Moacyr Scliar : imagens do judaísmo na cultura brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5252 |
Resumo: | A análise da Obra de Moacyr Scliar, escritor brasileiro do Rio Grande do Sul de origem judaica, pretende destacar a realidade por detrás da ficção, devendo ser analisado o homem a par da Obra. Escritor e personagens abraçam-se e contrapõe-se num espírito de autocrítica que figura por diversas vezes no suporte de papel. São abordadas as memórias históricas e questões identitárias, relacionadas com a exclusão versus inclusão dos judeus ashquenazim. Memórias que vivificam o problema da aculturação e preservação da religião e cultura judaicas. Para Scliar é a cultura judaica que deve prevalecer. Na literatura scliariana deparamo-nos com um confronto identitário ao longo de três gerações ashquenazim. Comportamentos e formas de estar diferentes que divergem entre uma atitude de errância e resignação, de contestação activa, esperança nacionalista e messiânica (na edificação de Eretz Israel) a uma atitude de alienação e dúvida identitária por parte dos que deambulam e frustram os sonhos dos seus avoengos. Em todos os estados Scliar consegue manter uma forte presença do judaísmo. A esperança messiânica, o humor corrosivo, o chassidismo e a culpa judaica, patentes nas diversas personagens tipo, dinamizam a literatura de Scliar e fortalecem a vertente cultural judaica. |
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