Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368 |
Resumo: | Neste artigo examinam-se os grupos de teatro e as escolas da especialidade como meios de profissionalização e inserção dos actores e encenadores no mercado de trabalho teatral português. Primeiro, apresentam-se as experiências no teatro amador e escolar como oportunidades de profissionalização futura dos artistas. Em seguida, discute-se a importância dos grupos de teatro como meios de aprendizagem pela experiência e acumulação de competências, em situação concreta de trabalho; avalia-se a importância das escolas como meios de socialização e apreciam-se os vínculos dos alunos ao mundo teatral, através dos professores e das estratégias activas de trabalho. Por fim, discute-se a autodidaxia e a escola do “outro” no mundo teatral português |
id |
RCAP_61bf52253da46825d3b8bd717f614231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2368 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral portuguêsArtigosNeste artigo examinam-se os grupos de teatro e as escolas da especialidade como meios de profissionalização e inserção dos actores e encenadores no mercado de trabalho teatral português. Primeiro, apresentam-se as experiências no teatro amador e escolar como oportunidades de profissionalização futura dos artistas. Em seguida, discute-se a importância dos grupos de teatro como meios de aprendizagem pela experiência e acumulação de competências, em situação concreta de trabalho; avalia-se a importância das escolas como meios de socialização e apreciam-se os vínculos dos alunos ao mundo teatral, através dos professores e das estratégias activas de trabalho. Por fim, discute-se a autodidaxia e a escola do “outro” no mundo teatral português2017-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368por0872-3419Borges, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T16:19:59Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:03.914371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português |
title |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português |
spellingShingle |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português Borges, Vera Artigos |
title_short |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português |
title_full |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português |
title_fullStr |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português |
title_full_unstemmed |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português |
title_sort |
Actores e encenadores : modalidades de profissionalização no mercado teatral português |
author |
Borges, Vera |
author_facet |
Borges, Vera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo examinam-se os grupos de teatro e as escolas da especialidade como meios de profissionalização e inserção dos actores e encenadores no mercado de trabalho teatral português. Primeiro, apresentam-se as experiências no teatro amador e escolar como oportunidades de profissionalização futura dos artistas. Em seguida, discute-se a importância dos grupos de teatro como meios de aprendizagem pela experiência e acumulação de competências, em situação concreta de trabalho; avalia-se a importância das escolas como meios de socialização e apreciam-se os vínculos dos alunos ao mundo teatral, através dos professores e das estratégias activas de trabalho. Por fim, discute-se a autodidaxia e a escola do “outro” no mundo teatral português |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-3419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130766004715521 |