A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, António Manuel Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8214
Resumo: Na última década, as tecnologias digitais revolucionaram a forma como captamos e gravamos a realidade através de imagens. Alegadamente, o que devia muitas vezes ser um registo fiel da realidade é, na verdade, frequentemente aumentado e transformado digitalmente. O designer gráfico, enquanto comunicador e promotor de relações entre indivíduos e produtos, opera em canais onde a imagem fotográfica mais se evidencia e fá-lo, muitas vezes, modificando o seu significado. Esta investigação pretende oferecer uma interpretação das causas inerentes ao processo de tratamento de imagens fotográficas pelos designers gráficos. A metodologia adotada, do tipo de estudo de caso, envolve uma amostra de 6 designers gráficos profissionais. A abordagem qualitativa é conduzida por entrevistas semiestruturadas e apoiada por instrumentos de investigação visual: análise de fotografias e produção de vídeos, estes últimos realizados pelos próprios designers. Após análise dos dados, as principais conclusões indicam que o designer gráfico pode ser visto hoje como um profissional multifacetado para o qual, apesar da desvalorização em matéria fotográfica, esta constitui uma das suas principais ferramentas. A modificação da realidade representada, mais do que a consciência deste profissional gráfico, é reflexo da evolução tecnológica e traduz o meio onde este se insere.
id RCAP_614990dfdc1fd4047bf9e87e77993bda
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagemMESTRADO EM DESIGNDESIGNDESIGN GRÁFICODESIGNERSFOTOGRAFIAEVOLUÇÃO TECNOLÓGICADESIGNGRAPHIC DESIGNDESIGNERSPHOTOGRAPHYTECHNOLOGICAL EVOLUTIONNa última década, as tecnologias digitais revolucionaram a forma como captamos e gravamos a realidade através de imagens. Alegadamente, o que devia muitas vezes ser um registo fiel da realidade é, na verdade, frequentemente aumentado e transformado digitalmente. O designer gráfico, enquanto comunicador e promotor de relações entre indivíduos e produtos, opera em canais onde a imagem fotográfica mais se evidencia e fá-lo, muitas vezes, modificando o seu significado. Esta investigação pretende oferecer uma interpretação das causas inerentes ao processo de tratamento de imagens fotográficas pelos designers gráficos. A metodologia adotada, do tipo de estudo de caso, envolve uma amostra de 6 designers gráficos profissionais. A abordagem qualitativa é conduzida por entrevistas semiestruturadas e apoiada por instrumentos de investigação visual: análise de fotografias e produção de vídeos, estes últimos realizados pelos próprios designers. Após análise dos dados, as principais conclusões indicam que o designer gráfico pode ser visto hoje como um profissional multifacetado para o qual, apesar da desvalorização em matéria fotográfica, esta constitui uma das suas principais ferramentas. A modificação da realidade representada, mais do que a consciência deste profissional gráfico, é reflexo da evolução tecnológica e traduz o meio onde este se insere.In the last decade, digital technologies have revolutionized the way we capture and record the reality through images. Reportedly, what must often be a faithful record of reality is actually often increased and transformed digitally. The graphic designer, as a communicator and promoter of relations between individuals and products, operates in channels where the photographic image is more evident and do it often changing its meaning. This research aims to provide an interpretation of the causes inherent in the photographic imaging process by graphic designers. The methodology adopted, the type of case study involves a sample of 6 professional graphic designers. The qualitative approach is conducted by semistructured interviews and supported by instruments used in visual research such as analysis of photos and videos, the latter made by the designers themselves. After analyzing the data provided, the main findings indicate that the graphic designer can be seen today as a multifaceted professional for which, despite the devaluation of photographic material, this is one of its main tools. The modification of the represented reality, more than the consciousness of this professional, is a reflection of technological changes and reflects the environment in which it occurs.2017-08-24T11:27:12Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8214TID:201723794porOliveira, António Manuel Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:56.151430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
title A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
spellingShingle A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
Oliveira, António Manuel Nunes
MESTRADO EM DESIGN
DESIGN
DESIGN GRÁFICO
DESIGNERS
FOTOGRAFIA
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
DESIGN
GRAPHIC DESIGN
DESIGNERS
PHOTOGRAPHY
TECHNOLOGICAL EVOLUTION
title_short A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
title_full A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
title_fullStr A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
title_full_unstemmed A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
title_sort A tecnologia ao dispor do designer gráfico contemporãneo: a transformação digital da imagem
author Oliveira, António Manuel Nunes
author_facet Oliveira, António Manuel Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, António Manuel Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM DESIGN
DESIGN
DESIGN GRÁFICO
DESIGNERS
FOTOGRAFIA
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
DESIGN
GRAPHIC DESIGN
DESIGNERS
PHOTOGRAPHY
TECHNOLOGICAL EVOLUTION
topic MESTRADO EM DESIGN
DESIGN
DESIGN GRÁFICO
DESIGNERS
FOTOGRAFIA
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
DESIGN
GRAPHIC DESIGN
DESIGNERS
PHOTOGRAPHY
TECHNOLOGICAL EVOLUTION
description Na última década, as tecnologias digitais revolucionaram a forma como captamos e gravamos a realidade através de imagens. Alegadamente, o que devia muitas vezes ser um registo fiel da realidade é, na verdade, frequentemente aumentado e transformado digitalmente. O designer gráfico, enquanto comunicador e promotor de relações entre indivíduos e produtos, opera em canais onde a imagem fotográfica mais se evidencia e fá-lo, muitas vezes, modificando o seu significado. Esta investigação pretende oferecer uma interpretação das causas inerentes ao processo de tratamento de imagens fotográficas pelos designers gráficos. A metodologia adotada, do tipo de estudo de caso, envolve uma amostra de 6 designers gráficos profissionais. A abordagem qualitativa é conduzida por entrevistas semiestruturadas e apoiada por instrumentos de investigação visual: análise de fotografias e produção de vídeos, estes últimos realizados pelos próprios designers. Após análise dos dados, as principais conclusões indicam que o designer gráfico pode ser visto hoje como um profissional multifacetado para o qual, apesar da desvalorização em matéria fotográfica, esta constitui uma das suas principais ferramentas. A modificação da realidade representada, mais do que a consciência deste profissional gráfico, é reflexo da evolução tecnológica e traduz o meio onde este se insere.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T11:27:12Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8214
TID:201723794
url http://hdl.handle.net/10437/8214
identifier_str_mv TID:201723794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131236689510400