O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, João Pedro Sá
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2260
Resumo: As novas tecnologias vieram para ficar e revolucionar as nossas vidas. Cada vez mais há a necessidade de recorrer a ferramentas tecnológicas para transmitir ensinamentos aos nossos alunos, e sobretudo na Educação Física. Os meios audiovisuais são, mais do que nunca, importantes, contudo é necessário orientar o uso da tecnologia para a partilha de saberes e de documentos na nossa área. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo conhecer a importância da plataforma Second Life© na formação e partilha de materiais didáticos de Educação Física. Amostra: O estudo aqui apresentado, reuniu, profissionais da área de Educação Física e também de outras áreas, totalizando vinte e sete presenças provenientes de Portugal e Brasil, na plataforma Second Life©. Procedimentos: Foram realizados dois encontros dentro da plataforma, e através das ferramentas que o Second Life© apresenta, Chat e Voz, foram debatidos alguns temas, verificando uma grande participação por parte dos presentes. Encontros: Os encontros foram realizados em dois espaços diferentes, o primeiro na Academia Imagens da Cultura, Portucalis, e o segundo no auditório da Betatechonologies. Ambos os encontros foram insistentemente bem divulgados no facebook©, no youtube©, por email e em blogs. Resultados: Após a análise dos questionários, os avatares presentes, classificaram positivamente os dois encontros, e também a importância que esta plataforma revela para a partilha de conhecimentos e documentos didáticos de Educação Física. Referiram também aspetos negativos e positivos dos encontros, e quais as principais vantagens em utilizar a plataforma tridimensional Second Life© ao serviço da Educação Física e Desporto, realçando a “Participação de elementos que de outra forma estariam ausentes”. Para além disto, verificou-se uma participação avolumada, comprovada pelo numero elevado de mensagens reunidas e o interesse na discussão dos temas apresentados.
id RCAP_6284b9583b1080539faec85b132586e0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação FísicaPartilhaSecond Life©Educação FísicaProfessoresFormaçãoAs novas tecnologias vieram para ficar e revolucionar as nossas vidas. Cada vez mais há a necessidade de recorrer a ferramentas tecnológicas para transmitir ensinamentos aos nossos alunos, e sobretudo na Educação Física. Os meios audiovisuais são, mais do que nunca, importantes, contudo é necessário orientar o uso da tecnologia para a partilha de saberes e de documentos na nossa área. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo conhecer a importância da plataforma Second Life© na formação e partilha de materiais didáticos de Educação Física. Amostra: O estudo aqui apresentado, reuniu, profissionais da área de Educação Física e também de outras áreas, totalizando vinte e sete presenças provenientes de Portugal e Brasil, na plataforma Second Life©. Procedimentos: Foram realizados dois encontros dentro da plataforma, e através das ferramentas que o Second Life© apresenta, Chat e Voz, foram debatidos alguns temas, verificando uma grande participação por parte dos presentes. Encontros: Os encontros foram realizados em dois espaços diferentes, o primeiro na Academia Imagens da Cultura, Portucalis, e o segundo no auditório da Betatechonologies. Ambos os encontros foram insistentemente bem divulgados no facebook©, no youtube©, por email e em blogs. Resultados: Após a análise dos questionários, os avatares presentes, classificaram positivamente os dois encontros, e também a importância que esta plataforma revela para a partilha de conhecimentos e documentos didáticos de Educação Física. Referiram também aspetos negativos e positivos dos encontros, e quais as principais vantagens em utilizar a plataforma tridimensional Second Life© ao serviço da Educação Física e Desporto, realçando a “Participação de elementos que de outra forma estariam ausentes”. Para além disto, verificou-se uma participação avolumada, comprovada pelo numero elevado de mensagens reunidas e o interesse na discussão dos temas apresentados.New technologies are here to stay and revolutionize our lives. Increasingly there is a need to appeal at technology tools to transmit knowledge to our students particularly in Physical Education. The audiovisual media are more than ever important, yet it is necessary to guide the use of technology for knowledge sharing and documents in our area. Objective: This study main objective is knowing the importance of the platform Second Life © in the formation and sharing of didactic materials in Physical Education. Sample: The study stated here, joined professionals in the field of Physical Education and also other areas, totaling twenty-seven presences from Portugal and Brazil, on the platform Second Life©. Procedures: There were two meetings within the platform, using the tools that Second Life© provides, Chat and Voice, some issues were discussed, checking a large participation by those present. Meetings: The meetings were conducted in two different spaces, the first at the Academia Imagens da Cultura, Portucalis, and the second in the auditorium of Betatechonologies. Both meetings were well and repeatedly advertised on facebook©, on YouTube©, email and blogs. Results: After analyzing the question forms, the avatars present, rated positively the two meetings, and also the importance of this platform in sharing knowledge and didactic documents in Physical Education. They also reported negative and positive aspects of the meetings, and the main advantages of using three-dimensional platform Second Life © at the service of Physical Education and Sport, highlighting the "Participation of elements that otherwise would be absent." In addition, there was a huge participation, evidenced by the high number of messages gathered and the interest in the discussion of the topics presented.2012-12-03T12:02:46Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2260porLima, João Pedro Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:45.475344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
title O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
spellingShingle O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
Lima, João Pedro Sá
Partilha
Second Life©
Educação Física
Professores
Formação
title_short O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
title_full O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
title_fullStr O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
title_full_unstemmed O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
title_sort O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física
author Lima, João Pedro Sá
author_facet Lima, João Pedro Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, João Pedro Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Partilha
Second Life©
Educação Física
Professores
Formação
topic Partilha
Second Life©
Educação Física
Professores
Formação
description As novas tecnologias vieram para ficar e revolucionar as nossas vidas. Cada vez mais há a necessidade de recorrer a ferramentas tecnológicas para transmitir ensinamentos aos nossos alunos, e sobretudo na Educação Física. Os meios audiovisuais são, mais do que nunca, importantes, contudo é necessário orientar o uso da tecnologia para a partilha de saberes e de documentos na nossa área. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo conhecer a importância da plataforma Second Life© na formação e partilha de materiais didáticos de Educação Física. Amostra: O estudo aqui apresentado, reuniu, profissionais da área de Educação Física e também de outras áreas, totalizando vinte e sete presenças provenientes de Portugal e Brasil, na plataforma Second Life©. Procedimentos: Foram realizados dois encontros dentro da plataforma, e através das ferramentas que o Second Life© apresenta, Chat e Voz, foram debatidos alguns temas, verificando uma grande participação por parte dos presentes. Encontros: Os encontros foram realizados em dois espaços diferentes, o primeiro na Academia Imagens da Cultura, Portucalis, e o segundo no auditório da Betatechonologies. Ambos os encontros foram insistentemente bem divulgados no facebook©, no youtube©, por email e em blogs. Resultados: Após a análise dos questionários, os avatares presentes, classificaram positivamente os dois encontros, e também a importância que esta plataforma revela para a partilha de conhecimentos e documentos didáticos de Educação Física. Referiram também aspetos negativos e positivos dos encontros, e quais as principais vantagens em utilizar a plataforma tridimensional Second Life© ao serviço da Educação Física e Desporto, realçando a “Participação de elementos que de outra forma estariam ausentes”. Para além disto, verificou-se uma participação avolumada, comprovada pelo numero elevado de mensagens reunidas e o interesse na discussão dos temas apresentados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-12-03T12:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2260
url http://hdl.handle.net/10348/2260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137123111010304