Dialética entre património e arquitectura contemporânea: projeto adjacente ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2362 |
Resumo: | Sendo que projetar um edifício, integrado no centro histórico e com um monumento, considerado Património Mundial, adjacente ao local de intervenção, é considerado por muitos tarefa difícil, nesta dissertação tentou-se ultrapassar essas dificuldades, fazendo-se um projeto de um Centro Cultural e Residência Artística, com o enquadramento acima descrito, e no intuito de contribuir para uma política municipal de revitalização do centro histórico. O Edifício IncubArte, será polivalente, concebido em três conjuntos diferenciados pelas volumetrias e tipologias pré-existentes e pelas suas novas funções. Nomeadamente no Conjunto I, uma nova e moderna forma de acesso ao Mosteiro, uma sala de exposições e um espaço de realojamento da Junta de Freguesia de Alcobaça. No Conjunto II, um auditório, um bar/restaurante café concerto panorâmico sobre a cidade de Alcobaça e no Conjunto III, uma sala de projeções, as residências propriamente ditas para artistas, em convívio com oficinas de arte, abertas ao público. Embora constitua apenas um edifício, face a um todo Centro Histórico, não se conseguindo uma imediata reconstituição do “passeio público” de Alcobaça de outrora, a vivência artística e o mercado da arte induzirá a restante ocupação do Rossio, sem ser a mera ocupação empresarial e comercial, que desertifica os centros históricos, substituindo-se a ocupação ocasional, pelo interesse de uma permanente, dado as novas perspectivas culturais e mesmo económicas que o centro histórico passa a representar. Sendo um equipamento raro ou inexistente em Portugal, espera-se que este Edifício IncubArte possa fazer a promoção internacional de artes e artistas regionais e mesmo nacionais através de um provável e esperado intercâmbio com centros similares no estrangeiro e artistas internacionais, em que o Mosteiro De Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da Unesco, servirá de âncora. |
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Dialética entre património e arquitectura contemporânea: projeto adjacente ao Mosteiro de Santa Maria de AlcobaçaMosteiro de Santa Maria de AlcobaçaPatrimónio mundialSendo que projetar um edifício, integrado no centro histórico e com um monumento, considerado Património Mundial, adjacente ao local de intervenção, é considerado por muitos tarefa difícil, nesta dissertação tentou-se ultrapassar essas dificuldades, fazendo-se um projeto de um Centro Cultural e Residência Artística, com o enquadramento acima descrito, e no intuito de contribuir para uma política municipal de revitalização do centro histórico. O Edifício IncubArte, será polivalente, concebido em três conjuntos diferenciados pelas volumetrias e tipologias pré-existentes e pelas suas novas funções. Nomeadamente no Conjunto I, uma nova e moderna forma de acesso ao Mosteiro, uma sala de exposições e um espaço de realojamento da Junta de Freguesia de Alcobaça. No Conjunto II, um auditório, um bar/restaurante café concerto panorâmico sobre a cidade de Alcobaça e no Conjunto III, uma sala de projeções, as residências propriamente ditas para artistas, em convívio com oficinas de arte, abertas ao público. Embora constitua apenas um edifício, face a um todo Centro Histórico, não se conseguindo uma imediata reconstituição do “passeio público” de Alcobaça de outrora, a vivência artística e o mercado da arte induzirá a restante ocupação do Rossio, sem ser a mera ocupação empresarial e comercial, que desertifica os centros históricos, substituindo-se a ocupação ocasional, pelo interesse de uma permanente, dado as novas perspectivas culturais e mesmo económicas que o centro histórico passa a representar. Sendo um equipamento raro ou inexistente em Portugal, espera-se que este Edifício IncubArte possa fazer a promoção internacional de artes e artistas regionais e mesmo nacionais através de um provável e esperado intercâmbio com centros similares no estrangeiro e artistas internacionais, em que o Mosteiro De Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da Unesco, servirá de âncora.Since design a building, built in the historic center and a monument, World Heritage, adjacent to the site of intervention, is considered by many difficult task, this dissertation attempted to overcome these difficulties, making up a design of a cultural center and Artistic Residency, with the framework described above, and in order to contribute to a municipal policy of revitalization of the historic center. The Building IncubArte will be multipurpose, designed in three sets differentiated by volumes and pre-existing typologies and its new functions. Set I in particular, a new and modern form of access to the Monastery, an exhibition space and a relocation of the Parish of Alcobaça. In set II, an auditorium, a restaurant /concert bar on the scenic city of Alcobaça and Set III, a projection room, the residences themselves to artists, living with art workshops, open to the public. Although it is just a building, face a whole Historical Center, not getting an immediate reconstitution of the "promenade" Alcobaça of yore, the artistic experience and the art market will induce the remaining occupation Rossio, without being a mere business and occupation commercial, that desertification historic centers, replacing the occasional occupation, the interest of a permanent, given the new economic and even cultural perspectives that will represent the historic center. Being a rare or nonexistent equipment in Portugal, it is expected that this building IncubArte can do to promote international arts and regional artists and even national through a likely and expected exchange with similar centers abroad and international artists that the Monastery Santa Maria de Alcobaça as World Heritage by UNESCO, will serve as the anchor.Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoFerro, Carlos Manuel PilkingtonuBibliorumSilva, Lia Ferreira Cardoso e2014-10-03T10:15:15Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:02.608096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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