Aspectos do ensino de Análise e Álgebra por Bento de Jesus Caraça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: St. Aubyn, António
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/724
Resumo: A obra de Bento de Jesus Caraça Lições de Álgebra e Análise, publicada em 1935 e revista em 1945 exerceu forte influência sobre os universitários da época, pela clareza da exposição e pela profundidade dos conceitos apresentados. No prefácio da obra, Caraça salienta a importância de um livro da responsabilidade do professor, embora admita que possa haver o perigo de este se fixar em anos sucessivos nos mesmos temas sem se inovar e critica de forma violenta a nefasta influência da sebenta, que considera uma das razões do atraso então existente no ensino da matemática. É manifesto o paralelismo dos temas tratados nas Lições e nos Conceitos Fundamentais da Matemática, de 1941, que gerações de professores e estudantes dos países de língua portuguesa apreciaram nos primeiros contactos com as matemáticas superiores. As duas obras estão estruturadas em torno dos mesmos conceitos: números, funções e continuidade. Porém, Caraça dirige-se nas duas obras a públicos distintos. Nas Lições os temas estão desenvolvidos com a profundidade própria de uma obra universitária, nos Conceitos os temas são envolvidos por uma imensa cultura humanista, e a experiência ganha ao longo de anos como professor universitário é explorada para nos apresentar a Matemática como uma ciência viva em permanente diálogo com as outras ciências e com a própria vida.
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