A Lingerie enquanto fator influenciador na construção identitária da Mulher
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12457 |
Resumo: | O presente artigo visa desenvolver reflexões com o intuito de apresentar a relação que existe entre a mulher e o conceito/termo de lingerie, percebendo assim de que forma é que este tipo de vestuário em concreto, comunica com a utilizadora, e como é que esta comunicação permite, ou não, conhecer parte da identidade da mulher. É importante perceber de que forma é que através da lingerie é possível encontrar fatores influenciadores na mulher e como é que simultaneamente, estes têm impacto na visão que esta tem de si mesma e na sua construção identitária. Para poder obter informação que permita analisar o assunto em questão, a metodologia focar-se-á numa análise da evolução da lingerie ao longo do tempo, passando por um enquadramento teórico com base nesta evolução, e no papel que passou a ter na atualidade a nível histórico e sociológico. Posteriormente à recolha desta informação, proceder-se-á a uma pesquisa etimológica dos fatores chave: lingerie e mulher; e a relação entre estes. Relativamente aos métodos de estudo, os mais adequados são: o estudo qualitativo (entrevistas em profundidade) e os questionários, para uma recolha mais aprofundada dos fatores que vão influenciar o sentimento de concretização e uma alteração naquilo que é o psicológico da mulher. O pretendido com os estudos mencionados é obter informação que caracterize este tipo de vestuário como um fator que vai influenciar significativamente a forma como a mulher olha para si mesma, aquilo que sente, e a forma como a comunicação com este tipo de vestuário é estabelecida, e simultaneamente reflete/exterioriza as perceções internas. |
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A Lingerie enquanto fator influenciador na construção identitária da MulherIdentidadeLingerieModaMulherDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes:: Branding::Design de ModaO presente artigo visa desenvolver reflexões com o intuito de apresentar a relação que existe entre a mulher e o conceito/termo de lingerie, percebendo assim de que forma é que este tipo de vestuário em concreto, comunica com a utilizadora, e como é que esta comunicação permite, ou não, conhecer parte da identidade da mulher. É importante perceber de que forma é que através da lingerie é possível encontrar fatores influenciadores na mulher e como é que simultaneamente, estes têm impacto na visão que esta tem de si mesma e na sua construção identitária. Para poder obter informação que permita analisar o assunto em questão, a metodologia focar-se-á numa análise da evolução da lingerie ao longo do tempo, passando por um enquadramento teórico com base nesta evolução, e no papel que passou a ter na atualidade a nível histórico e sociológico. Posteriormente à recolha desta informação, proceder-se-á a uma pesquisa etimológica dos fatores chave: lingerie e mulher; e a relação entre estes. Relativamente aos métodos de estudo, os mais adequados são: o estudo qualitativo (entrevistas em profundidade) e os questionários, para uma recolha mais aprofundada dos fatores que vão influenciar o sentimento de concretização e uma alteração naquilo que é o psicológico da mulher. O pretendido com os estudos mencionados é obter informação que caracterize este tipo de vestuário como um fator que vai influenciar significativamente a forma como a mulher olha para si mesma, aquilo que sente, e a forma como a comunicação com este tipo de vestuário é estabelecida, e simultaneamente reflete/exterioriza as perceções internas.The purpose of the present article is to develop some thoughts with the intention of presenting the existing relationship between a woman and the concept of lingerie, understanding, with this, in which way this type of apparel communicates with the user, and how this communication allows, or not, to know part of the identity of the woman. It is important to understand how it is possible to find influencing factors on the woman, through lingerie, and how simultaneously they impact herself and the construction of her identity. In order to obtain information that allows us to analyze the matter in question, the methodology will be focused on an analysis of the evolution of lingerie through time, going through a theoretical framework based on this evolution, and in the role that it has nowadays at a theoretical and sociological level. After gathering this information, it will proceed to etymological research of the key factors: lingerie and women and the relationship between these two. Relatively to the study methods, the most suitable is the qualitative study (in-depth interviews) and the questionnaires, for a deeper collection of the factors that will influence the feeling of realization and the changes in the woman’s psychology. The intention of the mentioned studies is to obtain information that characterize this type of apparel as a factor that will significantly influence the way how the woman sees herself, what she feels, the way that this type of apparel communicates with her, and simultaneously how it reflects the internal perceptions.Rousseau, José AntónioMarques, Maria Susana Cristina GomesuBibliorumFarragolo, Maria Luísa Freixa2022-12-06T12:20:42Z2022-02-152021-10-142022-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12457TID:203109252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:03.424991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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