Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cátia Matos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17807
Resumo: O presente estudo baseia-se na otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades para automóveis através de reduções de tempos de ciclo e da pilotagem de modos alternativos de produção. Uma vez que a Indústria Automóvel vive um ambiente de constante competição, a qualidade e a eficiência dos processos são dois dos principais requisitos competitivos que mais preocupam as empresas. No que diz respeito à otimização de tempos de ciclo, o objetivo é o aumento da cadência de produção identificando os postos de trabalhos mais críticos e melhorar a forma de operar dos mesmos, eliminando os principais desperdícios. No que diz respeito à pilotagem dos modos alternativos, o objetivo é garantir ganho de produtividade e de qualidade sempre que forem originadas falhas ou avarias na linha de produção, tendo em vista o atendimento às exigências dos clientes. Verifica-se também que a standardização dos procedimentos dos modos alternativos de produção contribuem significativamente para a diminuição dos impactos negativos das perturbações da linha de montagem. Ao serem formalizados, os modos alternativos de produção, são primeiro confrontados, recorrendo ao uso da ferramenta FMEA para sua deteção, de acordo com os seus modos de falha e meios de controlo. Este estudo tem como objetivo o aumento de cadência de produção, passando também pela diminuição das perdas diárias de produção.
id RCAP_6201bdf51f1b70a968d79bd04b69f7c4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault CaciaEngenharia e gestão industrialIndústria automóvel - Linhas de montagemO presente estudo baseia-se na otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades para automóveis através de reduções de tempos de ciclo e da pilotagem de modos alternativos de produção. Uma vez que a Indústria Automóvel vive um ambiente de constante competição, a qualidade e a eficiência dos processos são dois dos principais requisitos competitivos que mais preocupam as empresas. No que diz respeito à otimização de tempos de ciclo, o objetivo é o aumento da cadência de produção identificando os postos de trabalhos mais críticos e melhorar a forma de operar dos mesmos, eliminando os principais desperdícios. No que diz respeito à pilotagem dos modos alternativos, o objetivo é garantir ganho de produtividade e de qualidade sempre que forem originadas falhas ou avarias na linha de produção, tendo em vista o atendimento às exigências dos clientes. Verifica-se também que a standardização dos procedimentos dos modos alternativos de produção contribuem significativamente para a diminuição dos impactos negativos das perturbações da linha de montagem. Ao serem formalizados, os modos alternativos de produção, são primeiro confrontados, recorrendo ao uso da ferramenta FMEA para sua deteção, de acordo com os seus modos de falha e meios de controlo. Este estudo tem como objetivo o aumento de cadência de produção, passando também pela diminuição das perdas diárias de produção.The present study is based on the optimization of an automobile’s gearbox assembly line by reducing the cycle time and through the piloting of alternative modes of production. Since the automotive industry is experiencing an environment of constant competition, the quality and the efficiency of the process are the two main competitive requisites that most concern the enterprises. Regarding the optimization of the cycle time, the goal is to increase the production rate by identifying the most critical workstations and to improve the way of operating it, eliminating the main wastes. In the piloting of alternative modes, the goal is to ensure that the productivity rises and quality is improved whenever occur failures or malfunctions in production line, with the ultimate purpose of meeting the customer requirements. Throughout the description of the case study, it is explicit that the standardization of the alternative modes procedures have a great contribution in the reduction of the negative impacts motivated by perturbations in the assembly line. To be formalized, the alternative modes are firstly confronted with the FMEA tool, according to their failure modes and control means. This study aimed to increase the production cadence while, at the same time, decreasing the daily production losses.Universidade de Aveiro2017-06-13T10:32:15Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17807TID:201569973porRodrigues, Cátia Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:56Zoai:ria.ua.pt:10773/17807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:46.766105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
title Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
spellingShingle Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
Rodrigues, Cátia Matos
Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel - Linhas de montagem
title_short Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
title_full Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
title_fullStr Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
title_full_unstemmed Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
title_sort Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
author Rodrigues, Cátia Matos
author_facet Rodrigues, Cátia Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cátia Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel - Linhas de montagem
topic Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel - Linhas de montagem
description O presente estudo baseia-se na otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades para automóveis através de reduções de tempos de ciclo e da pilotagem de modos alternativos de produção. Uma vez que a Indústria Automóvel vive um ambiente de constante competição, a qualidade e a eficiência dos processos são dois dos principais requisitos competitivos que mais preocupam as empresas. No que diz respeito à otimização de tempos de ciclo, o objetivo é o aumento da cadência de produção identificando os postos de trabalhos mais críticos e melhorar a forma de operar dos mesmos, eliminando os principais desperdícios. No que diz respeito à pilotagem dos modos alternativos, o objetivo é garantir ganho de produtividade e de qualidade sempre que forem originadas falhas ou avarias na linha de produção, tendo em vista o atendimento às exigências dos clientes. Verifica-se também que a standardização dos procedimentos dos modos alternativos de produção contribuem significativamente para a diminuição dos impactos negativos das perturbações da linha de montagem. Ao serem formalizados, os modos alternativos de produção, são primeiro confrontados, recorrendo ao uso da ferramenta FMEA para sua deteção, de acordo com os seus modos de falha e meios de controlo. Este estudo tem como objetivo o aumento de cadência de produção, passando também pela diminuição das perdas diárias de produção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-13T10:32:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17807
TID:201569973
url http://hdl.handle.net/10773/17807
identifier_str_mv TID:201569973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578104913920