A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4570 |
Resumo: | Esta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, leccionada pela primeira autora. São seleccionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e reflectem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspectos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. |
id |
RCAP_62665c9d05470ed9ff5574d36c186a79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formaçãoFormação inicialEnsino da ÁlgebraExperiência de formaçãoEnsino elementarEsta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, leccionada pela primeira autora. São seleccionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e reflectem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspectos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.The research studies the development of algebraic thinking of prospective teachers and educators and their learning about teaching and learning of algebra in the early years, in a teaching experiment within an exploratory approach, with particular emphasis on situations involving mathematical modeling. The study follows a qualitative approach, using case studies. The participants are students from a class of Algebra and Functions course of a teacher education program, taught by the first author. Four prospective teachers are selected for case studies. Data are collected by two surveys performed by the 20 students of the class before and after the teaching experiment. Were conduced three individual interviews at different moments of the teaching experiment to four students, based on mathematical tasks dealing with different topics of algebra. Data sources are also given by participant observation data and documents produced by the prospective teachers. This article presents data on work done by the class and, in particular, by Alice in the work with mathematical modeling. The results relate the development of algebraic thinking of the prospective teacher and their understanding of teaching and learning of algebra in the early years, under the teaching experiment, when analyzing the productions of students 6th grade and reflecting on the approach followed by the teacher to develop in their students the ability to resolve situations of modeling. Prospective teacher identify key issues aimed at the development of algebraic thinking of students.António Moreira e Maria João Jesus PinheiroRepositório da Universidade de LisboaBranco, NeusaPonte, João Pedro da2011-11-28T11:49:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4570porBranco, N., & Ponte, J. P. (2011). A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação. Indagatio Didactica, 3(1), 59-79.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:10.725001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação |
title |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação |
spellingShingle |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação Branco, Neusa Formação inicial Ensino da Álgebra Experiência de formação Ensino elementar |
title_short |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação |
title_full |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação |
title_fullStr |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação |
title_full_unstemmed |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação |
title_sort |
A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação |
author |
Branco, Neusa |
author_facet |
Branco, Neusa Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Neusa Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Ensino da Álgebra Experiência de formação Ensino elementar |
topic |
Formação inicial Ensino da Álgebra Experiência de formação Ensino elementar |
description |
Esta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, leccionada pela primeira autora. São seleccionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e reflectem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspectos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-28T11:49:15Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4570 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Branco, N., & Ponte, J. P. (2011). A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação. Indagatio Didactica, 3(1), 59-79. 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
António Moreira e Maria João Jesus Pinheiro |
publisher.none.fl_str_mv |
António Moreira e Maria João Jesus Pinheiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134188207603712 |