A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Neusa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4570
Resumo: Esta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, leccionada pela primeira autora. São seleccionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e reflectem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspectos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.
id RCAP_62665c9d05470ed9ff5574d36c186a79
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formaçãoFormação inicialEnsino da ÁlgebraExperiência de formaçãoEnsino elementarEsta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, leccionada pela primeira autora. São seleccionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e reflectem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspectos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.The research studies the development of algebraic thinking of prospective teachers and educators and their learning about teaching and learning of algebra in the early years, in a teaching experiment within an exploratory approach, with particular emphasis on situations involving mathematical modeling. The study follows a qualitative approach, using case studies. The participants are students from a class of Algebra and Functions course of a teacher education program, taught by the first author. Four prospective teachers are selected for case studies. Data are collected by two surveys performed by the 20 students of the class before and after the teaching experiment. Were conduced three individual interviews at different moments of the teaching experiment to four students, based on mathematical tasks dealing with different topics of algebra. Data sources are also given by participant observation data and documents produced by the prospective teachers. This article presents data on work done by the class and, in particular, by Alice in the work with mathematical modeling. The results relate the development of algebraic thinking of the prospective teacher and their understanding of teaching and learning of algebra in the early years, under the teaching experiment, when analyzing the productions of students 6th grade and reflecting on the approach followed by the teacher to develop in their students the ability to resolve situations of modeling. Prospective teacher identify key issues aimed at the development of algebraic thinking of students.António Moreira e Maria João Jesus PinheiroRepositório da Universidade de LisboaBranco, NeusaPonte, João Pedro da2011-11-28T11:49:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4570porBranco, N., & Ponte, J. P. (2011). A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação. Indagatio Didactica, 3(1), 59-79.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:10.725001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
title A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
spellingShingle A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
Branco, Neusa
Formação inicial
Ensino da Álgebra
Experiência de formação
Ensino elementar
title_short A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
title_full A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
title_fullStr A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
title_full_unstemmed A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
title_sort A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação
author Branco, Neusa
author_facet Branco, Neusa
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Neusa
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Ensino da Álgebra
Experiência de formação
Ensino elementar
topic Formação inicial
Ensino da Álgebra
Experiência de formação
Ensino elementar
description Esta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, leccionada pela primeira autora. São seleccionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e reflectem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspectos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-28T11:49:15Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4570
url http://hdl.handle.net/10451/4570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Branco, N., & Ponte, J. P. (2011). A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação. Indagatio Didactica, 3(1), 59-79.
1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv António Moreira e Maria João Jesus Pinheiro
publisher.none.fl_str_mv António Moreira e Maria João Jesus Pinheiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134188207603712