Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristóvão, Irina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis-Pina, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45776
Resumo: Copyright © Ordem dos Médicos 2019
id RCAP_613dda778b4784ca4b3ec50cd944dc64
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and internsO ensino da dor crónica em Portugal : as perspectivas dos estudantes de medicina e dos internos do ano comumAnalgesicsOpioidChronic painEducation, medicalInternship and residencyStudents, medicalCopyright © Ordem dos Médicos 2019Introduction: The International Association for the Study of Pain advocates a mandatory curriculum on chronic pain in medical schools. The objective of this study was to assess the opinions of final year medical students and interns about chronic pain education in eight Portuguese medical schools. Material and Methods: Cross-sectional study. Online questionnaire (30 questions; voluntary and anonymous responses) available in the first quarter of 2016. Results: A total of 251 responses were received from 142 finalists and 109 interns (women 72.9%; 25.3 ± 1.6 years). Pain is a vital sign (92.4%), but 18.7% only assessed pain if the patient complained of it. Pain self-assessment scales were known (87.2%), but the hetero-evaluation was not (70.9%). Pain was not assessed regularly because patients may not express pain; lack of time; short duration of consultations. Education was insufficient on opioids (78.1%), pathophysiology and treatment of pain (66.1%) and interviewing patients with pain (67.7%); it lasted 1 to 10 hours (median). Respiratory depression was the most worrying effect of opioids (56.2%). The risks of opioids outweigh the clinical benefit (33.5%). Discussion: Education on chronic pain is scattered, unstructured and optional. More education is required in medical schools (98.4%). It should occur in year 5 and last more than 15 hours. Clinical stages are advised in chronic pain clinics. Conclusion: There is a need for improvement in the medical undergraduate curricula so that young doctors develop competencies to adequately control pain and fight the avoidable suffering of their patients.Introdução: A Associação Internacional para o Estudo da Dor defende um curriculum mandatório sobre dor crónica nos cursos de Medicina. Foi objectivo deste estudo conhecer a opinião dos estudantes finalistas de Medicina e dos internos do ano comum sobre o ensino da dor crónica nas oito escolas médicas Portuguesas. Material e Métodos: Estudo quantitativo. Questionário electrónico (30 questões), com respostas voluntárias e anónimas; disponível no primeiro trimestre 2016. Resultados: Houve 251 respostas provenientes de 142 finalistas e 109 internos (mulheres 72,9%; idade 25,3 ± 1,6 anos). A dor é um sinal vital (92,4%); mas 18,7% apenas a avaliava caso o doente se queixasse. As escalas de auto-avaliação da dor eram conhecidas (87,2%) e as de hétero-avaliação não (70,9%). A dor não era avaliada porque o doente não manifestava dor; falta de tempo; consultas de duração curta. A formação foi insuficiente sobre opioides (78,1%), fisiopatologia e tratamento da dor (66,1%) e como entrevistar o doente com dor (67,7%); durou 1 a 10 horas (49,8%). A depressão respiratória por opioides é preocupante (56,2%). O risco de usar opioides é superior ao benefício clínico (33,5%). Discussão: O ensino da dor crónica é disperso, pouco estruturado e opcional. Para 98,4% da amostra é relevante haver mais educação sobre dor crónica. Esta deve ocorrer no quinto ano do curso médico, com mais de 15 horas. São aconselhados estágios em consultas de dor crónica. Conclusão: São necessárias mudanças nos curricula pré-graduados para que os futuros médicos desenvolvam competências e combatam o sofrimento ‘evitável’ dos seus doentesOrdem dos MédicosRepositório da Universidade de LisboaCristóvão, IrinaReis-Pina, Paulo2021-01-15T14:22:20Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45776engActa Med Port 2019 May;32(5):338-3470870-399X10.20344/amp.107731646-0758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:07.175767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
O ensino da dor crónica em Portugal : as perspectivas dos estudantes de medicina e dos internos do ano comum
title Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
spellingShingle Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
Cristóvão, Irina
Analgesics
Opioid
Chronic pain
Education, medical
Internship and residency
Students, medical
title_short Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
title_full Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
title_fullStr Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
title_full_unstemmed Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
title_sort Chronic pain education in Portugal : perspectives from medical students and interns
author Cristóvão, Irina
author_facet Cristóvão, Irina
Reis-Pina, Paulo
author_role author
author2 Reis-Pina, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristóvão, Irina
Reis-Pina, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Analgesics
Opioid
Chronic pain
Education, medical
Internship and residency
Students, medical
topic Analgesics
Opioid
Chronic pain
Education, medical
Internship and residency
Students, medical
description Copyright © Ordem dos Médicos 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2021-01-15T14:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45776
url http://hdl.handle.net/10451/45776
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Med Port 2019 May;32(5):338-347
0870-399X
10.20344/amp.10773
1646-0758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134526609293312