O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2152 |
Resumo: | O presente relatório sintetiza o percurso pedagógico que realizei na Educação préescolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Este desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo de investigação incidiu na área curricular de Português, mais propriamente no ensino-aprendizagem da ortografia. A temática em estudo tem origem na aprendizagem da ortografia realizada por um grupo de alunos de uma turma do 2º ano, analisando-se as dificuldades que estes sentem na aprendizagem da mesma. Neste sentido, pretende-se compreender que dificuldades efetivas os alunos enfrentam na relação com o código ortográfico da língua, visando melhorar as práticas pedagógicas, recorrendo a estratégias metacognitivas, como o desenvolvimento lexical e morfológico, o ditado interativo e os jogos de memorização, com o objetivo de promover a reflexão ortográfica. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e descritiva, seguindo um paradigma interpretativo. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades ortográficas que os alunos apresentam na expressão escrita? e 2) Quais as principais razões das dificuldades ortográficas encontradas nos textos dos alunos? Entretanto, com base na desconstrução do problema de partida, formularam-se mais duas questões: 3) Quais as estratégias de intervenção a adotar para melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades na escrita das palavras? e 4) Que respostas e melhorias apresentam os alunos após a intervenção pedagógica? A recolha de dados realizou-se através de observações, de registos audiovisuais, de documentos e de conversas com os participantes. Os resultados obtidos revelam que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas com as irregularidades ortográficas da língua, por isso é fundamental a adequação das atividades ortográficas, bem como a utilização de estratégias metacognitivas, que proporcionem aos alunos a compreensão e a memorização das regras. |
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O Ensino-aprendizagem da ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência com base em estratégias metacognitivasPortuguêsEnsino-aprendizagemOrtografiaMetacogniçãoReflexãoPortugueseTeaching-learningOrthographyMetacognitionReflectionO presente relatório sintetiza o percurso pedagógico que realizei na Educação préescolar e no primeiro ciclo do ensino básico. Este desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo de investigação incidiu na área curricular de Português, mais propriamente no ensino-aprendizagem da ortografia. A temática em estudo tem origem na aprendizagem da ortografia realizada por um grupo de alunos de uma turma do 2º ano, analisando-se as dificuldades que estes sentem na aprendizagem da mesma. Neste sentido, pretende-se compreender que dificuldades efetivas os alunos enfrentam na relação com o código ortográfico da língua, visando melhorar as práticas pedagógicas, recorrendo a estratégias metacognitivas, como o desenvolvimento lexical e morfológico, o ditado interativo e os jogos de memorização, com o objetivo de promover a reflexão ortográfica. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e descritiva, seguindo um paradigma interpretativo. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades ortográficas que os alunos apresentam na expressão escrita? e 2) Quais as principais razões das dificuldades ortográficas encontradas nos textos dos alunos? Entretanto, com base na desconstrução do problema de partida, formularam-se mais duas questões: 3) Quais as estratégias de intervenção a adotar para melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades na escrita das palavras? e 4) Que respostas e melhorias apresentam os alunos após a intervenção pedagógica? A recolha de dados realizou-se através de observações, de registos audiovisuais, de documentos e de conversas com os participantes. Os resultados obtidos revelam que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas com as irregularidades ortográficas da língua, por isso é fundamental a adequação das atividades ortográficas, bem como a utilização de estratégias metacognitivas, que proporcionem aos alunos a compreensão e a memorização das regras.This report summarizes the pedagogical course I carried out in pre-school education and in the first cycle of basic education. It has developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, integrated into the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The research study focused on the curriculum of Portuguese, particularly on the teaching-learning of spelling. The study is based on the learning of spelling performed by a group of students of a 2nd grade class, analyzing the difficulties they have in learning it. In this sense, we intend to understand what effective difficulties students face in relation to the spelling code of the language, aiming to improve pedagogical practices, using metacognitive strategies such as lexical and morphological development, interactive dictation and memorization games, with the purpose of promoting orthographic reflection. Thus, a qualitative and descriptive methodology was chosen according to an interpretative paradigm. As a way of guiding the study, two research questions were outlined: 1) What are the spelling difficulties students present in the written expression? and 2) What are the main reasons for the orthographic difficulties found in students´ texts? However, based on the deconstruction of the problem of departure, two more questions were posed: 3) What intervention strategies should be adopted to improve the explicit teaching of spelling, namely difficulties in writing words? and 4) What answers and improvements do the students present after the pedagogical intervention? Data were collected through observations, audiovisual records, documents and conversations with the participants. The results show that the greatest difficulties of the students are related to the spelling irregularities of the language, therefore it is fundamental the adequacy of the orthographic activities, as well as the use of metacognitive strategies, which provide students with the understanding and memorization of rules.2019-03-12T18:46:57Z2019-02-08T00:00:00Z2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2152TID:202189724porTorre, Mariana Sá dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:49Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:03.388249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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