espaço – a dimensão cinematográfica – consagra ao filme um lugar único na história do Cinema.
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