Aspectos do ensino de Análise e Álgebra por Bento de Jesus Caraça
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/724 |
Resumo: | A obra de Bento de Jesus Caraça Lições de Álgebra e Análise, publicada em 1935 e revista em 1945 exerceu forte influência sobre os universitários da época, pela clareza da exposição e pela profundidade dos conceitos apresentados. No prefácio da obra, Caraça salienta a importância de um livro da responsabilidade do professor, embora admita que possa haver o perigo de este se fixar em anos sucessivos nos mesmos temas sem se inovar e critica de forma violenta a nefasta influência da sebenta, que considera uma das razões do atraso então existente no ensino da matemática. É manifesto o paralelismo dos temas tratados nas Lições e nos Conceitos Fundamentais da Matemática, de 1941, que gerações de professores e estudantes dos países de língua portuguesa apreciaram nos primeiros contactos com as matemáticas superiores. As duas obras estão estruturadas em torno dos mesmos conceitos: números, funções e continuidade. Porém, Caraça dirige-se nas duas obras a públicos distintos. Nas Lições os temas estão desenvolvidos com a profundidade própria de uma obra universitária, nos Conceitos os temas são envolvidos por uma imensa cultura humanista, e a experiência ganha ao longo de anos como professor universitário é explorada para nos apresentar a Matemática como uma ciência viva em permanente diálogo com as outras ciências e com a própria vida. |
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Aspectos do ensino de Análise e Álgebra por Bento de Jesus CaraçaHistória da MatemáticaA obra de Bento de Jesus Caraça Lições de Álgebra e Análise, publicada em 1935 e revista em 1945 exerceu forte influência sobre os universitários da época, pela clareza da exposição e pela profundidade dos conceitos apresentados. No prefácio da obra, Caraça salienta a importância de um livro da responsabilidade do professor, embora admita que possa haver o perigo de este se fixar em anos sucessivos nos mesmos temas sem se inovar e critica de forma violenta a nefasta influência da sebenta, que considera uma das razões do atraso então existente no ensino da matemática. É manifesto o paralelismo dos temas tratados nas Lições e nos Conceitos Fundamentais da Matemática, de 1941, que gerações de professores e estudantes dos países de língua portuguesa apreciaram nos primeiros contactos com as matemáticas superiores. As duas obras estão estruturadas em torno dos mesmos conceitos: números, funções e continuidade. Porém, Caraça dirige-se nas duas obras a públicos distintos. Nas Lições os temas estão desenvolvidos com a profundidade própria de uma obra universitária, nos Conceitos os temas são envolvidos por uma imensa cultura humanista, e a experiência ganha ao longo de anos como professor universitário é explorada para nos apresentar a Matemática como uma ciência viva em permanente diálogo com as outras ciências e com a própria vida.Sociedade Portuguesa de Matemática2011-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/724por0872-3672St. Aubyn, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T14:12:04Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:36.138242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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