Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO RIBEIRO, JOĂO CARLOS
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30098
Resumo: As Bibliotecas têm um papel fundamental na vida académica dos alunos do Ensino Superior. Os serviços prestados pelas mesmas, assim como os seus recursos, físicos ou digitais devem estar em constante utilização, por forma a responder às solicitações dos seus utilizadores com a maior celeridade possível. Assim, com o objetivo de apurar quais os recursos da Biblioteca da Academia Militar que precisam de melhorias, procuraram-se investigar quais as áreas científicas, em termos de recursos de fontes bibliográficas, aqueles que mais lacunas apresentam, relevar as mais expressivas carências ao nível da base de dados científicas e estatísticas e, ainda acalentar os outros recursos, além dos recursos bibliográficos e de base de dados, aqueles que são mais urgentes fazer a melhoria da eficiência e qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca da Academia Militar. Dos resultados obtidos através da análise de entrevistas à equipa da Biblioteca da Academia Militar e dos questionários submetidos aos Cadetes-Alunos, apurou-se que existem Bases de Dados como a b-On ou a EBSCO e o RCAAP, entre outros recursos, à disposição dos Alunos, e com eles existe uma vasta panóplia de áreas científicas para pesquisa. Contudo, o Espaço Físico da Biblioteca não é o mais adequado, nomeadamente no que diz respeito aos próprios móveis nos quais se armazena o acervo documental, a falta de recursos humanos e a sua formação, assim como a falta de equipamentos para tornar mais célere o empréstimo domiciliário.
id RCAP_620c9ea0b4c130577c289c7d525f34f0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.Biblioteca; Biblioteconomia; Bases de Dados; Espaço Físico; Recursos; Serviços de BibliotecaBiblioteconomiaAs Bibliotecas têm um papel fundamental na vida académica dos alunos do Ensino Superior. Os serviços prestados pelas mesmas, assim como os seus recursos, físicos ou digitais devem estar em constante utilização, por forma a responder às solicitações dos seus utilizadores com a maior celeridade possível. Assim, com o objetivo de apurar quais os recursos da Biblioteca da Academia Militar que precisam de melhorias, procuraram-se investigar quais as áreas científicas, em termos de recursos de fontes bibliográficas, aqueles que mais lacunas apresentam, relevar as mais expressivas carências ao nível da base de dados científicas e estatísticas e, ainda acalentar os outros recursos, além dos recursos bibliográficos e de base de dados, aqueles que são mais urgentes fazer a melhoria da eficiência e qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca da Academia Militar. Dos resultados obtidos através da análise de entrevistas à equipa da Biblioteca da Academia Militar e dos questionários submetidos aos Cadetes-Alunos, apurou-se que existem Bases de Dados como a b-On ou a EBSCO e o RCAAP, entre outros recursos, à disposição dos Alunos, e com eles existe uma vasta panóplia de áreas científicas para pesquisa. Contudo, o Espaço Físico da Biblioteca não é o mais adequado, nomeadamente no que diz respeito aos próprios móveis nos quais se armazena o acervo documental, a falta de recursos humanos e a sua formação, assim como a falta de equipamentos para tornar mais célere o empréstimo domiciliário.Pascoal Rosado, DavidRepositório ComumCARDOSO RIBEIRO, JOĂO CARLOS2019-11-12T14:35:05Z2019-11-052019-09-30T00:00:00Z2019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30098202289001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:58.825165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
title Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
spellingShingle Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
CARDOSO RIBEIRO, JOĂO CARLOS
Biblioteca; Biblioteconomia; Bases de Dados; Espaço Físico; Recursos; Serviços de Biblioteca
Biblioteconomia
title_short Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
title_full Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
title_fullStr Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
title_full_unstemmed Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
title_sort Da importância da gestão de bibliotecas e do uso de bases de dados científicas e estatísticas. Estudo de caso: Biblioteca da Academia Militar.
author CARDOSO RIBEIRO, JOĂO CARLOS
author_facet CARDOSO RIBEIRO, JOĂO CARLOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pascoal Rosado, David
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO RIBEIRO, JOĂO CARLOS
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca; Biblioteconomia; Bases de Dados; Espaço Físico; Recursos; Serviços de Biblioteca
Biblioteconomia
topic Biblioteca; Biblioteconomia; Bases de Dados; Espaço Físico; Recursos; Serviços de Biblioteca
Biblioteconomia
description As Bibliotecas têm um papel fundamental na vida académica dos alunos do Ensino Superior. Os serviços prestados pelas mesmas, assim como os seus recursos, físicos ou digitais devem estar em constante utilização, por forma a responder às solicitações dos seus utilizadores com a maior celeridade possível. Assim, com o objetivo de apurar quais os recursos da Biblioteca da Academia Militar que precisam de melhorias, procuraram-se investigar quais as áreas científicas, em termos de recursos de fontes bibliográficas, aqueles que mais lacunas apresentam, relevar as mais expressivas carências ao nível da base de dados científicas e estatísticas e, ainda acalentar os outros recursos, além dos recursos bibliográficos e de base de dados, aqueles que são mais urgentes fazer a melhoria da eficiência e qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca da Academia Militar. Dos resultados obtidos através da análise de entrevistas à equipa da Biblioteca da Academia Militar e dos questionários submetidos aos Cadetes-Alunos, apurou-se que existem Bases de Dados como a b-On ou a EBSCO e o RCAAP, entre outros recursos, à disposição dos Alunos, e com eles existe uma vasta panóplia de áreas científicas para pesquisa. Contudo, o Espaço Físico da Biblioteca não é o mais adequado, nomeadamente no que diz respeito aos próprios móveis nos quais se armazena o acervo documental, a falta de recursos humanos e a sua formação, assim como a falta de equipamentos para tornar mais célere o empréstimo domiciliário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12T14:35:05Z
2019-11-05
2019-09-30T00:00:00Z
2019-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30098
202289001
url http://hdl.handle.net/10400.26/30098
identifier_str_mv 202289001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130416862461952