Contributos para um plano de conservação preventiva aplicada ao Edifício Principal de Reservas do Museu de Lisboa e intervenção por microaspiração em duas obras da Sala Gráficos 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Evanúcia Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/86623
Resumo: O estudo que se apresenta nesta dissertação divide-se em duas partes. Na primeira parte carateriza-se o principal Edifício de Reservas do Museu da Cidade de Lisboa, sua envolvente e acervo, tanto relativamente aos materiais constituintes como à sua distribuição espacial e, identificação dos principais agentes de deterioração que afetam cada sala e respectiva coleção. Para identificar e caraterizar, tanto na primeira e segunda parte, seguiram-se as linhas orientadoras propostas pelo Canadian Conservation Institute (CCI) com dez agentes de deterioração (Forças Físicas, Fogo, Água, Pragas, Ações criminosas, Contaminantes, Luz/UV, Temperatura, Humidade Relativa e danos por Dissociação), e pelo ICCROM, através do seu projeto Re-Org, aplicado e orientado à reestruturação de acervos em espaços de reservas, orientações que regem as boas práticas de conservação preventiva e gestão do património, seguidas por diversas instituições nacionais e estrangeiras. Estas metodologias permitiram sistematizar de forma clara as principais necessidades das coleções. Os dados levantados podem contribuir à criação de um plano de conservação preventiva a adotar o Edifício citado. A verificação dos agentes foi efetuada nas oito salas do Edifício, distribuídas pelos dois pisos: Mobiliário, Arquivo e Cerâmica, existentes no piso 0 e Têxteis 1, Têxteis 2, Pintura, Gráficos 1 – Bordalo Pinheiro e Gráficos 2, existentes no piso 1. A partir do sinistro verificado na estrutura da Sala Gráficos 2, decidiu-se utilizar duas obras de valor histórico, para desenvolver um método prático que não exigisse mais do que o Museu não dispunha. Destarte, na segunda parte deste estudo efetuou-se breve diagnóstico e intervenção de conservação e restauro de dois documentos gráficos: planta da Frontaria do Chafariz das Portas de Santa Catarina e planta e alçado para uma Fonte Monumental erigida a D. João V – Projeto para a estátua equestre, ambas desenhadas por Carlos Mardel (1696-1763), pertencentes ao acervo do Museu da Cidade de Lisboa. A principal patologia destas obras é a biodegradação por colónias de fungos, problema desencadeado por molhagem acidental das obras no seguimento de uma infiltração. A metodologia adotada, a limpeza por microaspiração, seguida de estabilização dos suportes, em detrimento de possivel eclosão dos esporos que permaneceram no suporte das peças, teve o fito à devolução parcial da leitura estética e preservação das obras históricas.
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