A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42513 |
Resumo: | As companhias aéreas de baixo custo são hoje uma realidade incontornável no paradigma da aviação e do turismo, operando nos principais aeroportos nacionais. O seu modelo de negócio está, por norma, muito associado à variável preço, ou seja, a preços baixos, pelo que, o objetivo principal da investigação será perceber qual a importância das companhias aéreas de baixo custo na taxa de ocupação das diferentes categorias de hotéis nas cidades de Lisboa e Porto. Os resultados apurados mostram que à medida que se vai baixando na categoria dos hotéis, maior é a importância das companhias aéreas de baixo custo na ocupação das unidades. Essa situação é mais premente e notória no mercado do Porto cujo mercado se mostra mais dependente deste modelo de negócio aéreo. No entanto, a potencial saída do mercado das companhias aéreas de baixo custo é sinalisado por todas as categorias hoteleiras com o reconhecimento generalizado de uma grande perda de turistas e impactos no volume de vendas e ocupação das unidades hoteleiras. |
id |
RCAP_623b99a67556867f2f31ba1c8b9ef0ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/42513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e PortoAlojamentoCompanhias aéreas de baixo custoHotelariaTaxa de ocupação por quartoAs companhias aéreas de baixo custo são hoje uma realidade incontornável no paradigma da aviação e do turismo, operando nos principais aeroportos nacionais. O seu modelo de negócio está, por norma, muito associado à variável preço, ou seja, a preços baixos, pelo que, o objetivo principal da investigação será perceber qual a importância das companhias aéreas de baixo custo na taxa de ocupação das diferentes categorias de hotéis nas cidades de Lisboa e Porto. Os resultados apurados mostram que à medida que se vai baixando na categoria dos hotéis, maior é a importância das companhias aéreas de baixo custo na ocupação das unidades. Essa situação é mais premente e notória no mercado do Porto cujo mercado se mostra mais dependente deste modelo de negócio aéreo. No entanto, a potencial saída do mercado das companhias aéreas de baixo custo é sinalisado por todas as categorias hoteleiras com o reconhecimento generalizado de uma grande perda de turistas e impactos no volume de vendas e ocupação das unidades hoteleiras.Low-cost airlines are today an unavoidable reality in aviation and tourism paradigm, operating in major Portuguese airports. Its business model is, normally, correlated with the variable price, in other words, to low prices, so the main objective of this investigation is to understand the importance of low cost carriers in the occupancy rate in the different categories of hotels, in the cities of Lisbon and Porto. The results show that as it is lowering the category of hotels, the greater the importance of the low cost carriers in the occupation of the units. This situation is more acute and notorious in Porto market, whose market shows more dependent on this air business model. However, the potential exit from the market of low cost carriers is pointed out for all hotel categories with the widespread recognition of a great loss of tourists and impacts on the volume of sales and occupancy of hotels.Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e TurismoRepositório da Universidade de LisboaAbrantes, JorgeSilva, JoséMarques da Costa, Nuno2020-03-19T16:02:05Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42513porAbrantes, J., Silva, J., Costa, N. (2017). A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto, Revista Turismo e Desenvolvimento, Aveiro, nº 27/28, pp. 2085-2094. ISSN 2182-1453.1645-92612182-1453metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:42:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:30.325402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto |
title |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto |
spellingShingle |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto Abrantes, Jorge Alojamento Companhias aéreas de baixo custo Hotelaria Taxa de ocupação por quarto |
title_short |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto |
title_full |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto |
title_fullStr |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto |
title_full_unstemmed |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto |
title_sort |
A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto |
author |
Abrantes, Jorge |
author_facet |
Abrantes, Jorge Silva, José Marques da Costa, Nuno |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Marques da Costa, Nuno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Jorge Silva, José Marques da Costa, Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alojamento Companhias aéreas de baixo custo Hotelaria Taxa de ocupação por quarto |
topic |
Alojamento Companhias aéreas de baixo custo Hotelaria Taxa de ocupação por quarto |
description |
As companhias aéreas de baixo custo são hoje uma realidade incontornável no paradigma da aviação e do turismo, operando nos principais aeroportos nacionais. O seu modelo de negócio está, por norma, muito associado à variável preço, ou seja, a preços baixos, pelo que, o objetivo principal da investigação será perceber qual a importância das companhias aéreas de baixo custo na taxa de ocupação das diferentes categorias de hotéis nas cidades de Lisboa e Porto. Os resultados apurados mostram que à medida que se vai baixando na categoria dos hotéis, maior é a importância das companhias aéreas de baixo custo na ocupação das unidades. Essa situação é mais premente e notória no mercado do Porto cujo mercado se mostra mais dependente deste modelo de negócio aéreo. No entanto, a potencial saída do mercado das companhias aéreas de baixo custo é sinalisado por todas as categorias hoteleiras com o reconhecimento generalizado de uma grande perda de turistas e impactos no volume de vendas e ocupação das unidades hoteleiras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-03-19T16:02:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/42513 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/42513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Abrantes, J., Silva, J., Costa, N. (2017). A importância das companhias aéreas de baixo custo para a hotelaria nas cidades de Lisboa e Porto, Revista Turismo e Desenvolvimento, Aveiro, nº 27/28, pp. 2085-2094. ISSN 2182-1453. 1645-9261 2182-1453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134496532987904 |