Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44879 |
Resumo: | Este Relatório é uma análise reflexiva do meu estágio profissional, isto é, da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti integrando o Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, no concelho de Sesimbra, freguesia de Quinta do Conde, durante o ano letivo 2021/2022. O relatório está dividido em 4 partes: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Nas 3 primeiras dimensões é analisado todo o meu percurso formativo e profissional e inteiramente o meu trabalho desenvolvido no estágio pedagógico. Na última dimensão que mencionei em cima, apresento o meu projeto de investigação que desenvolvi durante o ano sobre “a relação entre o nível de atividade física (AF) e a perceção da autoimagem corporal (PAC) dos alunos do 12º ano” numa amostra de 50 alunos da minha escola. É uma investigação que envolve compreender a influência do nível de AF na PAC e no Rendimento Escolar (RE). Como resultados principais da investigação, foi possível verificar que: o nível de AF influencia o RE; o nível de satisfação com o RE e a PAC das alunas é mais alto quanto mais alta é a AF moderada; o nível de satisfação da PAC dos alunos é mais alto quanto mais alta é a AF vigorosa e os alunos estão significativamente mais satisfeitos com o peso e com a PAC do que as alunas. Em suma, quanto mais AF realizarem mais satisfeitos os alunos estarão com o seu peso e com a sua PAC e melhor será o RE. |
id |
RCAP_61d85c5258b561f7a5a483f6950dcde2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º anoAtividade físicaAutoimagem corporalRendimento escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório é uma análise reflexiva do meu estágio profissional, isto é, da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti integrando o Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, no concelho de Sesimbra, freguesia de Quinta do Conde, durante o ano letivo 2021/2022. O relatório está dividido em 4 partes: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Nas 3 primeiras dimensões é analisado todo o meu percurso formativo e profissional e inteiramente o meu trabalho desenvolvido no estágio pedagógico. Na última dimensão que mencionei em cima, apresento o meu projeto de investigação que desenvolvi durante o ano sobre “a relação entre o nível de atividade física (AF) e a perceção da autoimagem corporal (PAC) dos alunos do 12º ano” numa amostra de 50 alunos da minha escola. É uma investigação que envolve compreender a influência do nível de AF na PAC e no Rendimento Escolar (RE). Como resultados principais da investigação, foi possível verificar que: o nível de AF influencia o RE; o nível de satisfação com o RE e a PAC das alunas é mais alto quanto mais alta é a AF moderada; o nível de satisfação da PAC dos alunos é mais alto quanto mais alta é a AF vigorosa e os alunos estão significativamente mais satisfeitos com o peso e com a PAC do que as alunas. Em suma, quanto mais AF realizarem mais satisfeitos os alunos estarão com o seu peso e com a sua PAC e melhor será o RE.Rebolo, Maria AmáliaRepositório ComumOliveira, David2023-05-25T13:57:48Z2023-04-062023-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44879TID:203308476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-19T04:26:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-19T04:26:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano |
title |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano |
spellingShingle |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano Oliveira, David Atividade física Autoimagem corporal Rendimento escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano |
title_full |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano |
title_fullStr |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano |
title_full_unstemmed |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano |
title_sort |
Relação entre o nível de atividade física e a perceção da autoimagem corporal de alunos do 12º ano |
author |
Oliveira, David |
author_facet |
Oliveira, David |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rebolo, Maria Amália Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade física Autoimagem corporal Rendimento escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Atividade física Autoimagem corporal Rendimento escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório é uma análise reflexiva do meu estágio profissional, isto é, da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti integrando o Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, no concelho de Sesimbra, freguesia de Quinta do Conde, durante o ano letivo 2021/2022. O relatório está dividido em 4 partes: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Nas 3 primeiras dimensões é analisado todo o meu percurso formativo e profissional e inteiramente o meu trabalho desenvolvido no estágio pedagógico. Na última dimensão que mencionei em cima, apresento o meu projeto de investigação que desenvolvi durante o ano sobre “a relação entre o nível de atividade física (AF) e a perceção da autoimagem corporal (PAC) dos alunos do 12º ano” numa amostra de 50 alunos da minha escola. É uma investigação que envolve compreender a influência do nível de AF na PAC e no Rendimento Escolar (RE). Como resultados principais da investigação, foi possível verificar que: o nível de AF influencia o RE; o nível de satisfação com o RE e a PAC das alunas é mais alto quanto mais alta é a AF moderada; o nível de satisfação da PAC dos alunos é mais alto quanto mais alta é a AF vigorosa e os alunos estão significativamente mais satisfeitos com o peso e com a PAC do que as alunas. Em suma, quanto mais AF realizarem mais satisfeitos os alunos estarão com o seu peso e com a sua PAC e melhor será o RE. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-25T13:57:48Z 2023-04-06 2023-04-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44879 TID:203308476 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44879 |
identifier_str_mv |
TID:203308476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543318834249728 |