As competências psicomotoras e adaptativas na qualidade de vida de crianças e jovens moçambicanos com perturbações do desenvolvimento: o contributo da intervenção psicomotora
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.20873 |
Resumo: | O paradigma atual da reabilitação assenta na prestação de apoios adequados para uma vida funcional e com qualidade. A avaliação da eficácia da reabilitação psicomotora é uma necessidade apesar de ainda escassa com crianças/jovens. Este artigo objetiva analisar os efeitos da intervenção psicomotora ao nível das competências psicomotoras e adaptativas e na qualidade de vida de crianças/jovens moçambicanas com perturbações de desenvolvimento. As versões portuguesas das Escalas de Comportamento Adaptativo e Pessoal de Resultados da Criança/Jovem e a Bateria Psicomotora foram aplicadas, em três momentos (baseline, pós-intervenção e retenção), a seis participantes, entre os seis e os 13 anos, dois do género feminino e quatro do género masculino, com perturbações de desenvolvimento e a frequentar uma instituição. O teste Wilcoxon foi aplicado na comparação ao longo do tempo. Os resultados baseline permitiram o design do programa psicomotor (quatro meses). Os resultados após a intervenção mostraram diferenças significativas em alguns domínios adaptativos, cujas evoluções se mantiveram passado um mês sem intervenção. A noção corporal e praxia global foram os domínios que se destacaram positivamente, e sem alterações na avaliação de retenção. As melhorias parecem ter tido impacto no índice global de qualidade de vida. Recomendações para a prática e investigação são apresentadas. PALAVRAS-CHAVE: adaptação; autonomia; reabilitação psicomotora; perturbações do desenvolvimento; programa psicomotor. |
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As competências psicomotoras e adaptativas na qualidade de vida de crianças e jovens moçambicanos com perturbações do desenvolvimento: o contributo da intervenção psicomotoraAs competências psicomotoras e adaptativas na qualidade de vida de crianças e jovens moçambicanos com perturbações do desenvolvimento: o contributo da intervenção psicomotoraOriginal ArticleO paradigma atual da reabilitação assenta na prestação de apoios adequados para uma vida funcional e com qualidade. A avaliação da eficácia da reabilitação psicomotora é uma necessidade apesar de ainda escassa com crianças/jovens. Este artigo objetiva analisar os efeitos da intervenção psicomotora ao nível das competências psicomotoras e adaptativas e na qualidade de vida de crianças/jovens moçambicanas com perturbações de desenvolvimento. As versões portuguesas das Escalas de Comportamento Adaptativo e Pessoal de Resultados da Criança/Jovem e a Bateria Psicomotora foram aplicadas, em três momentos (baseline, pós-intervenção e retenção), a seis participantes, entre os seis e os 13 anos, dois do género feminino e quatro do género masculino, com perturbações de desenvolvimento e a frequentar uma instituição. O teste Wilcoxon foi aplicado na comparação ao longo do tempo. Os resultados baseline permitiram o design do programa psicomotor (quatro meses). Os resultados após a intervenção mostraram diferenças significativas em alguns domínios adaptativos, cujas evoluções se mantiveram passado um mês sem intervenção. A noção corporal e praxia global foram os domínios que se destacaram positivamente, e sem alterações na avaliação de retenção. As melhorias parecem ter tido impacto no índice global de qualidade de vida. Recomendações para a prática e investigação são apresentadas. PALAVRAS-CHAVE: adaptação; autonomia; reabilitação psicomotora; perturbações do desenvolvimento; programa psicomotor.The recent Rehabilitation’ paradigm is focused on the provision of individualized supports for a more independent living and a better quality of life. The interest in the measurement of psychomotor intervention effectiveness is growing, but research with children/youth is still scarce. This article aims to analyze the effects of a psychomotor intervention on psychomotor and adaptive skills of six participants from Mozambique, between 6 and 13 years, 2 females and 4 males, with developmental disorders, trying to see its impact in their quality of life. All were institutionalized. Both Portuguese versions of the Adaptive Behavior Scale, Children’s Personal Outcomes Scale, and Psychomotor Battery were applied in three different moments. Wilcoxon test was applied. Baseline results allowed the design of a 4-month psychomotor program adjusted to participants. The final evaluation gave some clues about the effectiveness of the intervention, and the retention assessment provided the analysis of the importance of such intervention. Results of the final evaluation showed significant differences in some adaptive domains, indicating improvements maintained even after the program ended. Body awareness and gross motor skills were the psychomotor domains that increased positively and without changes in retention assessment. These improvements had an impact on quality of life global index. Suggestions to practice and research are presented. KEYWORDS: adaptation; developmental disabilities; independent living; psychomotor therapy; psychomotor program.Edições Sílabas Didáticas2021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.20873por2182-29721646-107XSilva, Ana FilipaSantos, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:12.341272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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