A improvisação como ferramenta para o ensino de música: jogos de improvisação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco, Bernardo Quinta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16946
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
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Neste relatório é feita a caracterização dos dois estabelecimentos de ensino onde decorreu o estágio em regime misto, sendo também apresentados os resultados das aulas lecionadas a uma turma de música de conjunto da Escola de Jazz da Sociedade Musical Capricho Setubalense, bem como das aulas de dois alunos do curso profissional de Jazz observadas na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. É aqui relatada a caracterização, contexto e especificações de cada caso de estudo para este trabalho, referindo também o conteúdo do trabalho realizado com os alunos e as práticas educativas desenvolvidas nas aulas lecionadas e observadas.Resumo II – Investigação - Na segunda secção do trabalho que aqui apresento, é exposta uma investigação e reflexão sobre o papel da improvisação no ensino de música. Parte das convicções do autor relativamente ao tema abordado nesta investigação são resultado da sua experiência pessoal. No entanto, estas são corroboradas por uma ampla literatura sendo uma pequena amostra da mesma aqui revista. São também apresentados os resultados de atividades de prática musical em conjunto realizadas com diferentes grupos de alunos no contexto de workshop, e é ainda proposto neste trabalho um conjunto de possíveis práticas de improvisação e criação musical que possam complementar os programas curriculares nas escolas onde estão inseridos. Estas práticas foram realizadas na Escola de Jazz da Sociedade Musical Capricho Setubalense, no ano letivo de 2022/2023, com um grupo de alunos da mesma e alunos externos, participantes executantes de instrumentos diversos e também no âmbito da 14ª edição do Festival Internacional de Saxofone de Palmela com um grupo de quinze jovens saxofonistas com formação clássica. O conteúdo destas duas atividades de formação foi baseado essencialmente nas experiências, trabalho e testemunhos indiretos de improvisadores como John Stevens, John Zorn ou Han Bennik, realizando também jogos de improvisação ou ideias retiradas de composições de Pauline Oliveros, para a criação de exercícios que conduziram à improvisação praticada em grupo pelos alunos que frequentaram os workshops realizados.Abstract I - Teaching - The internship took place over the course of the 2022/2023 academic year as part of the Specialized Teaching Internship Curricular Unit, Master's Degree in Music Teaching, Jazz Variant, at the Lisbon School of Music. This report defines the two educational establishments where the mixed internship took place, and also presents the results of the lessons taught to an ensemble music class at the Jazz School of the Sociedade Musical Capricho Setubalense, as well as the lessons of two students from the professional jazz course observed at the Artistic School of Music of the National Conservatory. The description, context and specifications of each case study are described here, as well as the content of the work carried out with the students and the educational practices developed in the classes taught and observed.Abstract II — Research - In the second section of this work, an investigation and reflection on the role of improvisation in music teaching is presented. Some of the author's convictions on the subject of this research are the result of personal experience. However, they are corroborated by a large body of literature, a small sample of which is reviewed here. By also presenting the results of group musical practice activities carried out with different groups of students in the context of workshops, a notion of possible regular practices of improvisation and musical creation that can complement the curricular programs in schools is achieved. These practices were carried out at the Jazz School of the Sociedade Musical Capricho Setubalense in the 2022/2023 academic year, with a group of students from the school and external students, participants playing various instruments, and also as part of the 14th edition of the Palmela International Saxophone Festival with a group of fifteen young classically trained saxophonists. The content of these two training activities was essentially based on the experiences, work and testimonies of improvisers such as John Stevens, John Zorn or Han Bennik, also using improvisation games or ideas taken from compositions by Pauline Oliveros, to create exercises that led to improvisation practiced in groups by the students who attended the workshops.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMarques, Gonçalo Rodrigues SilvérioRCIPLTinoco, Bernardo Quinta2024-01-22T14:22:38Z2023-12-272023-12-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16946TID:203444795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:52.283145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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