Suporte organizacional percebido e os seus efeitos na satisfação profissional e na perceção de desempenho numa IPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Adelaide Rosa Lourenço
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17828
Resumo: Desde há muito que os investigadores analisam e relacionam os preditores da satisfação profissional e do desempenho profissional. O sucesso organizacional encontram-se dependente do capital humano e, devido aos acontecimentos vivenciados na nossa sociedade atual, que acarretam um aumento da exigência, acumulação de funções e acréscimo de horas trabalhadas, é necessário compreender o que as entidades empregadoras conseguem oferecer para facultar melhores condições laborais, conduzindo assim para o sucesso profissional. Este projeto tem como objetivo avaliar a perceção do apoio organizacional numa IPSS, os seus efeitos na satisfação profissional e na perceção do desempenho dos seus colaboradores. Realizou-se um estudo quantitativo de análise descritiva e correlacional. As medidas utilizadas estão operacionalizadas sob a forma de escalas ordinais tipo Likert e foram aplicadas a 66 dos 73 funcionários da Santa Casa da Misericórdia em Castro Marim, com uma média de idades de 47 anos, maioritariamente do sexo feminina (n = 65) e 63% possui apenas o ensino básico. Tendo em conta os resultados obtidos, é possível concluir que a perceção de suporte organizacional é relevante para a satisfação do trabalho. Neste sentido quanto mais o colaborador se sentir apoiado pela organização onde trabalha, maior probabilidade de estar satisfeito. No entanto, ao contrario do que nos diz a investigação da revisão da literatura a perceção do seu desempenho individual não é influenciada pela perceção de suporte organizacional. Para complementar o projeto, realizou-se um segundo estudo qualitativo com recurso a uma entrevista semi-estrturada ao provedor da instituição em estudo, com o intuito de obter o seu parecer sobre estas variáveis em relação aos colaboradores
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