Aprendizagem baseada na resolução de problemas por crianças com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/26183 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Aprendizagem baseada na resolução de problemas por crianças com paralisia cerebralAprendizagem, resolução de problemasParalisia cerebral, criançaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO trabalho que se apresenta centra-se no estudo de aplicação de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em (Resolução de) Problemas, junto de crianças com Paralisia Cerebral (n=9), no contexto das aulas de Expressão Plástica. Procurou verificar-se a eficácia desta metodologia para a observação do desempenho e das competências de aprendizagem, enquanto alternativa e complemento de avaliação daquelas crianças em particular, para além da sua caracterização a partir de provas estandardizadas. Concomitantemente, pretendeu testar-se o potencial de modificabilidade cognitiva da abordagem, tendo decorrido as observações ao longo de um ano lectivo, período durante o qual se procurou que o processo de participação no estudo fomentasse, simultaneamente, a organização do pensamento dos alunos. Em termos teóricos, e numa perspectiva de processamento de informação, foi o modelo de resolução de problemas de George Polya (1945/2003) que nos serviu de referencial para a análise cognitiva das tarefas propostas e das suas resoluções. Neste trabalho procurou, ainda, conceber-se através do método referido, uma estratégia de avaliação do desempenho dos alunos passível de ser utilizada pela professora. Para tal os instrumentos adaptados deram prova da sua aplicabilidade e de validade de construto, permitindo agilizar e facilitar a avaliação (psico)pedagógica, do ponto de vista qualitativo, ao serem capaz de traduzir as diferenças inter-individuais ao nível das capacidades de aprendizagem dos alunos, e intra-individuais na avaliação da progressão do desempenho dos alunos na execução de tarefas propostas ao longo das aulas. Verificou-se, ainda, que as crianças desenvolveram mecanismos de análise da tarefa, passando a fasear a execução nas etapas de resolução de forma mais proficiente e auto-regulada. Outro ganho consistiu na identificação do momento da aula dedicado à avaliação como algo inerente à dinâmica da aula e integrador de aprendizagens.The following work studies the application of the Cognitive- Apprentice-Based on Problem-Solution approach next to children with Mental Paralysis distress (n=9) regarding the Plastic Expression classes. It was observed the method’s efficiency on the children accomplishment of knowledge, while substitute and complement of valuation of each child in particular, besides its concretisation from standardized tasks. Our main goal was to test the cognitive changeable potential of the approach. The study took place during the school year, and we intended that the participation process on the study would, at the same time, stir up the intellect organization of the students. We used the George Polya’s problem-solution model (1945/2003) as a reference for the cognitive analyse of the proposed tasks and its resolutions. We also attempted to create an evaluation strategy for the students’ deed that could be used by the teacher. For that the adapted instruments were successfully applied, and, as a result, it facilitated the (psycho) pedagogic evaluation in a qualitative way – it was possible to interpret the inter-individual differences of the students knowledge capacity, and intra-individual at the progression evaluation of the children endeavour to execute the proposed tasks. We also verified that the children developed an analyse mechanism for the task, and started to perform its resolution in a more proficient and regulated manner. It was also important to identify the class moment dedicated to the evaluation as something inherent to the class’ dynamic and integrator of apprenticeship.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26183http://hdl.handle.net/10316/26183porPinto, Susana Marlene de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:36.239643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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