Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Vera
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368
Resumo: Neste artigo examinam-se os grupos de teatro e as escolas da especialidade como meios de profissionalização e inserção dos actores e encenadores no mercado de trabalho teatral português. Primeiro, apresentam-se as experiências no teatro amador e escolar como oportunidades de profissionalização futura dos artistas. Em seguida, discute-se a importância dos grupos de teatro como meios de aprendizagem pela experiência e acumulação de competências, em situação concreta de trabalho; avalia-se a importância das escolas como meios de socialização e apreciam-se os vínculos dos alunos ao mundo teatral, através dos professores e das estratégias activas de trabalho. Por fim, discute-se a autodidaxia e a escola do “outro” no mundo teatral português
id RCAP_61bf52253da46825d3b8bd717f614231
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral portuguêsArtigosNeste artigo examinam-se os grupos de teatro e as escolas da especialidade como meios de profissionalização e inserção dos actores e encenadores no mercado de trabalho teatral português. Primeiro, apresentam-se as experiências no teatro amador e escolar como oportunidades de profissionalização futura dos artistas. Em seguida, discute-se a importância dos grupos de teatro como meios de aprendizagem pela experiência e acumulação de competências, em situação concreta de trabalho; avalia-se a importância das escolas como meios de socialização e apreciam-se os vínculos dos alunos ao mundo teatral, através dos professores e das estratégias activas de trabalho. Por fim, discute-se a autodidaxia e a escola do “outro” no mundo teatral português2017-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368por0872-3419Borges, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T16:19:59Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:03.914371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
title Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
spellingShingle Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
Borges, Vera
Artigos
title_short Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
title_full Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
title_fullStr Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
title_full_unstemmed Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
title_sort Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
author Borges, Vera
author_facet Borges, Vera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo examinam-se os grupos de teatro e as escolas da especialidade como meios de profissionalização e inserção dos actores e encenadores no mercado de trabalho teatral português. Primeiro, apresentam-se as experiências no teatro amador e escolar como oportunidades de profissionalização futura dos artistas. Em seguida, discute-se a importância dos grupos de teatro como meios de aprendizagem pela experiência e acumulação de competências, em situação concreta de trabalho; avalia-se a importância das escolas como meios de socialização e apreciam-se os vínculos dos alunos ao mundo teatral, através dos professores e das estratégias activas de trabalho. Por fim, discute-se a autodidaxia e a escola do “outro” no mundo teatral português
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-3419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130766004715521