O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do trabalho dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem em uma escola técnica de um município de médio porte. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: Potências do trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema. |
id |
RCAP_6262d6ca1076634814b7681e5489d6f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/472 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma EtecThe Teaching Work in the Course Nursing Technician in an EtecNursing ProfessorVocational EducationNursing Teacher PracticeDocente de EnfermagemEducação ProfissionalizantePrática do Docente de Enfermagem.Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do trabalho dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem em uma escola técnica de um município de médio porte. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: Potências do trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema.The objective of this study was to outline a profile of teachers who work in the technical nursing course at a technical school in a municipality. Nursing professors were the participants. We used a semi-structured script to collect data sent by email. Data analysis was carried out through content analysis in the thematic modality. At this moment, three themes are presented, namely: The teaching work; Enunciating the challenges of being a teacher and finally, Reflecting on strategies for overcoming the challenges of being a teacher. It appears that the challenges faced by the professors of the Nursing Technician course interfer with their illness, suggesting the importance of studies that reflect this reality more broadly and the more cautious look of the competent authorities to minimize this problem.Ludomedia2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Qualitative Research in Health: Advances and Challenges; 763-769New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 763-769New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 763-7692184-777010.36367/ntqr.8.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472/470Mariana LaurianoKátia Terezinha Alves RezendeSilvia Franco da Rocha TonhomIone Ferreira SantosAline Pereira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:25Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:20.024211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec The Teaching Work in the Course Nursing Technician in an Etec |
title |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec |
spellingShingle |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec Mariana Lauriano Nursing Professor Vocational Education Nursing Teacher Practice Docente de Enfermagem Educação Profissionalizante Prática do Docente de Enfermagem. |
title_short |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec |
title_full |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec |
title_fullStr |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec |
title_sort |
O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec |
author |
Mariana Lauriano |
author_facet |
Mariana Lauriano Kátia Terezinha Alves Rezende Silvia Franco da Rocha Tonhom Ione Ferreira Santos Aline Pereira de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Kátia Terezinha Alves Rezende Silvia Franco da Rocha Tonhom Ione Ferreira Santos Aline Pereira de Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariana Lauriano Kátia Terezinha Alves Rezende Silvia Franco da Rocha Tonhom Ione Ferreira Santos Aline Pereira de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Professor Vocational Education Nursing Teacher Practice Docente de Enfermagem Educação Profissionalizante Prática do Docente de Enfermagem. |
topic |
Nursing Professor Vocational Education Nursing Teacher Practice Docente de Enfermagem Educação Profissionalizante Prática do Docente de Enfermagem. |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do trabalho dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem em uma escola técnica de um município de médio porte. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: Potências do trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769 https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/472/470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Qualitative Research in Health: Advances and Challenges; 763-769 New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 763-769 New Trends in Qualitative Research; Vol. 8 (2021): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 763-769 2184-7770 10.36367/ntqr.8.2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130349160103936 |