O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2260 |
Resumo: | As novas tecnologias vieram para ficar e revolucionar as nossas vidas. Cada vez mais há a necessidade de recorrer a ferramentas tecnológicas para transmitir ensinamentos aos nossos alunos, e sobretudo na Educação Física. Os meios audiovisuais são, mais do que nunca, importantes, contudo é necessário orientar o uso da tecnologia para a partilha de saberes e de documentos na nossa área. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo conhecer a importância da plataforma Second Life© na formação e partilha de materiais didáticos de Educação Física. Amostra: O estudo aqui apresentado, reuniu, profissionais da área de Educação Física e também de outras áreas, totalizando vinte e sete presenças provenientes de Portugal e Brasil, na plataforma Second Life©. Procedimentos: Foram realizados dois encontros dentro da plataforma, e através das ferramentas que o Second Life© apresenta, Chat e Voz, foram debatidos alguns temas, verificando uma grande participação por parte dos presentes. Encontros: Os encontros foram realizados em dois espaços diferentes, o primeiro na Academia Imagens da Cultura, Portucalis, e o segundo no auditório da Betatechonologies. Ambos os encontros foram insistentemente bem divulgados no facebook©, no youtube©, por email e em blogs. Resultados: Após a análise dos questionários, os avatares presentes, classificaram positivamente os dois encontros, e também a importância que esta plataforma revela para a partilha de conhecimentos e documentos didáticos de Educação Física. Referiram também aspetos negativos e positivos dos encontros, e quais as principais vantagens em utilizar a plataforma tridimensional Second Life© ao serviço da Educação Física e Desporto, realçando a “Participação de elementos que de outra forma estariam ausentes”. Para além disto, verificou-se uma participação avolumada, comprovada pelo numero elevado de mensagens reunidas e o interesse na discussão dos temas apresentados. |
id |
RCAP_6284b9583b1080539faec85b132586e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação FísicaPartilhaSecond Life©Educação FísicaProfessoresFormaçãoAs novas tecnologias vieram para ficar e revolucionar as nossas vidas. Cada vez mais há a necessidade de recorrer a ferramentas tecnológicas para transmitir ensinamentos aos nossos alunos, e sobretudo na Educação Física. Os meios audiovisuais são, mais do que nunca, importantes, contudo é necessário orientar o uso da tecnologia para a partilha de saberes e de documentos na nossa área. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo conhecer a importância da plataforma Second Life© na formação e partilha de materiais didáticos de Educação Física. Amostra: O estudo aqui apresentado, reuniu, profissionais da área de Educação Física e também de outras áreas, totalizando vinte e sete presenças provenientes de Portugal e Brasil, na plataforma Second Life©. Procedimentos: Foram realizados dois encontros dentro da plataforma, e através das ferramentas que o Second Life© apresenta, Chat e Voz, foram debatidos alguns temas, verificando uma grande participação por parte dos presentes. Encontros: Os encontros foram realizados em dois espaços diferentes, o primeiro na Academia Imagens da Cultura, Portucalis, e o segundo no auditório da Betatechonologies. Ambos os encontros foram insistentemente bem divulgados no facebook©, no youtube©, por email e em blogs. Resultados: Após a análise dos questionários, os avatares presentes, classificaram positivamente os dois encontros, e também a importância que esta plataforma revela para a partilha de conhecimentos e documentos didáticos de Educação Física. Referiram também aspetos negativos e positivos dos encontros, e quais as principais vantagens em utilizar a plataforma tridimensional Second Life© ao serviço da Educação Física e Desporto, realçando a “Participação de elementos que de outra forma estariam ausentes”. Para além disto, verificou-se uma participação avolumada, comprovada pelo numero elevado de mensagens reunidas e o interesse na discussão dos temas apresentados.New technologies are here to stay and revolutionize our lives. Increasingly there is a need to appeal at technology tools to transmit knowledge to our students particularly in Physical Education. The audiovisual media are more than ever important, yet it is necessary to guide the use of technology for knowledge sharing and documents in our area. Objective: This study main objective is knowing the importance of the platform Second Life © in the formation and sharing of didactic materials in Physical Education. Sample: The study stated here, joined professionals in the field of Physical Education and also other areas, totaling twenty-seven presences from Portugal and Brazil, on the platform Second Life©. Procedures: There were two meetings within the platform, using the tools that Second Life© provides, Chat and Voice, some issues were discussed, checking a large participation by those present. Meetings: The meetings were conducted in two different spaces, the first at the Academia Imagens da Cultura, Portucalis, and the second in the auditorium of Betatechonologies. Both meetings were well and repeatedly advertised on facebook©, on YouTube©, email and blogs. Results: After analyzing the question forms, the avatars present, rated positively the two meetings, and also the importance of this platform in sharing knowledge and didactic documents in Physical Education. They also reported negative and positive aspects of the meetings, and the main advantages of using three-dimensional platform Second Life © at the service of Physical Education and Sport, highlighting the "Participation of elements that otherwise would be absent." In addition, there was a huge participation, evidenced by the high number of messages gathered and the interest in the discussion of the topics presented.2012-12-03T12:02:46Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2260porLima, João Pedro Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:45.475344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física |
title |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física |
spellingShingle |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física Lima, João Pedro Sá Partilha Second Life© Educação Física Professores Formação |
title_short |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física |
title_full |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física |
title_fullStr |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física |
title_full_unstemmed |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física |
title_sort |
O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física |
author |
Lima, João Pedro Sá |
author_facet |
Lima, João Pedro Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, João Pedro Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Partilha Second Life© Educação Física Professores Formação |
topic |
Partilha Second Life© Educação Física Professores Formação |
description |
As novas tecnologias vieram para ficar e revolucionar as nossas vidas. Cada vez mais há a necessidade de recorrer a ferramentas tecnológicas para transmitir ensinamentos aos nossos alunos, e sobretudo na Educação Física. Os meios audiovisuais são, mais do que nunca, importantes, contudo é necessário orientar o uso da tecnologia para a partilha de saberes e de documentos na nossa área. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo conhecer a importância da plataforma Second Life© na formação e partilha de materiais didáticos de Educação Física. Amostra: O estudo aqui apresentado, reuniu, profissionais da área de Educação Física e também de outras áreas, totalizando vinte e sete presenças provenientes de Portugal e Brasil, na plataforma Second Life©. Procedimentos: Foram realizados dois encontros dentro da plataforma, e através das ferramentas que o Second Life© apresenta, Chat e Voz, foram debatidos alguns temas, verificando uma grande participação por parte dos presentes. Encontros: Os encontros foram realizados em dois espaços diferentes, o primeiro na Academia Imagens da Cultura, Portucalis, e o segundo no auditório da Betatechonologies. Ambos os encontros foram insistentemente bem divulgados no facebook©, no youtube©, por email e em blogs. Resultados: Após a análise dos questionários, os avatares presentes, classificaram positivamente os dois encontros, e também a importância que esta plataforma revela para a partilha de conhecimentos e documentos didáticos de Educação Física. Referiram também aspetos negativos e positivos dos encontros, e quais as principais vantagens em utilizar a plataforma tridimensional Second Life© ao serviço da Educação Física e Desporto, realçando a “Participação de elementos que de outra forma estariam ausentes”. Para além disto, verificou-se uma participação avolumada, comprovada pelo numero elevado de mensagens reunidas e o interesse na discussão dos temas apresentados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-12-03T12:02:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2260 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137123111010304 |