Características de gestão fundamentais à adoção da indústria 4.0 : Estudo de caso no setor têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Sofia Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2303
Resumo: Indústria 4.0 é um conceito de indústria que inclui as principais inovações tecnológicas nas áreas da automação, controlo e tecnologia da informação aplicada aos processos de manufatura. Alguns estudos sobre a Indústria 4.0 consideram os aspetos mais importantes associados às tecnologias da informação e subestimam a importância dos aspetos de gestão. Mas, na verdade, é difícil adotar tecnologias típicas da Indústria 4.0 sem alterar os processos operacionais e de gestão de uma organização. A tecnologia acaba sendo a parte menos desafiadora de um processo de transformação, porque existe. Basta comprá-la. O que ajuda a determinar o sucesso, em grande medida, é todo o ambiente organizacional por trás dele. As mudanças digitais desencadearam formas alternativas nas quais as empresas se comunicam, fabricam e se organizam, o que implica mudanças tanto na liderança quanto na cultura organizacional. O futuro passa por alinhar essas tendências digitais a um novo estilo de liderança 4.0, que tem como foco o desenvolvimento da inovação e do aprendizado por meio do estímulo dos seus colaboradores. Para isso, os colaboradores contam com ambientes ágeis e flexíveis que lhes permitam trabalhar de forma ativa, independente e criativa, com o menor envolvimento da alta administração. Tendo em conta que o Setor Têxtil e do Vestuário é uma das industriais mais importantes para a economia portuguesa, a investigação deste estudo incide num estudo de caso composto por quatro empresas do Setor Têxtil e do Vestuário do distrito de Braga. Este estudo de investigação tem como objetivo analisar junto das empresas Têxteis e do Vestuário a relação existente entre o grau de maturidade da I4.0 em que as empresas se inserem e as suas características de gestão. A recolha de dados assentou numa combinação de técnicas de análise quantitativa e qualitativa, tendo os analise de dados efetuada demonstrando que poderá existir uma relação indissociável entre a vertente tecnológica e a vertente organizacional. A Indústria 4.0 é uma realidade nas empresas estudadas. No entanto, o nível de implementação prova que o caminho para uma utilização eficaz das estratégias e instrumentos associados a esta, é longo. A liderança desempenha um papel importante na promoção das boas práticas da I4.0.
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