O ensino da contabilização dos impostos diferidos : análise de três instituições do ensino superior politécnico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2071 |
Resumo: | No contexto atual de permanente mudança em que se requer a utilização de princípios contabilísticos semelhantes para possibilitar uma melhor avaliação das empresas e a comparabilidade da informação financeira destas, torna-se necessária, cada vez mais, a atualização rápida e continuada dos conhecimentos e práticas de ensino. Se para a generalidade das disciplinas dos cursos superiores esta é uma questão fulcral, para a contabilidade e para a fiscalidade essa necessidade de atualização assume-se como imprescindível. Se nos centrarmos na problemática específica dos impostos diferidos que interseta estas duas disciplinas, os conhecimentos e as competências dos estudantes e profissionais desta área terão de ser ainda mais sólidos e coerentes para enfrentar as divergências de tratamento cada vez mais complexas. Então, o perfeito e atualizado entendimento das regras estabelecidas pelo contabilista é fundamental para a qualidade das práticas contabilísticas. Por isso, é essencial que os novos profissionais da área estejam aptos para esta tarefa e que a educação a nível superior tenha em conta estas necessidades Accounting Education ou educação contabilística é uma área da investigação da contabilidade que relaciona as metodologias de ensino com a qualidade de aprendizagem, promovendo a melhoria dos conhecimentos e competências dos alunos. Assim, é necessário que haja um bom ambiente de aprendizagem de modo a potenciar o saber. Esta dissertação de mestrado propõe-se aferir o ensino da temática dos impostos diferidos nos últimos anos dos cursos relacionados com a contabilidade e fiscalidade de três Instituições portuguesas do ensino superior pertencentes à Associação de Politécnicos da Região Norte (APNOR): Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Na recolha de informação foi utilizado o método de investigação quantitativo, através da aplicação de inquéritos a estudantes das áreas da contabilidade, finanças e fiscalidade do ensino superior politécnico destas 3 Instituições. Os resultados obtidos revelam que grande parte dos inquiridos conhece mal o tema dos impostos diferidos e que têm consciência desse facto. A importância do tema é também subvalorizada pelos que serão os novos profissionais das áreas de contabilidade e/ou fiscalidade. A carga horária atribuída ao estudo dos impostos diferidos é claramente insuficiente. O tema dos impostos diferidos não motiva os inquiridos à realização de pesquisa adicional. No que concerne à avaliação da exposição dos docentes sobre o tema, esta foi considerada média. Os inquiridos com experiência profissional são os que têm maior conhecimento, existindo uma relação significativa entre o estabelecimento de ensino frequentado, o curso de contabilidade e o mestrado em contabilidade e finanças. No âmbito das conceções do ambiente de aprendizagem observadas, os resultados desta tese corroboram os de Teixeira (2013). Com base nas conclusões obtidas, fazem-se sugestões para a melhoria do ensino e aprendizagem de impostos diferidos. |
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O ensino da contabilização dos impostos diferidos : análise de três instituições do ensino superior politécnicoImpostos diferidosContabilidadeFiscalidadeEducação em contabilidadeImpuestos diferidosContabilidadImpuestosEducación en contabilidadDeferred taxesAccountingTaxationAccounting educationNo contexto atual de permanente mudança em que se requer a utilização de princípios contabilísticos semelhantes para possibilitar uma melhor avaliação das empresas e a comparabilidade da informação financeira destas, torna-se necessária, cada vez mais, a atualização rápida e continuada dos conhecimentos e práticas de ensino. Se para a generalidade das disciplinas dos cursos superiores esta é uma questão fulcral, para a contabilidade e para a fiscalidade essa necessidade de atualização assume-se como imprescindível. Se nos centrarmos na problemática específica dos impostos diferidos que interseta estas duas disciplinas, os conhecimentos e as competências dos estudantes e profissionais desta área terão de ser ainda mais sólidos e coerentes para enfrentar as divergências de tratamento cada vez mais complexas. Então, o perfeito e atualizado entendimento das regras estabelecidas pelo contabilista é fundamental para a qualidade das práticas contabilísticas. Por isso, é essencial que os novos profissionais da área estejam aptos para esta tarefa e que a educação a nível superior tenha em conta estas necessidades Accounting Education ou educação contabilística é uma área da investigação da contabilidade que relaciona as metodologias de ensino com a qualidade de aprendizagem, promovendo a melhoria dos conhecimentos e competências dos alunos. Assim, é necessário que haja um bom ambiente de aprendizagem de modo a potenciar o saber. Esta dissertação de mestrado propõe-se aferir o ensino da temática dos impostos diferidos nos últimos anos dos cursos relacionados com a contabilidade e fiscalidade de três Instituições portuguesas do ensino superior pertencentes à Associação de Politécnicos da Região Norte (APNOR): Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Na recolha de informação foi utilizado o método de investigação quantitativo, através da aplicação de inquéritos a estudantes das áreas da contabilidade, finanças e fiscalidade do ensino superior politécnico destas 3 Instituições. Os resultados obtidos revelam que grande parte dos inquiridos conhece mal o tema dos impostos diferidos e que têm consciência desse facto. A importância do tema é também subvalorizada pelos que serão os novos profissionais das áreas de contabilidade e/ou fiscalidade. A carga horária atribuída ao estudo dos impostos diferidos é claramente insuficiente. O tema dos impostos diferidos não motiva os inquiridos à realização de pesquisa adicional. No que concerne à avaliação da exposição dos docentes sobre o tema, esta foi considerada média. Os inquiridos com experiência profissional são os que têm maior conhecimento, existindo uma relação significativa entre o estabelecimento de ensino frequentado, o curso de contabilidade e o mestrado em contabilidade e finanças. No âmbito das conceções do ambiente de aprendizagem observadas, os resultados desta tese corroboram os de Teixeira (2013). Com base nas conclusões obtidas, fazem-se sugestões para a melhoria do ensino e aprendizagem de impostos diferidos.En el contexto actual de permanente cambio en que se requiere la utilización de principios contables similares para posibilitar una mejor evaluación de las empresas y la comparabilidad de la información financiera de éstas, se hace necesaria, cada vez más, la actualización rápida y continuada de los conocimientos y prácticas de educación. Si para la generalidad de las disciplinas de los cursos superiores esta es una cuestión fundamental, para la contabilidad y para la fiscalización esa necesidad de actualización se asume como imprescindible. Si nos centramos en la problemática específica de los Impuestos diferidos que intercepte estas dos disciplinas, los conocimientos y las competencias de los estudiantes y profesionales de esta area tendrán que ser aun mas sólidos y coherentes para enfrentar las divergencias de tratamiento cada vez más complejas. Entonces, el perfecto y actualizado entendimiento de las reglas establecidas por el contabilista es fundamental para la calidad de las prácticas contables. Por eso es esencial que los nuevos profesionales del area esten aptos para esta tarea y que la educación a nivel superior tenga en cuenta estas necessidades. Contabilidad educativa o educación contable es un área de la investigación de la contabilidad que relaciona las metodologías de enseñanza con la calidad del aprendizaje, promoviendo la mejora de los conocimientos y competencias de los alumnos. Así, es necesario que haya un buen ambiente de aprendizaje para potenciar el saber. Se propone la tesis de esta Maestrado para evaluar el tema de la educación de los impuestos diferidos en los últimos años de cursos relacionados con la contabilidad y tributación de los tres centros de educación superior portugueses pertenecientes a la Asociación de politécnicos en la Región Norte (APNOR): Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Cávado y de Ave (IPCA) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). En la recogida de información se utilizó el método de investigación cuantitativo, mediante la aplicación de encuestas a estudiantes de las áreas de contabilidad, finanzas y fiscalización de la Enseñanza Superior Politécnica de estas 3 Instituciones. Los resultados obtenidos revelan que gran parte de los entrevistados conocen mal el tema de los Impuestos diferidos y que son conscientes de ello. La importancia del tema es también infravalorada por los que serán los nuevos profesionales de las áreas de Contabilidad y / o Fiscalización. La carga horaria asignada al estudio de los impuestos diferidos es claramente insuficiente. El tema de los impuestos diferidos no motiva a los entrevistados a la realización de investigación adicional. En lo que concierne a la evaluación de la exposición de los docentes sobre el tema, ésta fue considerada media. Los entrevistado con experiencia profesional son los que tienen mayor conocimiento, existiendo una relación significativa entre el establecimiento de enseñanza frecuentado, el curso de contabilidad y el máster en contabilidad y finanzas. En el marco de las concepciones del ambiente de aprendizaje observadas, los resultados de esta tesis corroboran los de Teixeira (2013). Con base en las conclusiones obtenidas, se hacen sugerencias para la mejora de la enseñanza y aprendizaje de Impuestos diferidos. Palabras clave: Impuestos Diferidos; la contabilidad; impuestos; Educación en Contabilidad.In the current context of permanent change, which requires the use of similar accounting principles to enable a better evaluation of companies and the comparability of its financial information, it is increasingly necessary, the continuous updating of knowledge and teaching practices. If this is a central question for the generality of higher education subjects’ courses, this need for updating is essential for accounting and taxation. If we focus on the specific problem of Deferred Taxes, that intersects these two subjects, the knowledge and skills of the students and professionals in this field will have to be even stronger and more coherent in order to face the differences, which are becoming more complex. Therefore, the full and up-to-date understanding of the rules by the accountant is critical to the quality, of accounting practices. It is, therefore essential for the new professionals in the field to be able to perform this task, and that the higher education takes these needs into account. Accounting Education is a field of accounting research, which matches teaching methodologies with learning quality, enabling the improvement of students' knowledge and skills. Thus, there must be a good learning environment in order to enhance knowledge. This Master's dissertation has the purpose to assess the teaching of Deferred Taxes in the last years of courses related to accounting and taxation of three Portuguese Institutions of Higher Education belonging to the Association of Polytechnics of the North Region (APNOR): Polytechnic Institute of Bragança (IPB), the Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA) and the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (IPVC). A quantitative research method was used to collect information, through surveys applied to students in the accounting, finance and taxation fields of the Polytechnic Higher Education of these three Institutions. The results obtained reveal that most of the respondents lack knowledge on the issue of Deferred Taxes and are of this fact. The importance of the theme is also undervalued by those who will take position as the new professionals in the areas of Accounting and / or Taxation. Clearly the workload attributed to the study of deferred taxes is not enough. The theme of deferred taxes does not motivate respondents to conduct further research. Regarding the evaluation of teachers' exposition on the subject, this was considered average. Respondents with professional experience are the ones with the most knowledge, and there is a significant relationship among the school attendance, the degree in accounting and the master's degree in accounting and finance. Within the framework of the learning environment conceptions observed, the results of this thesis corroborate those of Teixeira (2013). Based on the conclusions obtained, suggestions are made for improving the teaching and learning of Deferred Taxes.2018-10-03T17:45:17Z2018-07-19T00:00:00Z2018-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2071TID:201978385porRocha, Sebastião do Nascimento Neves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:41Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:20.322987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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