Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2807 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica. |
id |
RCAP_61eae7a015a043d1ba5d2006f35ffee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2807 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentesPsicologiaPsicologia clínicaTeste psicológico - Escala Breve de Satisfação com a VidaTeste psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte SocialTeste psicológico - Escala de Tonalidade EmocionalTeste psicológico - KIDSCREN 10Teste psicológico - Aptidões Mentais Primárias (Thurstone, 2000)PersonalidadeBem estarAdolescentesInteligênciaDissertação de mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 29 de Março de 2012 pelas 16h00.A investigação tem revelado que as dimensões de personalidade do modelo psicobiológico de Cloninger são um forte preditor de Bem-estar Subjectivo em adultos. Acresce que estudos recentes têm demonstrado relações entre inteligência e personalidade Apesar disso, o modelo psicobiológico de personalidade nunca foi utilizado na avaliação da correlação entre personalidade e BES em adolescentes, nem na avaliação da correlação entre personalidade e inteligência. O objectivo deste estudo foi avaliar a correlação entre as dimensões do modelo psicobiológico da personalidade, o BES e a inteligência em adolescentes. Participaram neste estudo 711 alunos de Escolas Seeundárias Portuguesas. A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Inventário de Temperamento e Personalidade (Júnior) e do Inventário de Temperamento e Carácter (TCI) consoante a idade tosse, respeetivamente, menor que 17 anos e maior ou igual a 17 anos. Para a avaliação do BlS, os partieipantes completaram quatro escalas: Escala Breve de Satisfação com a Vida, kseala l3reve de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Tonalidade Emocional e Kll)SCRHkN 10. A inteligência foi avaliada através do teste de Aptidões Mentais Primárias (lhurstone, 2000) (PMA V, PMA E, PMA R, PMA N e PMA E) e da Prova de Vocabulário da WIS( ‘—III 00 da WAIS III, conforme a idade dos alunos fosse, respectivamente, menor que 7 anos e maior ou igual a 17 anos, os resultados revelaram que as dimensões (NS) e (1—IA) esiflo negal ivainente correlacionadas com o 13ES e as dimensões (RD), (PS), (SI)) e (CO) esifio posilivamenle correlacionadas com o BES. O BES não está relacionado com a inteligência. Entre personalidade e inteligência não verificámos fortes correlações. As dimensões de temperamento (NS), (FIA) e (PS) não apresentaram eorrelações estatistieamente significativas com a inteligência. As dimensões de carácter (SI)) e (SI’) apresentaram eorrelações estatisticamente significativas com a inteligência. Constatámos, todavia, que nos rapazes a inteligência está mais relacionada com a personalidade do que nas raparigas, principalmente, na dimensão de temperamento (RI)) e na dimensão de carácter (ST). Estes resultados são relevantes para a compreensão das especificidades desenvolvimentais associadas à relação entre personalidade, BES e inteligência.Research has shown that thc personality dirnensions of Cloninger’s psychobiological modo! is a strong predictor of subjective wcll-being (SWB) in adults. Moreover, recent siudies have dcrnonstrated relationships bctwccn intclligence and pcrsonality Nevertheless, lie psychobiological model of pcrsonality has nevcr bccn uscd in evaluating the correlation hctwccn personality and SWB in adolescents or in thc cvaluation of the relationship bctwccn personality and inteiligence. The aim of this study was to evaluate the correlation bctween the dinwnsions of the psychobiological model of personality, SWI3 and inteiligence in adolescents. Participatcd in this study 711 students from portuguese Secondary Schools. Personality was asscsscd using the Portuguese version of the Ternperarnent and Personality Invcntory (Junior) and the Temperarnent and Character Inventory (TCI) according to age werc, rcspcctively, less than 17 years and greater than or equal to 17 ycars. For the cvaluation of SWB, participants completed four scalcs: Bricf Satisfaction with Life Scale, 13rief Satisfaction with Social Support, Emotional ‘Fone Scalc and Kidscreen 10. Intelligence was assesscd using the Primary Mental Skills Tcst (Thurstone, 2000) (V PM.A, 5 PMA, R PMA, N PMÁ and F PMA) and the WISC III Vocabulary Test or WAIS-III, according to the age of students wcrc, respectively, less than 17 ycars and greater than or equal to 17 years. The resuks revealcd that the dimensions (NS) and (HÁ) are ncgatively correlated with SWB, and the dirncntions (RD), (PS), (SD) and (CO) are positivcly correlated with SWB. The SWI3 is not rclatcd to inteiligence. Between personality and intelligence we didn’t find a strong correlation. The temperarncnt dimensions (NS) (1-IA) and (P5) showed no statistically significant correlations with intclligcncc. lhe character dirnensions (SD) and (ST) showed statistically significant correlations with intcfligcncc. Wc noted, howevcr, that thc intelligence in boys is related more to pcrsonality than in girls, especially in the dimcnsion of temperarnent (RI)) and the character dirnension (SI’). These resutts are relevant for understanding thc developmental characteristics associated with thc rclationship hetween personality, intelligence and 5W13.2017-02-13T12:27:20Z2017-02-132012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2807http://hdl.handle.net/11067/2807pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Laura da Conceição Ferreira Pereira dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:30Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:49.600387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes |
title |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes |
spellingShingle |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes Sá, Laura da Conceição Ferreira Pereira de Psicologia Psicologia clínica Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com a Vida Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social Teste psicológico - Escala de Tonalidade Emocional Teste psicológico - KIDSCREN 10 Teste psicológico - Aptidões Mentais Primárias (Thurstone, 2000) Personalidade Bem estar Adolescentes Inteligência |
title_short |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes |
title_full |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes |
title_fullStr |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes |
title_sort |
Personalidade, bem-estar subjectivo e inteligência em adolescentes |
author |
Sá, Laura da Conceição Ferreira Pereira de |
author_facet |
Sá, Laura da Conceição Ferreira Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Laura da Conceição Ferreira Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia clínica Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com a Vida Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social Teste psicológico - Escala de Tonalidade Emocional Teste psicológico - KIDSCREN 10 Teste psicológico - Aptidões Mentais Primárias (Thurstone, 2000) Personalidade Bem estar Adolescentes Inteligência |
topic |
Psicologia Psicologia clínica Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com a Vida Teste psicológico - Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social Teste psicológico - Escala de Tonalidade Emocional Teste psicológico - KIDSCREN 10 Teste psicológico - Aptidões Mentais Primárias (Thurstone, 2000) Personalidade Bem estar Adolescentes Inteligência |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2017-02-13T12:27:20Z 2017-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/2807 http://hdl.handle.net/11067/2807 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/2807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136730448658432 |