O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torre, Mariana Sá da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2152
Resumo: O presente relatório sintetiza o percurso pedagógico que realizei na Educação préescolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Este desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo de investigação incidiu na área curricular de Português, mais propriamente no ensino-aprendizagem da ortografia. A temática em estudo tem origem na aprendizagem da ortografia realizada por um grupo de alunos de uma turma do 2º ano, analisando-se as dificuldades que estes sentem na aprendizagem da mesma. Neste sentido, pretende-se compreender que dificuldades efetivas os alunos enfrentam na relação com o código ortográfico da língua, visando melhorar as práticas pedagógicas, recorrendo a estratégias metacognitivas, como o desenvolvimento lexical e morfológico, o ditado interativo e os jogos de memorização, com o objetivo de promover a reflexão ortográfica. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e descritiva, seguindo um paradigma interpretativo. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades ortográficas que os alunos apresentam na expressão escrita? e 2) Quais as principais razões das dificuldades ortográficas encontradas nos textos dos alunos? Entretanto, com base na desconstrução do problema de partida, formularam-se mais duas questões: 3) Quais as estratégias de intervenção a adotar para melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades na escrita das palavras? e 4) Que respostas e melhorias apresentam os alunos após a intervenção pedagógica? A recolha de dados realizou-se através de observações, de registos audiovisuais, de documentos e de conversas com os participantes. Os resultados obtidos revelam que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas com as irregularidades ortográficas da língua, por isso é fundamental a adequação das atividades ortográficas, bem como a utilização de estratégias metacognitivas, que proporcionem aos alunos a compreensão e a memorização das regras.
id RCAP_6174372ab28825cf3476eb016e078af1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivasPortuguêsEnsino-aprendizagemOrtografiaMetacogniçãoReflexãoPortugueseTeaching-learningOrthographyMetacognitionReflectionO presente relatório sintetiza o percurso pedagógico que realizei na Educação préescolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Este desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo de investigação incidiu na área curricular de Português, mais propriamente no ensino-aprendizagem da ortografia. A temática em estudo tem origem na aprendizagem da ortografia realizada por um grupo de alunos de uma turma do 2º ano, analisando-se as dificuldades que estes sentem na aprendizagem da mesma. Neste sentido, pretende-se compreender que dificuldades efetivas os alunos enfrentam na relação com o código ortográfico da língua, visando melhorar as práticas pedagógicas, recorrendo a estratégias metacognitivas, como o desenvolvimento lexical e morfológico, o ditado interativo e os jogos de memorização, com o objetivo de promover a reflexão ortográfica. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e descritiva, seguindo um paradigma interpretativo. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades ortográficas que os alunos apresentam na expressão escrita? e 2) Quais as principais razões das dificuldades ortográficas encontradas nos textos dos alunos? Entretanto, com base na desconstrução do problema de partida, formularam-se mais duas questões: 3) Quais as estratégias de intervenção a adotar para melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades na escrita das palavras? e 4) Que respostas e melhorias apresentam os alunos após a intervenção pedagógica? A recolha de dados realizou-se através de observações, de registos audiovisuais, de documentos e de conversas com os participantes. Os resultados obtidos revelam que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas com as irregularidades ortográficas da língua, por isso é fundamental a adequação das atividades ortográficas, bem como a utilização de estratégias metacognitivas, que proporcionem aos alunos a compreensão e a memorização das regras.This report summarizes the pedagogical course I carried out in pre-school education and in the first cycle of basic education. It has developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, integrated into the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The research study focused on the curriculum of Portuguese, particularly on the teaching-learning of spelling. The study is based on the learning of spelling performed by a group of students of a 2nd grade class, analyzing the difficulties they have in learning it. In this sense, we intend to understand what effective difficulties students face in relation to the spelling code of the language, aiming to improve pedagogical practices, using metacognitive strategies such as lexical and morphological development, interactive dictation and memorization games, with the purpose of promoting orthographic reflection. Thus, a qualitative and descriptive methodology was chosen according to an interpretative paradigm. As a way of guiding the study, two research questions were outlined: 1) What are the spelling difficulties students present in the written expression? and 2) What are the main reasons for the orthographic difficulties found in students´ texts? However, based on the deconstruction of the problem of departure, two more questions were posed: 3) What intervention strategies should be adopted to improve the explicit teaching of spelling, namely difficulties in writing words? and 4) What answers and improvements do the students present after the pedagogical intervention? Data were collected through observations, audiovisual records, documents and conversations with the participants. The results show that the greatest difficulties of the students are related to the spelling irregularities of the language, therefore it is fundamental the adequacy of the orthographic activities, as well as the use of metacognitive strategies, which provide students with the understanding and memorization of rules.2019-03-12T18:46:57Z2019-02-08T00:00:00Z2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2152TID:202189724porTorre, Mariana Sá dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:49Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:03.388249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
title O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
spellingShingle O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
Torre, Mariana Sá da
Português
Ensino-aprendizagem
Ortografia
Metacognição
Reflexão
Portuguese
Teaching-learning
Orthography
Metacognition
Reflection
title_short O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
title_full O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
title_fullStr O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
title_full_unstemmed O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
title_sort O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
author Torre, Mariana Sá da
author_facet Torre, Mariana Sá da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torre, Mariana Sá da
dc.subject.por.fl_str_mv Português
Ensino-aprendizagem
Ortografia
Metacognição
Reflexão
Portuguese
Teaching-learning
Orthography
Metacognition
Reflection
topic Português
Ensino-aprendizagem
Ortografia
Metacognição
Reflexão
Portuguese
Teaching-learning
Orthography
Metacognition
Reflection
description O presente relatório sintetiza o percurso pedagógico que realizei na Educação préescolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Este desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo de investigação incidiu na área curricular de Português, mais propriamente no ensino-aprendizagem da ortografia. A temática em estudo tem origem na aprendizagem da ortografia realizada por um grupo de alunos de uma turma do 2º ano, analisando-se as dificuldades que estes sentem na aprendizagem da mesma. Neste sentido, pretende-se compreender que dificuldades efetivas os alunos enfrentam na relação com o código ortográfico da língua, visando melhorar as práticas pedagógicas, recorrendo a estratégias metacognitivas, como o desenvolvimento lexical e morfológico, o ditado interativo e os jogos de memorização, com o objetivo de promover a reflexão ortográfica. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e descritiva, seguindo um paradigma interpretativo. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades ortográficas que os alunos apresentam na expressão escrita? e 2) Quais as principais razões das dificuldades ortográficas encontradas nos textos dos alunos? Entretanto, com base na desconstrução do problema de partida, formularam-se mais duas questões: 3) Quais as estratégias de intervenção a adotar para melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades na escrita das palavras? e 4) Que respostas e melhorias apresentam os alunos após a intervenção pedagógica? A recolha de dados realizou-se através de observações, de registos audiovisuais, de documentos e de conversas com os participantes. Os resultados obtidos revelam que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas com as irregularidades ortográficas da língua, por isso é fundamental a adequação das atividades ortográficas, bem como a utilização de estratégias metacognitivas, que proporcionem aos alunos a compreensão e a memorização das regras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12T18:46:57Z
2019-02-08T00:00:00Z
2019-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2152
TID:202189724
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2152
identifier_str_mv TID:202189724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131526163595264