Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cátia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Matilde, Mendes, Marta, Silva, Manuela V., Moreira, Camilo C., Monteiro, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22905
Resumo: A adequabilidade do dimensionamento dos postos e equipamentos de trabalho aos trabalhadores e às tarefas desenvolvidas é fundamental para a promoção de condições de conforto e prevenção do desenvolvimento de LMERT. A percepção dos trabalhadores é importante para a análise e intervenção ergonómica. Este estudo teve como objectivo analisar a percepção dos trabalhadores sobre a adequabilidade dos postos de trabalho que envolvam tarefas ao microscópio. Foi analisada a adequabilidade das dimensões dos elementos do mobiliário e do microscópio, e desenvolvido e aplicado o Questionário de Análise Ergonómica de Tarefas ao Microscópio (QAETM). O questionário contemplou questões associadas a características pessoais, actividades desenvolvidas, percepções de risco e sensações de dor e/ou desconforto. A análise das dimensões dos postos de trabalho mostrou que estas se apresentam em geral inadequadas às tarefas realizadas. Verificou-se ainda que alguns postos de trabalho tinham sofrido intervenções por parte dos profissionais. A maioria dos inquiridos considera as dimensões das cadeiras adequadas, contrariamente à das bancadas. No que respeita ao microscópio, foram sugeridas alterações ao nível dos parafusos de focagem, movimentação de platina e altura e inclinação das oculares. Este estudo permitiu verificar que alguns dos profissionais apresentam uma baixa percepção ergonómica, não sendo na sua maioria capazes de identificar a falta de adequabilidade das dimensões dos seus postos de trabalho. Apesar do referido, alguns revelaram preocupações ergonómicas, sugerindo e identificando, nomeadamente ao nível do microscópio, situações a alterar, tendo mesmo a iniciativa de intervir no seu posto de trabalho de modo a promover uma melhor postura.
id RCAP_6281c2ca3715e39b8a5f3b714b5f68b0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópioErgonomiaPercepçãoPostos de trabalhoMicroscópioA adequabilidade do dimensionamento dos postos e equipamentos de trabalho aos trabalhadores e às tarefas desenvolvidas é fundamental para a promoção de condições de conforto e prevenção do desenvolvimento de LMERT. A percepção dos trabalhadores é importante para a análise e intervenção ergonómica. Este estudo teve como objectivo analisar a percepção dos trabalhadores sobre a adequabilidade dos postos de trabalho que envolvam tarefas ao microscópio. Foi analisada a adequabilidade das dimensões dos elementos do mobiliário e do microscópio, e desenvolvido e aplicado o Questionário de Análise Ergonómica de Tarefas ao Microscópio (QAETM). O questionário contemplou questões associadas a características pessoais, actividades desenvolvidas, percepções de risco e sensações de dor e/ou desconforto. A análise das dimensões dos postos de trabalho mostrou que estas se apresentam em geral inadequadas às tarefas realizadas. Verificou-se ainda que alguns postos de trabalho tinham sofrido intervenções por parte dos profissionais. A maioria dos inquiridos considera as dimensões das cadeiras adequadas, contrariamente à das bancadas. No que respeita ao microscópio, foram sugeridas alterações ao nível dos parafusos de focagem, movimentação de platina e altura e inclinação das oculares. Este estudo permitiu verificar que alguns dos profissionais apresentam uma baixa percepção ergonómica, não sendo na sua maioria capazes de identificar a falta de adequabilidade das dimensões dos seus postos de trabalho. Apesar do referido, alguns revelaram preocupações ergonómicas, sugerindo e identificando, nomeadamente ao nível do microscópio, situações a alterar, tendo mesmo a iniciativa de intervir no seu posto de trabalho de modo a promover uma melhor postura.Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais – SPOSHORepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, CátiaRodrigues, MatildeMendes, MartaSilva, Manuela V.Moreira, Camilo C.Monteiro, Pedro2023-05-23T15:47:29Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22905engCátia Silva, Matilde Rodrigues, Marta Mendes, Manuela V. Silva, Camilo C. Moreira, & Pedro Monteiro. (2011). Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio. Occupational Safety and Hygiene – SHO 2011, 619–624.978-972-99504-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
title Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
spellingShingle Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
Silva, Cátia
Ergonomia
Percepção
Postos de trabalho
Microscópio
title_short Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
title_full Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
title_fullStr Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
title_full_unstemmed Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
title_sort Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio
author Silva, Cátia
author_facet Silva, Cátia
Rodrigues, Matilde
Mendes, Marta
Silva, Manuela V.
Moreira, Camilo C.
Monteiro, Pedro
author_role author
author2 Rodrigues, Matilde
Mendes, Marta
Silva, Manuela V.
Moreira, Camilo C.
Monteiro, Pedro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cátia
Rodrigues, Matilde
Mendes, Marta
Silva, Manuela V.
Moreira, Camilo C.
Monteiro, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Percepção
Postos de trabalho
Microscópio
topic Ergonomia
Percepção
Postos de trabalho
Microscópio
description A adequabilidade do dimensionamento dos postos e equipamentos de trabalho aos trabalhadores e às tarefas desenvolvidas é fundamental para a promoção de condições de conforto e prevenção do desenvolvimento de LMERT. A percepção dos trabalhadores é importante para a análise e intervenção ergonómica. Este estudo teve como objectivo analisar a percepção dos trabalhadores sobre a adequabilidade dos postos de trabalho que envolvam tarefas ao microscópio. Foi analisada a adequabilidade das dimensões dos elementos do mobiliário e do microscópio, e desenvolvido e aplicado o Questionário de Análise Ergonómica de Tarefas ao Microscópio (QAETM). O questionário contemplou questões associadas a características pessoais, actividades desenvolvidas, percepções de risco e sensações de dor e/ou desconforto. A análise das dimensões dos postos de trabalho mostrou que estas se apresentam em geral inadequadas às tarefas realizadas. Verificou-se ainda que alguns postos de trabalho tinham sofrido intervenções por parte dos profissionais. A maioria dos inquiridos considera as dimensões das cadeiras adequadas, contrariamente à das bancadas. No que respeita ao microscópio, foram sugeridas alterações ao nível dos parafusos de focagem, movimentação de platina e altura e inclinação das oculares. Este estudo permitiu verificar que alguns dos profissionais apresentam uma baixa percepção ergonómica, não sendo na sua maioria capazes de identificar a falta de adequabilidade das dimensões dos seus postos de trabalho. Apesar do referido, alguns revelaram preocupações ergonómicas, sugerindo e identificando, nomeadamente ao nível do microscópio, situações a alterar, tendo mesmo a iniciativa de intervir no seu posto de trabalho de modo a promover uma melhor postura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2023-05-23T15:47:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22905
url http://hdl.handle.net/10400.22/22905
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Cátia Silva, Matilde Rodrigues, Marta Mendes, Manuela V. Silva, Camilo C. Moreira, & Pedro Monteiro. (2011). Análise da percepção ergonómica de postos de trabalho dotados de microscópio. Occupational Safety and Hygiene – SHO 2011, 619–624.
978-972-99504-7-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais – SPOSHO
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais – SPOSHO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302515990134784