English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Olívio Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4251
Resumo: Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
id RCAP_61b7c488131c50e5d1dd2774ec1ca1d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape VerdeLíngua inglesa - Estudo e ensino - Cabo-VerdeComunicação intercultural - ÁfricaEducação multicultural - ÁfricaSociolinguísticaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011Esta tese centra-se em aspectos relevantes do inglês como uma língua universal, no actual contexto globalizado e examina possíveis mudanças relacionadas com o seu uso, em especial no continente africano, particularmente no caso de Cabo Verde, no sentido de ponderar eventuais alternativas nas pedagogias linguísticas no ensino desta língua que impliquem uma adaptação à realidade contemporânea. Uma vez que, nos nossos tempos, o inglês é a língua de eleição para a comunicação intercultural entre povos com várias experiências culturais e linguísticas, o conhecimento deste idioma torna-se, a cada dia que passa, impreterível e indispensável, na interacção intercultural. Em África, as funções desempenhadas pelo inglês são complexas; além da língua inglesa ser usada para comunicação entre etnias, com o estatuto de língua franca, também tem o papel de preservar a identidade nacional e de estabelecer a unidade entre os povos da mesma nação. Por conseguinte, é de considerar talvez ainda com mais pertinência, a adopção de uma nova filosofia de pedagogia de ensino que permita dotar os seus cidadãos de capacidades que lhes possibilitem comunicar de forma inteligível com povos de outras culturas e línguas. O primeiro capítulo aborda aspectos teóricos relacionados com a expansão, comunicação e mudança associadas à língua inglesa e suas implicações no ensino em países onde esta não é língua nativa (L1). O segundo capítulo reflecte, em primeiro lugar, sobre a situação linguística em África e as línguas francas predominantes no continente, incluindo a língua inglesa. Considera também questões relacionadas com o multilinguismo e a identidade, bem como assuntos relacionados com as implicações da diversidade linguística para a educação dos povos africanos. Em segundoAbstract: This thesis focuses on the global expansion of English and actual issues related to the present time usage of this language at an African context, specifically in Cape Verde. It begins with a theoretical account for the unprecedented spread of English in the world, associated with the globalization process, which has made the language gain the status of lingua franca for intercultural communication. This sudden change has brought implications for the language teaching pedagogy so as to satisfy learner‟s needs, concerning the use of the language in an intelligible way. Then, as English is spoken more and more often by Africans at different levels, the traditional concepts of it operating as a foreign or second language is reconsidered. Given the complexity of multilingualism in Africa, English is also the language chosen by several countries as a medium of instruction to the detriment of indigenous languages, as a way to maintain national unity. Finally, the specific case of Cape Verde is taken into consideration; by means of a questionnaire, I tried to delineate a sociolinguistic profile of the students of third cycle (11th and 12th grades) from three different scenarios of Santiago Island, in the archipelago of Cape Verde. I hope, this study enables us to figure out students‟ views and attitudes towards the presence or influence of English in the Cape-verdean youth life, and rethink about alternative approaches for the teaching of the language in the archipelago.Azuaga, Maria Luísa,1945-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Olívio Ferreira2011-10-10T15:45:06Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4251enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:56.893648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
title English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
spellingShingle English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
Nunes, Olívio Ferreira
Língua inglesa - Estudo e ensino - Cabo-Verde
Comunicação intercultural - África
Educação multicultural - África
Sociolinguística
Teses de mestrado - 2011
title_short English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
title_full English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
title_fullStr English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
title_full_unstemmed English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
title_sort English as a world language: its role as a lingua francaa sociolinguistic profile of students of secondary schools in Santiago Island, in the Archipelago of Cape Verde
author Nunes, Olívio Ferreira
author_facet Nunes, Olívio Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azuaga, Maria Luísa,1945-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Olívio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino - Cabo-Verde
Comunicação intercultural - África
Educação multicultural - África
Sociolinguística
Teses de mestrado - 2011
topic Língua inglesa - Estudo e ensino - Cabo-Verde
Comunicação intercultural - África
Educação multicultural - África
Sociolinguística
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-10-10T15:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4251
url http://hdl.handle.net/10451/4251
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134185032515584