O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Lauriano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kátia Terezinha Alves Rezende, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Ione Ferreira Santos, Aline Pereira de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do trabalho dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem em uma escola técnica de um município de médio porte. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: Potências do trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema.
id RCAP_6262d6ca1076634814b7681e5489d6f2
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma EtecThe Teaching Work in the Course Nursing Technician in an EtecNursing ProfessorVocational EducationNursing Teacher PracticeDocente de EnfermagemEducação ProfissionalizantePrática do Docente de Enfermagem.Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do trabalho dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem em uma escola técnica de um município de médio porte. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: Potências do trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema.The objective of this study was to outline a profile of teachers who work in the technical nursing course at a technical school in a municipality. Nursing professors were the participants. We used a semi-structured script to collect data sent by email. Data analysis was carried out through content analysis in the thematic modality. At this moment, three themes are presented, namely: The teaching work; Enunciating the challenges of being a teacher and finally, Reflecting on strategies for overcoming the challenges of being a teacher. It appears that the challenges faced by the professors of the Nursing Technician course interfer with their illness, suggesting the importance of studies that reflect this reality more broadly and the more cautious look of the competent authorities to minimize this problem.Ludomedia2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Qualitative Research in Health: Advances and Challenges; 763-769New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 763-769New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 763-7692184-777010.36367/ntqr.8.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472/470Mariana LaurianoKátia Terezinha Alves RezendeSilvia Franco da Rocha TonhomIone Ferreira SantosAline Pereira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:25Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:20.024211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
The Teaching Work in the Course Nursing Technician in an Etec
title O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
spellingShingle O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
Mariana Lauriano
Nursing Professor
Vocational Education
Nursing Teacher Practice
Docente de Enfermagem
Educação Profissionalizante
Prática do Docente de Enfermagem.
title_short O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
title_full O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
title_fullStr O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
title_full_unstemmed O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
title_sort O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
author Mariana Lauriano
author_facet Mariana Lauriano
Kátia Terezinha Alves Rezende
Silvia Franco da Rocha Tonhom
Ione Ferreira Santos
Aline Pereira de Souza
author_role author
author2 Kátia Terezinha Alves Rezende
Silvia Franco da Rocha Tonhom
Ione Ferreira Santos
Aline Pereira de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Lauriano
Kátia Terezinha Alves Rezende
Silvia Franco da Rocha Tonhom
Ione Ferreira Santos
Aline Pereira de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing Professor
Vocational Education
Nursing Teacher Practice
Docente de Enfermagem
Educação Profissionalizante
Prática do Docente de Enfermagem.
topic Nursing Professor
Vocational Education
Nursing Teacher Practice
Docente de Enfermagem
Educação Profissionalizante
Prática do Docente de Enfermagem.
description Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do trabalho dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem em uma escola técnica de um município de médio porte. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: Potências do trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769
https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769
url https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472/470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Qualitative Research in Health: Advances and Challenges; 763-769
New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 763-769
New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 763-769
2184-7770
10.36367/ntqr.8.2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130349160103936