A reconfiguração do Estado-Providência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jacqueline
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9084
Resumo: Este artigo tem como objectivo compreender a crise e reconfiguração do Estado-Providência. Uma crise relacionada com o sistema de emprego e com o desaparecimento da função integradora do trabalho, levando a uma conversão da crise do emprego em crise social. Neste contexto surgem novos problemas e desafios que implicaram uma transformação na questão social própria da modernidade, impondo uma reconfiguração do Estado-Providência. De entre as diferentes alternativas destacam-se aquelas que recolocam o Estado como actor fundamental nas reformas – Estado-incentivador, Estado-animador, Estado impulsionador – capaz de partilhar, sob o princípio da subsidiariedade, com os actores privados o desenvolvimento de políticas públicas. Nesse sentido, impõem-se, na actualidade, uma redefinição do Estado-Providência que o torne mais eficiente e capaz de enfrentar os velhos e os novos riscos sociais, de modo a garantir a justiça social.
id RCAP_61661a299c18bf9c560164e32f5e031e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A reconfiguração do Estado-ProvidênciaEstado-ProvidênciaQuestão socialWelfare stateSocial questionEste artigo tem como objectivo compreender a crise e reconfiguração do Estado-Providência. Uma crise relacionada com o sistema de emprego e com o desaparecimento da função integradora do trabalho, levando a uma conversão da crise do emprego em crise social. Neste contexto surgem novos problemas e desafios que implicaram uma transformação na questão social própria da modernidade, impondo uma reconfiguração do Estado-Providência. De entre as diferentes alternativas destacam-se aquelas que recolocam o Estado como actor fundamental nas reformas – Estado-incentivador, Estado-animador, Estado impulsionador – capaz de partilhar, sob o princípio da subsidiariedade, com os actores privados o desenvolvimento de políticas públicas. Nesse sentido, impõem-se, na actualidade, uma redefinição do Estado-Providência que o torne mais eficiente e capaz de enfrentar os velhos e os novos riscos sociais, de modo a garantir a justiça social.This article aims to understand the crisis and the reconfiguration of the welfare state. A crisis related to the employment system and with the disappearance of the integrative function of labor, leading to a conversion of the employment crisis in social crisis. In this context there are new problems and challenges that suggest a transformation in the social question of modernity itself, requiring a reconfiguration of the welfare state. Among various alternatives highlight those that replace the state as a key actor in the reforms – incentive State, encouraging State, propelling State - able to share, under the principle of subsidiarity, with the private sector to develop public policies. In this sense, are binding, in actuality, a redefinition of the welfare state to make it more efficient and able to face the old and the new social risks, to ensure social justice.Universidade Católica Portugeusa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências SociaisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Jacqueline2012-09-13T14:20:14Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9084porMARQUES, Jacqueline - A reconfiguração do Estado-Providência. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 15-16 (2007-2008), p. 105-119.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.124info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:14:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:12.934002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A reconfiguração do Estado-Providência
title A reconfiguração do Estado-Providência
spellingShingle A reconfiguração do Estado-Providência
Marques, Jacqueline
Estado-Providência
Questão social
Welfare state
Social question
title_short A reconfiguração do Estado-Providência
title_full A reconfiguração do Estado-Providência
title_fullStr A reconfiguração do Estado-Providência
title_full_unstemmed A reconfiguração do Estado-Providência
title_sort A reconfiguração do Estado-Providência
author Marques, Jacqueline
author_facet Marques, Jacqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Estado-Providência
Questão social
Welfare state
Social question
topic Estado-Providência
Questão social
Welfare state
Social question
description Este artigo tem como objectivo compreender a crise e reconfiguração do Estado-Providência. Uma crise relacionada com o sistema de emprego e com o desaparecimento da função integradora do trabalho, levando a uma conversão da crise do emprego em crise social. Neste contexto surgem novos problemas e desafios que implicaram uma transformação na questão social própria da modernidade, impondo uma reconfiguração do Estado-Providência. De entre as diferentes alternativas destacam-se aquelas que recolocam o Estado como actor fundamental nas reformas – Estado-incentivador, Estado-animador, Estado impulsionador – capaz de partilhar, sob o princípio da subsidiariedade, com os actores privados o desenvolvimento de políticas públicas. Nesse sentido, impõem-se, na actualidade, uma redefinição do Estado-Providência que o torne mais eficiente e capaz de enfrentar os velhos e os novos riscos sociais, de modo a garantir a justiça social.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2012-09-13T14:20:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/9084
url http://hdl.handle.net/10400.14/9084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARQUES, Jacqueline - A reconfiguração do Estado-Providência. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 15-16 (2007-2008), p. 105-119.
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portugeusa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portugeusa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131751320125440